TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerações de computadores

Por:   •  7/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  826 Palavras (4 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 4

1º Geração de computadores

        A primeira geração de computadores foi o resultado de vários anos de estudo sobre eletrônica e mecânica, teve inicio no ano de 1940. O primeiro computador desta geração foi o ENIAC(Eletronic Numerical Integrator And Calculator), criado em 1940 por John W.Mauchly e J. Presper Eckert Jr. juntamente com os cientistas da universidade da Pensilvânia.

        O ENIAC entrou em funcionamento no ano de 1945 e foi usado pelo exercito dos Estados Unidos da America para o cálculo da trajetória de projeteis através de tabelas, possua cerca de 18.000 válvulas e 1.500 relés. Sua memória podia registrar até 20 números de 10 dígitos cada, um a cada vez, e efetuava quinhentas multiplicações por segundo.

        O ENIAC possuía dois grandes problemas, a quantidade de calor dissipado nas válvulas o que forçava que o computador tivesse um sistema de refrigeração muito sofisticado e ainda assim as válvulas queimavam com frequência. Outro problema é que sua programação não era objeto da memória que armazenava apenas os dados. Sua programação era feita através da conexão de fios que mudavam as ligações dos circuitos.

        Todos os computadores desta geração se destacavam pelo uso de válvulas a vácuo, usavam como linguagem de programação a linguagem de maquinas e como memória para armazenar as informações os cartões perfurados e as linhas de retardo de mercúrio.  

        A geração teve fim em 1952 com a criação do UNIVAC II que se destacava por usar memória de núcleos de ferrite.

2º Geração de computadores

A segunda geração de computadores  se iniciou no ano de 1952 e teve fim no ano de 1964, foi marcada pela substituição das válvulas a vácuo pelos transistores de silício, o que possibilitava que os computadores da geração fossem menores e mais confiáveis, a substituição de tais peças, diminuiu o calor dissipado e também o consumo de energia, o uso de tais maquinas foi alem da área cientifica e militar chegando até a administrativa e gerencial.

        Além disso, os núcleos de ferrite, a fita magnética e os tambores magnéticos começaram a ser utilizados como memória. Também nesta geração começaram a ser utilizadas linguagens de programação mais evoluídas como as linguagens de montagem (ASSEMBLY) e também algumas consideradas de alto nível como COBOL, ALGOL e FORTRAN, tudo isso garantiu que os computadores da geração tivessem maior velocidade e maior capacidade de processamento.

        O primeiro computador desta geração foi o TRADIC (Transistor Digital Computer), desenvolvido por JH Felker e LC Brown do Bell Laboratories em 1954, para a força aérea americana.

3º Geração de Computadores

        A terceira geração de computadores começou em 1964 e teve fim em 1970, a partir desta geração os computadores começaram a ser comercializados, uma das suas principais características foi a substituição dos transistores pela tecnologia de circuitos integrada, além da criação de microcomputadores, utilização em tempo partilhado, introdução ao conceito de compatibilidade, programação em assembly,desenvolvimento dos primeiros softwares e evolução dos diversos componentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (64.3 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com