TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unisul AD Economia Internacional

Por:   •  7/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.416 Palavras (6 Páginas)  •  436 Visualizações

Página 1 de 6

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

Atividade de Avaliação a Distância

Disciplina: Economia Internacional

Curso: Comércio Exterior

Professor Tutor:

Nome do aluno:

Data:

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1. O que é, para a teoria do comércio internacional, um país grande e um país pequeno? Sua diferença tem algum significado econômico para a imposição de tarifas? Justifique sua resposta. (2,0 pontos)

        Um país grande possui uma grande participação no volume do comercio internacional global, enquanto que um país pequeno tem uma pequena participação. No caso dos grandes importadores sim, visto que por ser um grande consumidor de determinado produto, a imposição de tarifas pode proteger o produtor local, no curto prazo melhorando sua competitividade, e no médio e longo prazo pode provocar uma redução no preço internacional do produto, visto que a tarifa num primeiro momento eleva o custo para o consumidor interno, o que diminui o consumo do produto ou provoca a sua substituição por produto similar. Tal redução de consumo faz com que o produto exportador reduza o preço do produto no marcado internacional (oferta e demanda).

2. A empresa catarinense Embraco, a exemplo de outras empresas brasileiras, realizou um investimento de U$ 65 milhões na construção de uma fábrica na China. A partir desta afirmação responda: (2,0 pontos)

  1. Por que as empresas realizam investimentos externos diretos?

Os IEDs são realizados na expectativa de lucros futuros, movendo-se das regiões com expectativa de lucros reduzido para aquelas com possibilidades de lucro esperado alto, após o levantamento dos riscos da operação. Além disso, existem outros fatores que exercem influência sobre as condições de custo e receita, tais como: condição de demanda do mercado, restrições ao comércio, política tributária, regulamentação do investimento, custos da mão-de-obra e custos de transportes e capital, etc.

  1. Quais as vantagens e desvantagens do investimento externo direto para os países-hospedeiros?

Principais vantagens: entrada de capital externo, aumento de vagas de emprego no mercado interno, possibilidade de transferência de tecnologia (evolução tecnológica), emprego de técnicas e equipamentos mais eficientes (modernização dos meios de produção).

Principais desvantagens: Países pequenos podem se tornar dependentes economicamente do capital estrangeiro, e no longo prazo o volume de capital remetido pela empresa a seu país de origem (realização de lucros, remuneração de acionistas, etc.) tende a superar o investimento externo direto inicial.

3. A maioria dos economistas afirma que o livre comércio é a política comercial desejável, muito embora poucos países realmente pratiquem o livre comércio. Discuta de maneira breve porque a maioria dos economistas tem essa visão e porque poucos países adotam o livre comércio. (2,0 pontos)

        Inicialmente a teoria do livre comércio remete à uma situação onde cada país produz somente bens e serviços em que possui vantagem competitiva em relação a outros países, e em quantidades que excedem a demanda interna, e este excedente seria trocado por outros bens e serviços excedentes de outros países. Atualmente o livre comércio seria a unificação mundial de regras comerciais, onde todos os países do mundo pudessem comprar e vender bens e serviços livremente entre si e subordinados a uma legislação clara e comum a todos.

Devido as diferenças geográficas, tecnológicas e na capacidade de acessos a recursos, países criam barreiras às relações internacionais, o que implica em todas as transações feitas, com base na proteção à produção nacional. Com isso buscam proteger a natureza, de onde extraem as matérias-primas, o mercado de trabalho, de onde obtém a mão-de-obra, e o capital, de onde obtém os recursos necessários aos investimentos.

4. A possibilidade de produção por hora trabalhada indica que no Brasil são produzidos 40 garrafas de vinho e 40 metros de tecidos, enquanto que na Argentina são produzidos 20 garrafas de vinho e 10 metros de tecidos. De acordo com os dados, e baseado na teoria de David Ricardo, qual a decisão mais racional de produção a ser adotada pelos países em questão? Justifique sua resposta. (2,0 pontos)

        Correlação:         1V= 1 unidade de V = 40 garrafas de vinho.

                        1T= 1 unidade de T = 40 metros de tecido.

        Tabela 1 (custo em horas para produção de 1 unidade de produto)

País\produto

Vinhos(un)

Tecidos(un)

Brasil

1h

1h

Argentina

2h

4h

O custo de 1V para o Brasil = 50% do custo de 1V para a Argentina, e

O custo de 1T para o Brasil = 25% do custo de 1T para a Argentina, portanto o Brasil possui vantagem comparativa na produção dos 2 produtos, mas a maior vantagem esta na produção de tecidos (4 vezes mais barato que na Argentina).

Custos:         

        Custos no Brasil:         1V = 1T        Custos na Argentina:        1V = 0,5T

                                1T = 1V                                        1T = 2V

        Conclusão:        O tecido Brasileiro é mais barato que o Argentino;

                        O Vinho Argentino é mais barato que o vinho Brasileiro;

                Ao Brasil, interessa exportar T (tecido), desde que receba mais de 1V (vinho) por unidade de T exportada.

        À Argentina, interessa importar T (tecido), desde que pague menos que 2V (vinho) por unidade de T importada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (328.5 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com