TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fonte - Alimentação de energia para computadores

Por:   •  21/5/2018  •  Relatório de pesquisa  •  636 Palavras (3 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 3

1. METODOLOGIA

Para o desenvolvimento deste relatório, usamos uma fonte de alimentação de computadores da marca Blue Case modelo MPV-230 ATX; uma bateria alcalina Duracell de 9V; um multímetro digital da marca Hikari modelo HM-2080; e uma tomada elétrica de 127V. Medimos as tensões de cada cor dos fios da fonte de alimentação, a tensão da bateria Duracell e da tomada elétrica, comparando seus valores com o valor teórico e calculando suas margens de erro a partir da fórmula “E% = ((Valor Teórico - Valor Experimental)/Valor Teórico) * 100”.

2. RESUMO

Este trabalho tem como objetivo analisar uma fonte de alimentação de computadores, uma bateria e uma tomada e verificar a diferença entre o valor teórico e o valor experimental das tensões de cada um dos itens. Os itens descritos anteriormente, possuem o valor de suas tensões nas especificações do produto, porém, quando medidas na prática, as tensões tendem a serem maiores ou menores do que os valores apresentados nas especificações, o que pode eventualmente danificar eletrônicos e periféricos. A fim de evitar problemas, medimos e calculamos as taxas de tensões. Chegamos à conclusão de que a maioria das tensões possui uma margem de erro aceitável, porém, a bateria medida teve uma margem de erro extremamente alta em relação ao que esta especificada pelo seu fabricante.

Palavras-chaves: “Tensão das fontes de alimentação”, “Margem de erro”, “Tensão teórica”, “Tensão experimental”.

3. RESULTADOS E DISCUSSÕES

3.1. MEDIÇÃO DA FONTE

Ao realizarmos à experiência com uma fonte da marca Blue Case, modelo MPV-230 ATX, obtivemos os seguintes resultados:

Cor do Fio Voltagem EXP Voltagem TEO E%

Amarelo 12,27 12 2,3%

Laranja 3,4 3,3 3,0%

Vermelho 5,35 5 7,0%

Cinza 5,35 5 7,0%

Branco -4,9 -5 2,0%

Azul -11,51 -12 4,1%

Roxo 5,19 5 3,8%

Os valores de voltagem teórica são os especificados no etiqueta informativa da fonte, já os valores experimentais são os obtidos na medição do voltímetro no dia do experimento.

Vale ressaltar que tivemos dificuldade em relacionar os valores presentes na etiqueta com seus respectivos fios coloridos. Isso aconteceu porque haviam mais fios de cores diferentes do que valores teóricos estipulados. Por aproximação, buscamos determinar qual voltagem indicada seria a mais adequada para cada fio.

Com base nesses 2 dados, calculamos o E% (margem de erro) que determina em porcentagem o quanto há de variação entre a quantidade de volts que deveria passar pelo fio (teórico) e quantos volts estão de fato passando por ele (experimental).

Em nenhuma medição o valor do E% chegou a passar de 10%, o que indica que todos os fios

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (125.9 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com