TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Por:   •  4/3/2021  •  Seminário  •  1.372 Palavras (6 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

                                               Fatec Tatuí-Tecnologia da Tecnologia

                   FUNDAMENTOS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

               

                               Software, Hardware e Peopleware

Grupo

Ana Laura Camboin

Gabriéla Soares Frudeli

Gabrielly de Paula Almeida

Mayara Rodrigues de Moraes

Prof° José Maria Novaes dos Santos

Tatuí

1°Semestre/2020

Software

INTRODUÇÃO

           Software é as atividades lógicas de uma máquina cuja função é instruir o hardware. Nele, acontece um processamento de dados que executa uma tarefa específica que foi programado na sua função. Ou seja, toda a parte interna da máquina. Há vários tipos de softwares:

TIPOS DE SOFTWARE:

          Software de sistema:  são programas que permitem a comunicação do usuário com a máquina, por exemplo podemos citar o Windows, que é um software pago; e o Linux, que é um software livre.

            Software Básico: é o que precisa para o bom funcioanamento do computador, o essencial dele. Exemplos: sistema operacional, linguagens de programação, compiladores, etc.

            Sistema Operacional: é ele quem cria a comunicação entre usuário e máquina, sem ele não há como as inforrmações serem transmitidas para cada recurso do computador, que são os software’s e hardware’s.O sistema é como um administrador. Exemplos: Linux, Windows, Unix, etc.

            Software Aplicativos: forão criadas para tarefas específicas que o usuário necessitar, que normalmente já vem embutidas no computador/smartphone. Muito usado por empresas no controle de cada departamento. Exemplos: bloco de notas e Pacote Office.

            Software Utilitários: é o adicional que o sistema operacional  oferece buscando uma melhor experiência do proprietário com a máquina. No caso, o usuário pode escolher se quer ou não possuir. Exemplo: antivírus.

            Softaware de programação: programas utilizados para a linguagem de codificação que criam outrros programas. Exemplos: Java, PHP, Pascal, C+, C++, entre outras.

            Software de jogos: Utilizados para o entretenimento do usuário.

Hardware

Hardware é todo componente físico, interno ou externo do seu computador ou celular, que determina do que um dispositivo é capaz e como você pode usá-lo,porém dependa de um software para funcionar (e vice-versa), o hardware é um elemento a parte e igualmente importante.Na imformática os processadores são conhecidos como hardware,eles utilizam um sistema binário para processar as informações.

O sistema Binário é um sistema onde toda a informação é convertida em códigos com os números zero e um.

O hardware é, por exemplo, teclado, mouse, monitor, pendrive, celular, placa de vídeo, placa mãe, impressora e entre outros.

Podemos classificar hardware em duas parte como externos e internos:

Hardware Interno: São considerados aqueles que não estão visíveis e que integra a parte interior do computador ou de seu dispositivo, nele apresenta componentes como placa de vídeo, cabos internos, memória RAM, memória ROM, HD, drives, placa mãe, processadores e etc. Esses componentes são encontrados na maioria dos dispositivos como tablets, celulares e principalmente computadores.

Hardware Externo seria o contrário do interno,os consideráveis visíveis e acessados diretamente do usuário,entando como por exemplo o monitor,mouse,teclado,a tela do celular, impressora, webcan, projetor, alto falantes, pendrives, gabinete do computador e entre outros.

Foto representando hardware internos e externos:        

[pic 2]

Imagem1: representação do Hardware.

Vamos então especificar alguns elementos:

Processador:

O microprocessadores- por sua vez chamados de processadores ou CPU(unidade central de processamento)- são circuitos integrados passíveis de ser programados para executar uma tarefa predefinida,basicamente manipulando e processando dados.O papel do processador é apenas um:pegar dados,processar esses dados conforme programação prévia e desenvolver o resultado.Para que um processador execute algo precisa de uma sequência de instuções que seria os softwares.O processador é formado por um conjunto de pinos(contatos) que servem para serem conectados para cada tipo de placa-mãe,temos então dois fabricantes mais conhecidos,o da Intel e o AMD.

Gabinete(sistema central):

É chamado de CPU e responsável por armazenar disco rígido,entradas para impressora,entradas de USB,caixas de som,drive para CD/DVD,e entre outras,sendo então o sistema central do computador,ele armazena também a fonte de alimentação que tem como objetivo alimentar os componentes do computador.O gabinete pode ser de forma Desktop(fica na horizontal) e Torre(posição vertical,que pode ser Mini TowerMid Tower ou Full Tower).

Memórias: 

 A memória RAM é volátil e rápida para acesso pelo processador,ela armazena os dados do programa acessado pelo computador,tendo como capacidade de armazenamento que varia entre 256Mb (megabytes) a 1Gb (gigabytes). A memoria RAM é dividia em tática (caras,rápidas e armazena pouco espaço com cerca de  1048 kilobytes (1 megabyte) e a dinâmica (são mais lentas se comparadas as estáticas,um preço mais acessível,armazena uma grande quantidade levando em cerca de  4 megabytes a 32 megabytes)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (326.1 Kb)   docx (211.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com