TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RE: Unidade I - Tecnologia Da Informação E Comunicação: Fundamento

Trabalho Universitário: RE: Unidade I - Tecnologia Da Informação E Comunicação: Fundamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  364 Palavras (2 Páginas)  •  486 Visualizações

Página 1 de 2

A hierarquia das necessidades de Abraham Maslow, provavelmente recebeu mais atenção dos administradores do que qualquer outra teoria da motivação. Já que classifica as necessidades humanas de modo logico e conveniente, com implicações importantes para os administradores.

Maslow descreveu dois tipos de necessidades de estima, o desejo de realização e competência e o desejo de status e conhecimento. Em termos organizacionais, as pessoas querem ser boas em seus trabalhos, também querem sentir que estão realizando algo importante quando fazem esse trabalho como administradores podendo atender os dois tipos de necessidade de estima proporcionam do trabalho que desafiem e envolvendo os subordinados no estabelecimento de objetivos e nas decisões.

A teoria de Maslow é conhecida como uma das mais importantes teorias de motivação. Para ele, as necessidades dos seres humanos obedecem a uma hierarquia, ou seja, uma escala de valores a serem transpostos.

Isto significa que no momento em que o individuo realiza uma necessidade, surge outra em seu lugar, exigindo sempre que as pessoas busquem meios para satisfazê-las. Poucas ou nenhumas pessoas procurariam reconhecimento pessoal e status se suas necessidades básicas estiverem insatisfeitas.

As necessidades de auto realização são as mais elevadas, de cada pessoa realizar o seu próprio potencial e de auto desenvolver-se continuamente.

Embora a teoria de Maslow represente uma melhoria em face das anteriores teorias da personalidade e da motivação, ela tem seus detratores. A principal delas é possível uma pessoa estar auto realizada, não conseguir, contudo uma total satisfação de suas necessidades fisiológicas, como também há indivíduos que estão realizados mas que sentem que ainda falta algo ou alguma coisa. O que não quer dizer que ele não passou por todas as etapas ou mesmo passou, só que a personalidade, a motivação e o meio social de cada um influenciam na auto realização que quando não é conseguida gera a frustração.

Os fatores motivacionais descritos por Abraham Maslow, em sua teoria das necessidades, são percebidos da mesma forma quando se analisa pessoas no ambiente de trabalho com diferentes níveis de escolaridade.

Conclui-se ,que há uma correlação entre o nível educacional e a percepção quanto os fatores motivacionais no ambiente de trabalho.

Referencias:

www.cotemar.com.br\biblioteca\administração

Maslow,A.Introdução á psicologia do ser.Rio de Janeiro:Eldorado.1962

SAMPAIO,J.R.A gestão das pessoas e a motivação: O Maslow desconhecido,HSM

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com