TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Analise e Desenvolvimento de Sistemas Semestre

Por:   •  24/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.736 Palavras (11 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 11

CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA LEVANTAMENTO E ANALISE DE REQUISTOS PARA UMA LIVRARIA

ARACRUZ 2018


CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA LEVANTAMENTO E ANALISE DE REQUISTOS PARA UMA LIVRARIA

Audrey Proietti RA: 1751976

Vicente Soella Neto RA: 1712515

Thiago Zanoni Silva RA: 1701670

Curso: Gestão Analise e Desenvolvimento de Sistemas Semestre: Terceiro

Orientador: André Luiz Dias Ribeiro

ARACRUZ 2018


O presente trabalho tem como principal objetivo a elaboração de um sistema de vendas de livros online (site de uma livraria), elaborando, identificando e descrevendo os modelos e diagramas de casos de usos que serão utilizados no processo de confecção. Levando em consideração as competências adquiridas nas disciplinas de Banco de Dados, Gestão Estratégica de Recursos Humanos e Análise de Sistemas Orientada a Objetos.

Palavras-chave: Casos de Usos, Diagramas, Analise de Sistemas.


The main objective of this work is the elaboration of an online book sales system (site of a bookstore), elaborating, identifying and describing the models and case diagrams of uses that will be used in the confection process. Taking into account the skills acquired in the disciplines of Database, Strategic Management of Human Resources and Analysis of Object Oriented Systems.

Keywords: Uses Cases, Diagrams, Systems Analysis


RESUMO        3

ABSTRACT        4

  1. INTRODUÇÃO        6
  2. IDENTIFICANDO OS CASOS DE USOS        7
  1. DIAGRAMA DE CASOS DE USOS        8
  2. RELACIONEMENTO DE INCLUDE, EXTEND E GENERALIZAÇÃO        9
  3. DESCRIÇÃO DOS ATORES        9
  1. SITE LIVRARIA        10
  1. CADASTRO DE CLIENTE        11
  2. LOGIN DE CLIENTE        12
  3. ESCOLHER LIVROS        13
  4. FORMA DE PAGAMENTO        13
  5. FINALIZAR COMPRA        14
  6. AUTORIZAÇÃO        15
  7. DIAGRAMA DE CLASSES        17
  1. REQUISITOS FUNCIONAIS E NÃO FUNCIONAIS        18
  2. REGRAS DE NEGOCIOS        19
  3. CONCLUSÃO        20

REFERÊNCIAS        21


1        INTRODUÇÃO

Comércio eletrônico ou e-commerce é um conceito aplicável a qualquer tipo de negócio ou transação comercial que implique a transferência de informação através da Internet. Abrange uma gama de diferentes tipos de negócios, desde sites de varejo destinado a consumidores, a sites de leilões, passando por comércio de bens e serviços entre organizações O e-commerce é atualmente um dos mais importantes fenômenos da Internet em crescimento.

O e-commerce permite que os consumidores transacionem bens e serviços eletronicamente sem barreiras de tempo ou distância. O comércio eletrônico expandiu-se rapidamente nos últimos anos e prevê-se que continue a expandir-se com a mesma taxa de crescimento ou que até mesmo haja uma aceleração do crescimento. Em breve as fronteiras entre comércio “convencional” e “eletrônico” tenderão a esbater-se, pois cada vez mais negócios deslocam seções inteiras das suas operações para a Internet.

Neste trabalho abordaremos um caso clássico de e-commerce: o varejo online de

livros.


2        IDENTIFICANDO OS CASOS DE USOS

Um modelo de casos de uso é um modelo das funções pretendidas do sistema que serve como contrato entre o cliente e os desenvolvedores. Os casos de uso funcionam como um thread de unificação por todo o desenvolvimento do sistema. O mesmo modelo de casos de uso é o resultado da disciplina Requisitos e é usado como entrada para as disciplinas Análise & Design e Teste.

Há muitas maneiras de modelar um sistema, cada uma pode atender a uma finalidade diferente. Entretanto, a finalidade mais importante de um modelo de casos de uso é comunicar o comportamento do sistema ao cliente ou ao usuário final. Conseqüentemente, o modelo deve ser fácil de entender.

Em um caso de uso, os usuários e qualquer outro sistema que podem interagir com o sistema são chamados de“atores”. Como eles representam os usuários do sistema, os atores ajudam a delimitar o sistema e fornecem uma imagem mais clara do que se espera que seja feito. Os casos de uso são desenvolvidos com base nas necessidades dos atores. Isso garante que o sistema será o que os usuários esperam.

Identificação dos casos de uso da Livraria, onde teríamos Consumidor como ator principal:

  • Acessar Site Livraria
  • Cadastro de Cliente
  • Login
  • Alteração de Dados Cadastrais
  • Escolha de Livros
  • Manutenção de Produtos
  • Forma de Pagamento
  • Finalizar Compra
  • Autorização de Pagamento


  1. DIAGRAMA DE CASOS DE USOS

Um diagrama de casos de uso narra entre o cenário e os atores envolvidos e devem estar relacionados a um processo com início meio e fim.

[pic 2]

Figura 1: Diagrama de Caso de Uso

Conforme demonstra a figura acima do diagrama de caso de uso da Livraria, a interação será feita direta pelo Consumidor/Cliente com o Site da Livraria e com o sistema externo da operadora de cartão de crédito (Forma de Pagamento será feita somente por cartão de crédito). Dentro do sistema existem os relacionamentos de casos de inclusão (obrigatórios para prosseguir) e extensão (casos opcionais).


  1. RELACIONAMENTO DE INCLUDE, EXTEND E GENERALIZAÇÃO

Diagramas de casos de uso servem para descrever cenários de uma solução a ser desenvolvida, e interações dos usuários (atores) com funcionalidades (casos de uso, conhecidos também como UC) no sistema. Pode-se relacionar o conceito de casos de uso  com o conceito de estórias de usuários em scrum/XP.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)   pdf (274.7 Kb)   docx (121.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com