TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fundamentos Sistemas

Por:   •  2/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.887 Palavras (8 Páginas)  •  103 Visualizações

Página 1 de 8
  1. Inibidor FerroGard-903 Plus

O FerroGard-903 Plus é um inibidor de corrosão misto por impregnação para proteção das armaduras em estruturas de concreto armado.

De acordo com (BOLINA, 2008) por se tratar de um inibidor misto, ele suprime ambas as reações anódica e catódica (ex.: amino álcool), sendo constituído por compostos orgânicos, funciona como película protetora, podendo ser adsorvido tanto na superfície do metal quanto na película passiva, formando assim uma camada protetora monomolecular contínua na superfície do aço (conforme abaixo Figura 7).

[pic 1]

Figura 1 - Demonstração de Camada Passiva - palenox.com

 A característica do inibidor esta no seu efeito que é superior a soma dos seus efeitos individuais, comparados com o individualismo das substâncias anódicas e catódicas (BATIS; PANTAZOPOULOU, 2000; CARDOSO et al., 2005; DOUCHE-PORTANGUEN, 2005; FREIRE, 2005; GENTIL,1996).

O FerroGard-903 Plus age com duplo efeito, reduz a velocidade com que o aço deteriora e atrasa o início da corrosão. Pode ser aplicado para proteção e tratamento de estruturas de concreto armado expostas ou enterradas, quando o aço sofre corrosão ou corre o risco de corrosão devido ao efeito da carbonatação ou ao ataque de cloretos, desde que o concreto não esteja danificado.

A taxa de penetração do Ferrogard-903 Plus pode variar de acordo com a porosidade do concreto no qual foi aplicado. A taxa de penetração no concreto é de alguns milímetros por dia e chegando a uma profundidade aproximada de 25 a 40 mm em 1 mês, porém para chegar nesta taxa dependerá da porosidade do concreto.

Vale ressaltar que, o inibidor FerroGard-903 - Plus penetra através de mecanismos de difusão no estado líquido e estado gasoso. (SIKA, 2018).

Sua taxa de penetração será reduzida, porém não interrompida, caso seja recoberto por um revestimento de proteção, o que evitará possíveis erros de penetração do produto é necessário que seja realizado teste preliminares de profundidade de penetração do produto, assim determinará a taxa especifica de penetração do produto. (SIKA, 2018).

  1. Composição e Características

A base química do FerroGard 903 Plus  é uma solução aquosa de amino alcoóis e sais de amino alcoóis, com aspecto transparente incolor, levemente amarelado, com densidade ~1.05 kg/I (a +20 °C), com pH no valor de ~10, viscosidade ~20  mPa·s (Brookfield RVT, spindle 2, 100 rpm, 23 °C). (SIKA, 2017)

A composição do FerroGard 903-Plus é caracterizado pela mistura de duas substâncias sendo elas 2-aminoetanol x 2,2'-iminodietanol, conforme tabela 1.

Nome Químico

N° CAS

Concentração (%)

2- aminoetanol

141-43-5

>=3 -<5

2,2'-iminodietanol

111-42-2

>=2.5 -<3

Tabela 1 - Composição FerroGard 903-Plus -  (SIKA, 2017)

  • Composto orgânico 2-aminoetanol - O composto químico Etanolamina que é chamada de 2-aminoetanol ou é um composto orgânico de fórmula CH₂CH₂OH, ou seja, é ao mesmo tempo um álcool primário e uma amina primária, desta forma é possível combinar as propriedades de aminas e álcoois, apresentando uma capacidade única de sofrer reações comuns a ambos os grupos. Classificação: Composto orgânico volátil, Amino alcohol. (CHEMICALS, 2020).
  • O composto orgânico Dietanolamina conhecido como 2,2'-iminodiethanol é um composto químico orgânico o qual é tanto uma amina secundária quanto um diálcool. Um diálcool tem dois grupos funcionais hidroxila em sua molécula.
  • Como outras aminas, dietanolamina atua como uma base fraca. A dietanolamina é usada como agente tensoativo em fluidos e óleos de corte de metal, como inibidor de corrosão. Classificação: Composto orgânico. (BOOK, 2017).

  1. Aplicação do FerroGard 903 - Plus

O FerroGard 903-Plus deve ser aplicado até à saturação por pincel, rolo ou com pistola de baixa pressão.

[pic 2]

Figura 2 - Formas de Aplicação do FerroGard 903 Plus - usa.sika.com

O FerroGard 903 Plus atinge a superfície do aço através de diferentes mecanismos de transporte:

  • Durante a aplicação do FerroGard 903 Plus, o transporte é feito principalmente por capilaridade tal como a água
  • O FerroGard 903 Plus é posteriormente transportado em solução pela penetração de água de forma semelhante ao cloreto
  • O FerroGard 903 Plus também é transportado por difusão de gás de forma semelhante ao dióxido de carbono. (SIKA, 2020).

A aplicação se valorizará com as demãos, porém a quantidade de demãos dependerá da porosidade e umidade no substrato e das condições climáticas no tempo real da aplicação, o tempo entre cada demão será analisado pela porosidade do concreto e a condição climática, porém é possível que dentre 1 hora á 6 horas a secagem da superfície esteja com aparência fosca, então poderá ser repetido o processo. É contra indicado a aplicação sobre luz do sol direta. (SIKA, 2018).

A recomendação para a aplicação das demãos do FerroGard 903-Plus é de acordo com a posição da superfície:

  • Superfícies Verticais: Necessário 2 a 3 demãos são necessárias para atingir o consumo certo. No caso de concreto muito denso, demãos adicionais podem ser requeridas.
  • Superfícies Horizontais: Impregnar a superfície com 1 a 2 demãos, tendo cuidado para evitar empoçamentos.
  • Revestimentos: Para a aplicação do FerroGard 903 Plus em superfícies de revestimentos é necessário a confirmação da compatibilidade com o inibidor FerroGard 903 Plus ou até mesmo a realização de testes de aderência no campo para verificação de compatibilidade, além de verificar o nivelamento/preenchimento de poros da superfície, vale lembrar que as argamassas cimentícias de nivelamento deverá ser utilizadas sobre superfícies com rugosidade aberta, limpas e livres de resíduos para maior aderência. (SIKA, 2018).
  • Consumo na Aplicação: Para a aplicação o consumo geralmente é de ~0,500 kg/m² (~480 ml/m²), porém em concretos mais densos e com baixa permeabilidade, a taxa de FerroGard 309 Plus poderá ser reduzida não ultrapassando o valor mínimo de 0,300 kg/m² (290 ml/m²), para obter a certeza da quantidade a ser utilizada evitando desperdício é necessário teste prévios na obra com métodos de análise qualitativa, sempre acompanhando a temperatura ambiente e temperatura substrato +5 °C min./+40 °C max. (SIKA, 2017).Com o termino da ultima demão de aplicação e com a superfície liberada, deverá molhar o substrato com jatos de baixa pressão, e no dia posterior a aplicação, as superfícies que foram tratadas será devidamente lavadas com jato de água sob pressão (~10 MPa - 100bar) devido a possibilidade de vestígios de sais solúveis que podem estar depositados na superfície. (SIKA, 2017).

  1. Demonstrativo do Desempenho do FerroGard 903 - Plus

FerroGard 309 - Plus após aplicado forma uma película protetora adsorvida na armadura. O processo de formação dessa película protetora ocorre mesmo em betão carbonatado e com a presença de cloretos no betão.

  1. Retardamento do processo de corrosão

• A decomposição do aço que esta em contato com  a água será reduzida com auxilio da pelicula protetora passiva.

• Esta pelicula protetora serve de barreira para o que será impedido de deteriorar o aço. (SIKA, 2020).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (1.6 Mb)   docx (1.5 Mb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com