TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Sistemas de Informação

Por:   •  29/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.213 Palavras (5 Páginas)  •  425 Visualizações

Página 1 de 5

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

Atividade de Avaliação a Distância

Disciplina/Unidade de Aprendizagem: Fundamentos de Sistemas de Informação

Curso: Gestão de TI

Professor: Nilce Miranda Ayres

Nome do aluno: Marcos Germano Klug

Data: 08/08/2018

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Questão 1:

Vimos em nosso livro didático que os sistemas de informação podem ser avaliados por indicadores de sucesso, que revelam o grau de aproveitamento e satisfação que um sistema de informação proporciona a seus usuários e organizações.  

Dentre as atividades que constam no tópico 1 de nossa UA no EVA temos a seguinte questão proposta para discussão: “Será que existem sistemas de informação nas organizações que não apresentam bons resultados? Você conhece algum caso de sistema mal sucedido? ”.

Assim, utilizando casos de sistemas de informação que não apresentaram bons resultados, conhecidos por você ou pesquisados na Internet, analise as falhas ocorridas nestes sistemas de informação frente aos indicadores apontados em nosso livro didático e outras fontes pesquisadas, e desenvolva as seguintes atividades:

  1. Participe do Fórum “Sistemas de informação mal sucedidos”, em nossa sala no EVA, observando as seguintes orientações (2,5 pontos):
  • Inserir no mínimo 1 comentário compartilhando sua experiência ou caso pesquisado, e sua análise sobre os aspectos que você considera que promoveram o insucesso do Sistema de Informação. R: Comentado no Fórum
  • Inserir no mínimo 1 comentário em continuidade de algum comentário já existente, feito por um colega da turma, utilizando a sua capacidade de argumentação e contra argumentação (digitar o comentário na caixa de texto que aparece abaixo do comentário já existente) R: Comentado no Fórum
  • Os comentários devem ter clareza, objetividade, coerência e coesão textual.
  • Não é necessário “copiar e colar” aqui suas postagens feitas no fórum como resposta a esta parte da questão (as postagens no Fórum são suficientes para avaliação desta parte da questão).

b)        Após sua participação no Fórum, produza um texto dissertativo, em no máximo 15 linhas (fonte Times New Romam 12), abordando os seguintes aspectos (2,5 pontos):

  • As principais falhas em Sistemas de informação e suas causas, observadas a partir do debate no fórum.

Uma análise e conclusão sobre os desafios para alcançar sucesso na implementação de sistemas de informação

  • O texto deve ter clareza, objetividade, coerência e coesão textual.
  • Envie este texto como resposta a esta parte da questão.

Nas empresas em que trabalhei, já identifiquei inúmeras falhas, muitas causadas por alterações mal planejadas dos desenvolvedores. As principais que pude notar, mencionadas no fórum, são as de falhas no planejamento do projeto, de implantação, de testes, de treinamento pelos envolvidos. Fatalmente muitas empresas costumam fazer mudanças no seu sistema depois de estar pronto, o que causa inúmeros transtornos e prejuízos aos seus clientes.

O sistema não consegue funcionar adequadamente, apresenta erros e dificulta o trabalho de todos. A empresa vive em contato com a fornecedora do serviço de sistema e tem situações que nem a própria empresa consegue resolver o erro deixando várias falhas no estoque e na produção. Todos esses erros geram um atraso na produção e uma desorganização no estoque da empresa, dificultando a entrega de pedidos e a demanda da produção.

Outro caso que observei é quando uma empresa deixa de faturar mais por querer economizar demais. Trata-se de um micro empresa que aderiu um SI muito simples, imagino que pelo preço de aquisição do mesmo.

O SI  se limitava apenas à cadastro dos itens e registro de venda. Resultando futuramente na reformulação de todo o sistema, fico pensando em como essa pequena empresa deixou de faturar mais, por não ter investido em um sistema mais completo, que por exemplo, sugerisse a compra dos produtos mais vendidos, que geram maior margem, que armazenasse históricos de compras mostrando os fornecedores com melhores preços, qualidade, e com melhor prazo de entrega.

Acaba ficando evidente que o usuário deixou de ter oportunidades para o seu negócio por uma economia negligente. Pois se preocupou somente em adquirir um SI barato, sem antes levantar quais seriam as necessidades do seu negócio.

Questão 2:

TEXTO 1

A informação está́ em todos os lugares. A maioria das organizações a avalia como um ativo estratégico. Veja a Apple e seu iPod, acessórios do iPod e o iTunes Music Store. O sucesso da Apple depende muito da informação sobre seus clientes, fornecedores, mercados e operações de cada linha desses produtos. Por exemplo, a Apple deve ser capaz de prever o número de pessoas que irá comprar um iPod para ajudar a estimar a venda dos acessórios dele e do iTunes no ano seguinte. Fazer uma estimativa de muitos clientes levará a Apple a produzir um excesso de estoque; estimar poucos significará potencialmente uma perda de vendas devida à falta do produto (resultando em mais perda de receita dos downloads no iTunes). Compreender o impacto direto que a informação tem sobre o resultado final de uma organização é fundamental para gerir um negócio bem-sucedido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (252.2 Kb)   docx (31.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com