TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Projetos e Equipes - Unisul -AD - Avaliação a distância

Por:   •  16/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  815 Palavras (4 Páginas)  •  635 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Avaliação a Distância

Unidade de aprendizagem: Gestão de Projetos e Equipes

Curso: Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet

Professor: LM

Nome do aluno: DRSJ

Data: 2014

1. Responda às seguintes questões: (2.5 pontos)

a) Descreva as principais diferenças entre uma visão “restrita” e uma visão “ampla” para tratamento de problemas de projeto.

R – A visão restrita nos permite perceber apenas as causas e efeitos visíveis de um problema e nos leva a soluções de pequeno alcance. A visão ampla, além das causas e efeitos visíveis, nos permite perceber os efeitos e causas não visíveis, já que o universo de análise é maior

b) Que impactos tais diferenças de tratamentos trazem para o posterior planejamento do projeto?

R – As soluções propostas a partir de uma visão restrita podem não atacar a origem do problema enquanto propostas que surgem de uma visão ampla podem nos levar a soluções de maior alcance.

c) Cite um exemplo, do seu conhecimento, de projeto onde foi utilizada uma visão restrita.

R – Trabalho no setor de atendimento ao usuário de TI de um tribunal superior em Brasília.

Houve um projeto de reestruturação do setor, e da forma de atendimento, no sentido de implantar as melhores práticas de TI e gerenciamento de incidentes, problemas e mudanças (ITIL).

Em uma das reuniões foi solicitado sugestões de como diminuir o número de chamados recebidos diariamente, podendo assim, com menos chamados, atender de forma mais rápida os chamados que fossem criados, possibilitando uma maior produtividade dos funcionários uma vez que os computadores ficariam menos tempo parados.

Uma das sugestões, que foi acompanhada pela maioria do grupo na reunião, foi não dar mais assistência a chamados que se referiam a problemas de acesso à página de bancos. A alegação era que o acesso ao banco seria algo fora do escopo de trabalho dos funcionários do tribunal, ou seja, que seria algo pessoal, e sendo pessoal os funcionários deveriam acessar o site do banco pelo celular ou até mesmo de casa e não através dos computadores do tribunal.

Essa era uma visão restrita, pois não atacava o problema na raiz, ou seja, o motivo de haver tantos chamados diariamente. Outra situação, com uma visão mais ampla foi identificado que se o servidor precisasse sair da sua seção para ir ao caixa eletrônico ou na agência que havia no próprio tribunal isso iria na verdade diminuir a produtividade deste servidor, pois ele poderia resolver suas pendências bancárias mais rapidamente pela internet, voltando ao trabalho mais rapidamente.

Por fim, a visão restrita foi abandonada em favor de uma visão mais ampla e assim pudemos identificar o real motivo de tantos chamados, que no caso era entre outros, um modelo específico de computador que já era antigo e dava muito problema, as atualizações das aplicações do tribunal sem serem devidamente testadas, mudanças na infra-estrutura sem a menor comunicação entre outras áreas da TI, etc.

2. Para uma análise de viabilidade são considerados os seguintes fatores: recursos, custos, benefícios e prazo. Vamos considerar então o seguinte caso: nos anos 70 o governo brasileiro considerou implantar um grande projeto para desenvolver aqui uma indústria de microeletrônica e produção nacional de chips. A análise de viabilidade detectou que os custos eram altos demais, e o projeto foi abandonado. Na mesma época a China considerou o mesmo projeto e o encampou,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (47.4 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com