TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos de Tecnologia da Informação

Por:   •  3/11/2018  •  Resenha  •  1.515 Palavras (7 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 7

Aula 1: Fundamentos de tecnologia da informação

A elaboração de um projeto de infraestrutura de TI deve ter a preocupação com os seus componentes (hardware, software, pessoas etc.), com os serviços e sistemas de informação que serão disponibilizados aos seus clientes e funcionários, além de aspectos relacionados à operação, manutenção e evolução de todos estes componentes.

O TI fornece informaçoes para o sucesso da empresa, mas antes deve ser montada uma infraestrutra de todos os componentes que se encaixam nos objetivos da empresa. A implantação dessa infra, deve considerar:

  • Capacidade inicial de processamento, armazenamento, número de usuários etc. da empresa.

  • Perspectiva de crescimento da empresa em um determinado período de tempo.

Infraestrutura de TI é um investimento que deve ser feito para apoiar a empresa na gestão do seu negócio. Ela não deve ser considerada como um custo, pois, sem ela, a empresa pode simplesmente não existir.

A politica de segurança (antivirus) deve ser feita através de diferentes ações, tais como restrição de acesso, atualização de antivírus etc. 

__________________________________________________________________________

Aula 2: A tecnologia da informação no ambiente empresarial

                Os sistemas de informações possuem a capacidade de coletar e processar dados para gerar informação. Para tanto, cabe ao gestor definir as informações necessárias com qualidade e alto poder estratégico. Por exemplo: em uma loja, atraves do codigo de barras, é possivel quanto de um produto é vendido. A partir desse dado, é possivel analisa-lo, ver onde o produto é mais vendido, e buscar adequar a logistica do mesmo, onde tal produto é mais pro

        O TI não “funciona” sozinho, sendo necessária a ação do gestor no processo de avaliação constante dos resultados apresentados. A partir dessas avaliações, propostas de melhorias devem surgir e, após análise, ser implantadas, permitindo desta forma a evolução da empresa.

[pic 1]

Aula 3: Introdução aos sistemas integrados de gestão

As empresas possuem diferentes sistemas de informação que trabalham com objetivos específicos, voltados para uma determinada área, chamados de sistemas especialistas ou sistemas de processamento transacional, ou utilizam sistemas que integram diferentes áreas, internas ou externas. Por exemplo, temos os Sistemas de Informações Gerenciais, os Sistemas de Apoio à Decisão, os Sistemas de Apoio ao Executivo e os Sistemas Integrados que interligam as diversas áreas da empresa gerando informações gerenciais voltadas para ações externas (clientes, fornecedores etc.).

[pic 2]

[pic 3]

Você deve ter observado, ao ler esse artigo, que os Sistemas de Informação do tipo Transacional (com características operacionais), tais como Sistemas de Recursos Humanos, Financeiros etc., foram especificados. Entretanto, outros tipos de sistemas de informação foram apenas apresentados, como os Gerenciais, Apoio à Decisão ou Apoio Executivo. Estes sistemas, utilizados pelos diferentes níveis gerenciais da empresa, possuem a capacidade de gerar informações com foco no nível gerencial específico, sem que haja necessidade dos Aplicativos Integrados, ou seja, é importante para a empresa que as informações sejam confiáveis e otimizadas, independentemente do fato de ela utilizar, ou não, os Aplicativos Integrados. Mas, com eles, tudo fica mais fácil.

UNIDADE 2: SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO EMPRESARIAL

Aula 1: Benefícios do uso do SIG/ERP

Uma empresa que não utiliza um ERP funciona mais ou menos desta forma. As informações que necessitam ser integradas estão espalhadas pelos diversos sistemas transacionais disponíveis e, sempre que exista a necessidade de integrá-los, deve ser feito um procedimento de transferência dos dados mais ou menos semelhante ao descrito acima.

[pic 4]

Primeira situação, sem ERP. A segunda, com ERP

[pic 5]

Devem ser considerados os fatores para se instalar o ERP em uma empresa, como custos (o treinamento que deve ser dispensado aos trabalhadores, nas horas de consultoria que serão utilizadas para apoiar os funcionários e no tempo gasto na conversão dos dados e implantação do sistema), se todos os seus processos de negócios serão substituídos de uma única vez ou em etapas, ou se somente partes desses processos sofrerão alteração,

Link para estudo: https://www.cigam.com.br/erp-cigam

Aula 2: Processo de implantação (muitos vídeos para se assistir)

Quando você quer comprar um produto ou contratar um serviço, quais os critérios que você utiliza para escolher aquele que melhor atende as suas necessidades? Quais os fatores que podem influenciar a sua decisão? Como fazer esta escolha tornando-a um investimento e não um custo? Ou seja, como fazer com que a aquisição possa se tornar um caso de sucesso?

A escolha de um software deve ser feita atendendo a critérios que garantam o melhor benefício sem prejudicar as operações da empresa. A questão financeira é um exemplo de um item importante, uma vez que o investimento para adquirir estes produtos é relativamente alto.

Pontos avaliados para a escolha de um software em uma empresa:

  • A avaliação deve ser feita observando critérios previamente definidos como: tamanho, disponibilidade de investimento e ajustes que o software terá que sofrer para se adequar ao processo de negócio.
  • Também não podemos nos esquecer de que os fatores tecnológicos devem ser considerados, como a eventual necessidade de substituir os equipamentos (servidores ou estações de trabalho).

Na implantação do ERP nas empresas, deve ser observado também:

  • Empregado X empresa: uma vez que fatores culturais podem sofrer mudanças, sendo esta uma situação que muitas vezes provoca reações negativas por parte dos empregados.
  • Empresa X fornecedor: para que sejam contratados apenas os serviços que são realmente necessários.

Aula 3: Framework de e-business e e-commerce

Comércio eletrônico é basicamente compras e vendas de forma digital, utilizando majoritariamente a internet. O comércio eletrônico, que significa e-commerce em inglês, consiste na compra através dos meios eletrônicos.

[pic 6]

UNIDADE 3: PLNEJAMENTO ESTRATÉGICO E TI

Aula 1: estratégia empresarial e TI

Quais os investimentos que devem ser feitos na TI, hoje, para atender à demanda da empresa no próximo ano? E no ano seguinte? Quais os projetos que estão previstos para novos produtos ou serviços cuja utilização vai impactar, de alguma forma, a TI?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (345.6 Kb)   docx (200.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com