TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GERENCIAMENTO DE REDES UTILIZANDO SISTEMA DE CÓDIGO ABERTO ZABBIX

Por:   •  31/5/2017  •  Artigo  •  1.859 Palavras (8 Páginas)  •  468 Visualizações

Página 1 de 8

Rondonópolis

2017

LUIZHENRIQUE

GERENCIAMENTO DE REDES UTLIZANDO SISTEMA DE CODIGO ABERTO ZABBIX

Projeto apresentado ao Curso de Sistema de informação da Instituição UNIC.

Orientador: Luiz Henrique.

Rondonópolis

2017

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

1.1 O Problema 4

2 OBJETIVOS 5

2.1 Objetivo Geral ou Primário 5

2.2 Objetivos Específicos ou Secundários 6

3 JUSTIFICATIVA 6

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 7

5 METODOLOGIA 9

6 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO 11

REFERÊNCIAS 13

1 INTRODUÇÃO

Hoje ouvimos muito falar sobre segurança de redes em relação a vírus, hacker entre outros porem poucas empresas e pessoas sabe da importância de um maior controle de sua rede (LAN).

Muitas redes corporativas são heterogêneas, e contem vários equipamentos de Hardware e Software fabricados por diversas empresas, dificultando assim a administração destes dispositivos.

E é de suma importante ter um gerenciamento de sua rede, verificar se a rede está com um fluxo de trafego intenso causando assim um congestionamento, gargalo e também uma demora nas respostas as solicitações feitas pelos clientes. E usando uma ferramenta de monitoramento (ZABBIX) auxiliará os administradores da rede a distribuir melhor o fluxo de tráfego. E também, facilitará na identificação de ocorrências ou supostas falhas ocorridas na rede gerenciada.

Zabbix é um software open source e tem seu código fonte aberto para monitoração distribuída, capaz de monitorar disponibilidade e desempenho de servidores, ativos de rede e aplicações.

Com isto este trabalho será um estudo do sistema de Monitoramento ZABBIX, que é uma plataforma unificada de Monitoramento de redes, capaz de ajudar um administrador de rede a resolver grandes ocorrências, falhas e eventuais problemas ocorridos na rede, de uma forma mais eficiente e eficaz.

1.1 O Problema

Em uma estrutura de rede de determinadas empresas de pequeno, médio e grande porte, normalmente a indisponibilidade só é identificada quando a falha já ocorreu, chegando a alguns casos parar parcialmente ou por completo a estrutura de rede, pois quando as redes ainda eram somente projetos voltados à pesquisa, não se tinha uma estrutura organizada e toda interligada e não era considerado um serviço de muita importância como é hoje, e com isto não havia a necessidade de gerenciá-la ou monitorá-la.

Todavia os problemas eram fáceis de resolver com soluções ou testes simples e configurações básicas nos sistemas, pois não havia uma grande quantidade de dispositivos e usuários como atualmente.

Com o crescimento das redes e de sua funcionalidade e complexidade, cresceu também os problemas e então surgiu a necessidade de controlar, monitorar e coordenar os dispositivos de hardware e software. A administração da rede pode ser um grande desafio, pois as redes hoje são em grande parte heterogêneas e extensas com sítios remotos, dificultando assim a administração, detecção de falhas, problemas e erros tantos em redes remotas quanto nas redes locais. Cabe ao administrador por sua vez prevenir, corrigir e encontrar a origem destas falhas e problemas que podem ser tanto no hardware ou software fazendo a rede se torna ineficiente ou indisponível, com isto surge a necessidade da mesma ser monitorada.

Algumas empresas até se tem vontade de aplicar uma ferramenta de monitoramento em sua rede, mais o empresário fica barrado a questão de profissionais qualificados para a determinada demanda, com isto este projeto tem também como finalidade mostrar as ferramentas e exemplificar esta aplicação de uma forma fácil e simples para entendimento e discernimento.

2 OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral ou Primário

Entender as características da funcionalidade do software Zabbix, através da criação de um cenário que será:

Servidor de gerenciamento, ao qual será realizada a instalação da versão Server do software;

Um computador que será realizado a instalação da versão agente do software;

2.2 Objetivos Específicos ou Secundários

Pesquisar sobre Linux (Onde conterá o software de monitoramento Zabbix);

A Instalação do software de monitoramento Zabbix (Gerentes e Agentes);

As Configurações do software para monitoramento de serviços específicos de cada agente;

As configurações necessárias para que esta possa exibir os gráficos de monitoramento;

3 JUSTIFICATIVA

Trata-se de um projeto que usara o software de monitoramento Zabbix, pois hoje a tecnologia invadiu nossas casas e trabalhos, e é difícil imaginar uma pequena empresa ou ambiente hoje que não faça o uso de equipamentos tecnológicos, onde quase todo este tipo de tecnologia necessite de um servidor de banco de dados e um sistema de gestão de clientes e também dispositivos para conectar a seus funcionários tais como switches, roteadores, modens entre outros. Com isto estes equipamentos vêm sendo essenciais para a própria existência destas empresas.

E assim faz se necessário fazer a monitoração e gerenciamento destes equipamentos vitais para o bom andamento da organização, quem fara a administração da rede terá uma visão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (62.1 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com