TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HTML 5 Intro

Por:   •  4/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.420 Palavras (14 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 14

 

HTML5 em educação

Módulo 1: introdução.

formação do corpo docente, 2015

Introdução à linguagem HTML

HTML

HTML é a linguagem em que páginas da web são construídos. Estas páginas são um grande aliado como um meio de comunicação, capaz de atingir milhões de pessoas.

Antes de começar a criar nossas páginas web, é importante rever alguns conceitos básicos como quase parte de nossas vidas diárias, mas que nós sempre não parei para pensar de uma forma mais tranquila.

Objectivos específicos

                Compreende o funcionamento do sistema WWW.

                Compreenda os conceitos básicos da linguagem HTML.

                Prepare o sistema para desenvolver páginas da web.

 

Conteúdo

                HTML e WWW.

                Modelo cliente/servidor.

                Endereços de Internet.

 

[pic 1]Aplicações.

Critérios de avaliação

                Compreenda os conceitos básicos do modelo de serviço web de páginas.

                Instale as aplicações necessárias corretamente.

 

[pic 2]

Requisitos mínimos

                Conhecimentos básicos sobre hardware e sistema operacional.

                Conhecimentos básicos de instalação de programas e compactação de arquivos.

 

Recurso de TIC: HTML

[pic 3]

[pic 4]

Falar hoje da importância da Internet provavelmente não é necessário. As mudanças que estão tomando lugar para anos são muito numerosas e profundas. Vamos parar só em uma de suas aparições, ele fez o que as pessoas tornaram-se progressivamente de simples consumidores dos geradores de conteúdo de informações.

Se olharmos com atenção podemos ver como a nossa relação com a Internet começou com uma fase em que, graças a páginas da web, a rede popular de World Wide Web, podemos ver todos os tipos de informações, ter acesso a perto de notícias em tempo real, documentação ilimitada, etc.

Em algum momento nesse caminho de acesso à informação, um grande número de usuários, para não dizer mais, é progressivamente tornando-se geradores de conteúdo, especialmente com o desembarque do conceito de web 2.0. Hoje, muitos de nós publicam conteúdo na Internet com as ferramentas que temos à nossa disposição, quer seja através de um blog, através de redes sociais, sistemas de micro-blogging, participação em grupos de trabalho, etc. Passámos de meros consumidores de informações aos geradores de conteúdo.

Publicar na Internet

Bem, se estamos publicando nosso conteúdo, o que precisamos usar a linguagem HTML? A linguagem de tags HTML é a base e essência na qual baseia-se na World Wide Web hoje. Todas as páginas da web use este conjunto de regras, para que os navegadores da web são capazes de interpretá-los. Portanto, a compreensão desta língua nos permitirá publicar conteúdo na Internet com autonomia, sem depender de uma plataforma específica ou um sistema de geração de conteúdo.

Além disso, entendimento de tags HTML nos ajudará também a publicar conteúdo em outras páginas na web, cobrindo a publicação de objetos, ou seja, a maioria dos modernos sistemas de elearning, redes sociais, etc.

Um pouco de terminologia

Mas nós são mistura de termos e conceitos; Vamos esclarecer alguns deles, como se nós nunca tinha ouvido falar deles.

A Internet é uma rede que conecta computadores em todo o mundo para compartilhar conteúdo hospedado, através de alguns desses computadores, normalmente referido como servidores. Assim, cada servidor pode conter qualquer tipo de recurso ou serviço. Serviço de Internet mais difundido é conhecido como a World Wide Web, ou seja, a rede de servidores de páginas da web.

Servidores da World Wide Web contêm páginas da web que pode ser acessado por qualquer usuário para acessar informações e até mesmo interagir com eles, comportando-se como aplicações reais.

As páginas web são texto estruturado internamente que, para ser transferido para um computador ou dispositivo do usuário, pode ser interpretada com sentido por um navegador da web, como Firefox, Chrome, Opera, Safari, etc.

Assim navegadores corretamente podem entender os sites que usam um conjunto de regras chamado HTML (que vem do HyperText Markup Language), ou seja, uma linguagem com base em marcas que são escritas por sinais de atacado e varejo. Por exemplo, para indicar que o navegador deve mostrar um parágrafo de texto para o usuário, usamos a tag < p > para indicar o início e

para indicar o final. Então a linguagem HTML é usada para definir a estrutura das informações contidas em uma página da web.

HTML e outras normas

Estamos, portanto, chegou à conclusão que basicamente uma página da web é um arquivo com o texto, na qual podemos inserir diferentes marcas HTML, para que o conteúdo pode ser interpretado pelo nosso navegador web. Pouco a pouco vamos aprender as grandes gravadoras, para usá-las com facilidade. Existem diferentes versões da linguagem HTML, então você vai ouvir falar sobre HTML 4.01, que é a atual versão padrão do HTML 5.0, a futura versão da língua, que na verdade é já referida nos maioria dos navegadores modernos.

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

Com HTML, você pode encontrar referências ao padrão XHTML, que é uma versão semanticamente mais estrita do HTML, XML, que deve ter mais cuidado ao aplicar etiquetas, alcançando assim mais ambientalmente amigável web pages com baseada em padrões. No entanto, hoje esta versão foi abandonada em favor de HTML 5, XHTML 1.0 versão é totalmente funcional; o que você não vai encontrar será uma versão 2.0 desse modelo.

Finalmente, o HTML é complementado por um outro conjunto de regras conhecidas como folhas de estilo ou CSS (Folha de estilos em cascata). Enquanto HTML é responsável por definir a estrutura e a organização que terá as informações do site, o CSS dá-em um conjunto de regras que visa definir seu formato e aparência. Com folhas de estilo, podemos definir aspectos como o espaço entre as linhas, a borda que circunda um parágrafo, cores de texto ou fonte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.1 Kb)   pdf (211.3 Kb)   docx (37.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com