TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GNU/LINUX - VERSÕES MAIS USADAS

Por:   •  18/10/2018  •  Artigo  •  1.974 Palavras (8 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 8

GNU/LINUX - VERSÕES MAIS USADAS

Rodrigo Dias Fagundes

Universidade da Região da Campanha

rodrigo.diasfagundes@hotmail.com

Resumo: Este trabalho apresenta algumas das distribuições Linux mais usadas e conhecidas, como o Linux Mint, Linux Ubuntu, Linux Debian e o Linux Fedora. O artigo mostra suas vantagens e desvantagens, além de um breve resumo de cada umas dessas distribuições.

Palavras-chave: Linux; Sistema; Programa; Distribuições; Vantagens; Desvantagens.

Abstract: This work presents some of the most widely used and well-known Linux distributions, such as Linux Mint, Linux Ubuntu, Linux Debian and Linux Fedora. The article shows its advantages and disadvantages, as well as a summary of all distributions.

Keywords: Open Source; Operating System; Advantages; Disadvantages; Distributions;

1 INTRODUÇÃO

Linus Torvalds é o pioneiro na criação do linux, certamente  não imaginava a importância que seu projeto teria para o mundo da computação e da tecnologia. Graças ao seu projeto, o linux se encontra presente em milhares de computadores, servidores e dispositivos móveis do mundo todo.

Muita gente vê o Linux apenas como um sistema operacional, e esta definição não está errada, mas está incompleta. Se trata da parte de um todo, é um núcleo de um sistema operacional (kernel) com seu código aberto para modificações, que é até hoje desenvolvido graças a colaboração de desenvolvedores voluntários do mundo todo.

O Linux possui várias distribuições, tendo as que se destacam mais e por isso são mais conhecidas. Uma distribuição nada mais é que o seu kernel com programas escolhido pelo seu desenvolvedor. Cada uma de suas versões tem suas particularidades, como sua interface gráfica, maneira de se instalar um programa, suporte ao hardware e usabilidade. Desta forma cabe ao usuário escolher a que melhor suprir suas necessidades.

2 VERSÕES MAIS USADAS

2.1 MINT

        O Linux Mint está entre as distribuições mais populares. Para quem está acostumado com sistema operacional Windows ou MacOS, é uma boa alternativa para quem está iniciando a usar o Linux. O Linux Mint tem como objetivo ser um sistema operacional moderno de fácil usabilidade, além fornecer uma experiência completa do Linux. O Mint tem como ambiente gráfico o Cinnamon, que oferece um área de trabalho limpa e estável.

        Tem como base o Linux Ubuntu, e é  classificado como uma das distribuições Linux mais fácil de usar. Atualmente está na versão Linux Mint 19 “Tara”, e pode ser adquirida de forma gratuita no seu próprio site (https://linuxmint.com).

2.1.1 Vantagens

        Uma das principais vantagens do Mint é ser de fácil usabilidade para usuários sem conhecimento avançado em Linux, além de ser rápido e seguro.

2.1.2 Desvantagens

        Dentre suas desvantagens está seu desempenho de disco um pouco reduzido e o disco virtual não ultrapassar 30GB.

2.2 DEBIAN

O Debian é conhecido como a distribuição Linux mais bem testada e livre de bugs da atualidade. Embora sirva como base de muitas das distribuições do Linux, é a versão indicada para usuários com mais experiência no Linux. Por ser um dos sistemas mais estáveis, ser gratuito e ter um grande suporte da comunidade, o Debian é muito utilizado em servidores, pequenas e grandes empresas, e administradores de sistemas que precisam de um sistema potente e com o mínimo de bugs possíveis.

O Linux Debian tem atualmente três versões com manutenção em atividade.

A versão instável (unstable), é a versão em que o desenvolvimento do Debian ocorre, normalmente é utilizada pelos desenvolvedores e por usuários que gostam de alterar o código fonte do sistema.

A versão de teste (testing), é a distribuição na qual contém pacotes que estão aguardando na fila para serem aceitos pela versão estável. Esta versão possui as mais recentes versões de software, o que torna uma grande vantagem utilizá-la.

A versão estável (stable), é a última versão oficialmente lançada do Debian, e é a recomendada pelos desenvolvedor para ser usada. Atualmente está na versão Linux Debian 9 “Stretch”, e pode ser adquirida de forma gratuita no site do desenvolvedor (https://www.debian.org/).

2.2.1 Vantagens

        A principal vantagem do Debian é ser uma distribuição Linux com seu código aberto, e por ser desenvolvido de forma comunitária contém um amplo suporte da comunidade.

2.2.2 Desvantagens

        A maior desvantagem do Debian é seu ciclo de atualizações bastante lento, lançando suas versões estáveis num período que varia de um a três anos.

2.3 UBUNTU 

Com sua base vinda do Debian, o Ubuntu é uma das distribuições do Linux mais populares da atualidade por ser um sistema operacional completo, além de ser uma das versões mais fáceis de serem usadas graças as várias ferramentas e interfaces gráficas para a realização das tarefas de configuração do sistema que deixam o Linux mais simples e amigável. Por conter programas essenciais, como aplicativos de e-mail, escritório, multimídia e navegadores já pré-instalados, o Ubuntu é a distribuição completa que o usuário comum necessita para sua empresa, casa ou escola.

Graças a sua aceitação e popularidade, o Ubuntu acrescentou tecnologias inovadoras, como o armazenamento na nuvem e sua compatibilidade com dispositivos móveis.

Atualmente está na versão Linux Ubuntu 18.04.1 LTS, e pode ser adquirida de forma gratuita no site do desenvolvedor (https://www.ubuntu.com).

2.3.1 Vantagens

        Dentre as vantagens do ubuntu, está a facilidade na instalação e na atualização, e por ter suporte para aparelhos portáteis, em que a tela possui uma baixa resolução  .

2.3.2 Desvantagens

        Uma das principais desvantagens do Ubuntu é a incompatibilidade de hardware, periféricos como impressoras que são lançados recentementes não funcionam perfeitamente. Além da incompatibilidade com o hardware, o ubuntu é incompatível com softwares específicos, como por exemplo o AutoCAD.

2.4 FEDORA

O Fedora é uma versão comunitária e gratuita, contém um ambiente gŕafico sólido e muitos aplicativos, e todo seu código fonte é de licença livre e código aberto com a intenção de estar na liderança dessa tecnologia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (130.7 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com