TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerenciamento de Memória

Resenha: Gerenciamento de Memória. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2014  •  Resenha  •  281 Palavras (2 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 2

O gerenciamento de memória é a parte do sistema operacional responsável por controlar quais partes da memóriaestá sendo utilizadas, quais as livres, alocar memória a processos quando eles precisam desalocar quando eles não necessitarem mais e gerenciar a trocados processos entre a memória principal e o disco(quando a memória principal não é suficiente para manter todos os processos).

Métodos de gerencia de memória:

Basicamente são separadas em três conjuntos:

1. Gerenciamento sem Troca ou Paginação:troca e paginação são métodos utilizados de movimentação da memória para o disco e vice-versa durante a execução dos processos. Sem troca ou paginação é o caso mais simples.

2. Monoprogramação semTroca ou Paginação: temos um único processo sendo executado por vez, de forma que o mesmo possa utilizar toda a memória disponível, com exceção da parte reservada ao SO (que permanece constante em localpré-determinado). O SO carrega um programa do disco para a memória executa-o e em seguida aguarda comandos do usuário para carregar um novo programa, que irá se sobrepor ao anterior.

3.Multiprogramação: a monoprogramação não é mais utilizada em sistemas grandes, pois possuem desvantagens.

Escolhemos dois gerenciamentos, com listas encadeadas e com memória virtual, abaixo iremos falar sobre eles.Gerenciamento com Listas Encadeadas: mantemos uma lista encadeada de segmentos alocados e livres, sendo que cada segmento é um processo ou um buraco entre dois processos. A lista apresenta-se em ordemde endereços, e quando um processo termina ou é enviado para o disco, e a atualização da lista ocorre da seguinte maneira: cada processo, desde que não seja nem o primeiro nem o último da lista,apresenta-se cercado por dois segmentos, que podem ser buracos ou outros processos, o que nos dá as quatro possibilidades. Os buracos adjacentes devem ser combinados num único.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com