TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO QUALIDADE DE SOFTWARE

Por:   •  24/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  728 Palavras (3 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE PAULISTA[pic 1]

CURSO SUPERIOR EM GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

 QUALIDADE DE SOFTWARE

[pic 2]

Macapá – AP

2015

G.T.I – A103

[pic 3]

QUALIDADE DE SOFTWARE

G.T.I – A103

Macapá – AP

2015

RESUMO

Existem muitas definições de qualidade de software propostas na literatura, sob diferentes pontos de vista. Qualidade, é um termo que pode ter inúmeras interpretações. Seu conceito é relativo, pois diversos aspectos são levados em conta. Por exemplo, no caso de um automóvel, fatores como segurança, conforto, desempenho, beleza e custo tem estreita relação com a qualidade. Assim como na prestação de serviços por determinadas empresas nos mais diversos ramos.

Sumário

INTRODUÇÃO        5

2. Desenvolvimento        6

2.1 Qualidade de Software.        6

2.2 Aspectos importantes das definições de qualidade        6

3. Conclusão        8

REFERÊNCIAS...................................................................................................................9

Introdução

      Este trabalho é de extrema importância no processo de aprendizagem, no sentido de possibilitar o aprimoramento de conhecimentos, devido à explanação e aprofundamento dos conceitos relacionados a Qualidade de Software.

      O objetivo deste trabalho é adquirir os conhecimentos necessários e entendimento sobre os conceitos de Qualidade de Software, afim de proporcionar o aprendizado necessário sobre o tem abordado.


2. Desenvolvimento[pic 4]

Dentre as várias definições, qualidade é a totalidade de características e critérios de um produto ou serviço que exercem suas habilidades para satisfazer às necessidades declaradas ou envolvidas. Um produto apresenta qualidade, dependendo do grau de satisfação das necessidades do clientes sob todos os aspectos do produto. Conforme a ISO9126 (1994), Qualidade é a totalidade de características e critérios de um produto ou serviço que exercem suas habilidades para satisfazer às necessidades declaradas ou envolvidas.

.

2.1 Qualidade de Software

Qualidade de software são um conjunto de características que devem ser alcançadas em um determinado grau para que o produto atenda às necessidades de seus usuários. (Ana R. C. Rocha – 2001).        

Segundo a definição de Peters (2002), Qualidade de Software é avaliada em termos de atributo de ato nível chamados fatores, que são medidos em relação a atributos de baixo nível chamados de critérios. Todavia, um produto de software apresenta qualidade dependendo do grau de satisfação dos clientes, principalmente quando ocorre o feedback em relação ao produto ou serviço. Dessa forma, quando existe a conformidade em relação aos requisitos funcionais estabelecidos pelo software, ficam explicitamente declarados os padrões de desenvolvimento, as características do desenvolvedor e a satisfação do cliente perante ao que foi desenvolvido.

2.2 Aspectos importantes das definições de qualidade

As definições de qualidade, enfatizam três aspectos importantes:

  1. Os requisitos de software, são a base a partir da qual a qualidade é medida. A falta de conformidade com os requisitos, significa falta de qualidade;
  2. Padrões especificados definem um conjunto de desenvolvimento que orientam a maneira segundo a qual o software passa pelo trabalho de engenharia. Se os critérios não forem seguidos, o resultado quase que seguramente, será a falta de qualidade;
  3. Existe um conjunto de requisitos implícitos, que frequentemente não são mencionados na especificação. Por exemplo, o desejo de uma boa integridade no acesso ao sistema.

[pic 5]

A ISO/IEC 9126, representa a atual padronização mundial para a qualidade de software e do produto. Baseada em três níveis: Características, Sub-características e Métricas. Cada característica é refinada em um conjunto de sub-características e cada sub-característica é avaliada por um conjunto de métricas.[pic 6]

As características são:

  • Funcionalidade - Satisfaz as necessidades?
  • Confiabilidade - É imune a falhas?
  • Usabilidade - É fácil de usar?
  • Eficiência - É rápido e “enxuto” ?
  • Manutenibilidade - É fácil de modificar?
  • Portabilidade - É fácil de usar em outro ambiente?

[pic 7]

3. CONCLUSÃO

      Este trabalho tem como finalidade mostrar de forma efetiva e pratica, que para um sistema ser caracterizado como de qualidade, é necessário que se envolva uma série de inspeções, revisões e testes usados ao longo do processo de desenvolvimento de um software, para garantir que cada produto de trabalho satisfaça os requisitos estabelecidos para ele.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (227.3 Kb)   docx (84.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com