TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos de Arquitetura de Computadores

Por:   •  11/4/2017  •  Resenha  •  775 Palavras (4 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 4

Pesquisa Processadores

Disciplina: Fundamentos de Arquitetura de Computadores

Professor: Rômulo Silva

Alunos: Fabricio Martins / Gerlin Viana / Henrique Alves

Os processadores (ou CPU, Central Processing Unit – Unidade Central de Processamento) são um hardware do tipo “chip” constituído por milhares ou milhões de transistores, divididos em várias grupos de componentes, entre eles, as unidades de execução e os caches. Os CPU são capazes de executar cálculos, tomar decisões lógicas e outras instruções que resultam em todas as tarefas que um computador pode fazer. Geralmente eles são feitos de silício. Podemos definir o processador em outras palavras, como o “cérebro” do micro, pois ele é o encarregado de processar a maior parte das informações. Também é o componente mais complexo, porém, ele não faz nada sozinho. Assim como um cérebro precisa do corpo, a mesma regra se aplica ao processador, que precisa de outras partes fundamentais para o funcionamento de um micro.

O pioneiro foi o denominado Intel 4004, lançado pela Intel em 1971. Foi desenvolvido para uso exclusivo em calculadoras.
Basicamente, um processador se resume em: ULA (Unidade Lógica Aritmética), Registradores, Unidade de Controle (UC) e Relógio.

  • ULA: É um circuito digital que executa operações lógicas e aritméticas. É considerada uma peça fundamental da CPU.
  • Registradores: É o local onde os dados ficam armazenados temporariamente. Através deles, a ULA, extraí as instruções de certa operação a ser realizada e sobre o segmento da memória RAM, onde descarrega os resultados após executar todas as instruções. Estão no topo da hierarquia da memória, pois permitem acessos muito rápido a dados e também aumentam a velocidade de execução de programas.
  • Unidade de Controle: É a unidade que controla o fluxo de informações e a ordem de execução de determinado programa. Ela informa à ULA qual operação deve-se executar, buscando da memória a informação que a ULA precisa para executá-la.
  • Interconexões: É o canal onde se realiza a comunicação entre as unidades da CPU.

Tipos de Processadores:

Processadores single core:  São mais antigos e comuns, com apenas um núcleo, capaz de processar apenas uma única instrução por vez.

Processadores multi core:  São de modelos atuais, formados por dois ou mais núcleos independentes capacitados para processar informações diferentes ao mesmo tempo.

Exemplos:
O processador Intel Celeron 430 é um exemplo de processador que possui apenas um núcleo entretanto, ele é single core.
Os processadores i3, i5 e i7 são processadores que possuem dois ou mais núcleos, entretanto, são multi core.

Relatório descritivo:

Celeron 430 – O processador Celeron 430 dá Intel possui apenas um núcleo de processamento, 105 milhões de transistores em seu núcleo de processamento, e possui algumas tecnologias que são, monitoramento térmico e Intel® 64  .

PROCESSADOR

CLOCK

CACHE

CONSUMO

MEMORIA

CONJUNTO DE INSTRUÇÕES

LITOGRAFIA
OU

MINIATURIZAÇÃO

Celeron® Processor 420

1.60 GHz

512 KB L2

35 W

N/A

64-bit


65 nm

Core i3 - O Core i3 possui dois núcleos de processamento, muitas tecnologias avançadas, memória cache de 4 MB, suporte para memória RAM DDR4-2133/2400 MHz, DDR3L-1333/1600 MHz. Também vem equipado com um controlador de memória DDR interno, um controlador de vídeo integrado – Intel HD Graphics 630 que opera na frequência de 350 MHz – e o suporte para utilização de duplo canal para memória RAM.

Abaixo temos todas as tecnologias que estão inseridas no processador Intel Core i3.

[pic 1][pic 2]http://ark.intel.com/pt-br/products/97458/Intel-Core-i3-7300-Processor-4M-Cache-4_00-GHz

Intel Core i3 x Intel Celeron 430.

PROCESSADOR

CLOCK

CACHE

CONSUMO

TECNOLOGIAS

CONJUNTO DE INSTRUÇÕES

LITOGRAFIA
OU

MINIATURIZAÇÃO

Core i3

4 GHz

4 MB

51 W

SIM

64-bit

14 nm

Celeron® Processor 430

1.80 GHz

512 KB L2

35 W

SIM

64-bit


65 nm

Há grandes diferenças entre os dois processadores, onde o Core i3 que é de uma geração mais atual, leva grandes vantagens sobre o custo/benefício, tecnologias e desempenho.
Nota-se que a fabricante usou da tecnologia para quebrar as limitações dos processadores antigos e logo, possibilitar aos clientes um vasto campo de melhorias.
Lembrando que ambos os processadores possuem uma distinção de épocas. Sendo que o Celeron 430 foi lançado em 2000, já o Core i3 foi produzido a partir de 2009 e está sofrendo constantes modificações até o presente momento, sendo produzida a 8ª Geração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (157.7 Kb)   docx (797.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com