TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas Operacionais e das Ações de Desenvolvimento

Por:   •  9/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.004 Palavras (5 Páginas)  •  58 Visualizações

Página 1 de 5

Como se dá a utilização dos Sistemas Operacionais e das ações de desenvolvimento

sustentável (relacionadas à TI) para a Ambev?

Desenvolvimento Sustentável

  1. Reciclagem de matérias

No PIM atual iremos apresentar uma pesquisa voltada a uma empresa já mencionada em projetos anteriores e de grande representatividade perante o mercado financeiro, a cervejaria Ambev. A Ambev nasceu da junção de duas cervejarias centenárias, a Cervejaria Brahma e Companhia Antarctica. Além de que, a Ambev é a maior cervejaria do Brasil e uma das maiores do mundo.

O primeiro tema abordado é o descarte de resíduos e a reciclagem de matérias, porque o lixo é um dos maiores problemas para o meio ambiente e seu descarte irregular é gerador de diversos problemas. Eles são:

  • Contaminação de água;
  • Poluição no solo;
  • Contaminação de doenças;
  • Proliferação de insetos;
  • Poluição no ar.

Com o acúmulo de resíduos a céu aberto, isso contribui com a emissão de gases do efeito estufa, causando alterações climáticas.

De acordo com Bortolotto (2021), equipes da Prefeitura de São Paulo, no entanto, alertam que há muito material orgânico misturado, o que inutiliza metade do que foi coletado para reciclagem. Capital paulista recicla apenas 7% das 12 toneladas de resíduos produzidos diariamente pela população.

Como os dados coletados são do Estado de São Paulo, nada mais justo do quem mencionar a Ambev, pois a sua matriz foi fundada em São Paulo. E para a incentivar a população paulista ter o hábito de reciclagem, a Ambev fez parceria com a Triciclo-Ambipar instalando máquinas nos metrôs de São Paulo fazendo com que os produtos descartados virarem prêmios as pessoas. Essa iniciativa além de conscientizar as pessoas, de forma sutil torna algo que deveria ser cotidiano em uma simples “brincadeira” com premiação no final.

Por mais que a parceria ainda esteja acontecendo, a mudança começa de dentro, e a própria empresa é exemplo disso. A Ambev possui o projeto “Embalagem Circular” em que a meta é que todos os seus produtos sejam 100% produzidos de embalagens recicláveis. Abaixo mostraremos dados disponibilizados pela própria empresa relacionado ao ano de 2021:

Volume da produção no Brasil feito a partir de material reciclado em 2021:

  • o Vidro: 48,9%
  • o PET: 22,1%
  • o Alumínio: 75,4%

  1.  Água e suas purezas

 

Em 2016 foi levantado os dados de que se era utilizado cerca de 3 a 4 litros de água para um litro de cerveja. E em pequenas produtoras de cervejas, o consumo chegaria ser de 10 litros. Neste ramo, a Ambev foi pioneira e inovou na redução de consumo, chegando a utilizar 3,2 litros de água, sendo que este objetivo era para ser completado até 2017, porém, a empresa bateu sua própria meta em 2015.

Hoje sua meta não é diferente, ela tem também como meta até 2025 “melhorar de forma mensurável a disponibilidade e a qualidade da água para 100% das comunidades em áreas de alto estresse hídrico com as quais a cervejaria se relaciona”. Além de que, a Ambev reduziu a utilização de água em suas produções para 2,4 litros nos últimos 18 anos.

Um dos motivos principais nos quais apontam também a preocupação com a redução de consumo são as normas e as leis estabelecidas nas quais a empresa deve seguir à risca. As normas aplicadas são:

Norma nº 13.969, de 1997, da ABNT;

Resolução do Conama nº 274, de 2001;

Portaria de Consolidação nº 5, de 2017.

E há a Lei nº 9.433, de 8 de janeiro de 1997 instituída no Brasil conhecida como lei das águas.

  1. Ações climáticas

Sabemos a importância em que a responsabilidade ambiental deve partir de todos e em diversas circunstâncias, mas sabemos que para as empresas de grande porte isso pode ser um pouco difícil até mesmo para cumprir as metas e objetivos desejados para o desenvolvimento sustentável, visto que, a grande parte da poluição é vinda destas mesmas empresas.

Segundo estudos "O rápido crescimento de promessas corporativas sobre clima, combinado com a fragmentação das medidas, significa que está mais difícil do que nunca diferenciar entre liderança climática real e infundada". Isso significa que muitas empresas estejam mentindo ou simplesmente planejando algo na qual não poderão cumprir futuramente, apenas para ganhar confiança do consumidor final e suas parcerias.

A ambição da Ambev é que até 2040 seja zerada a emissão de carbono líquido por parte dela. Atualmente, a empresa possui algumas iniciativas nas quais estão empenhadas nas ações climáticas e a mais interessante delas é a de Energia Renovável, que foi implantado nas regiões Sudeste e Nordeste do país painéis solares para a utilização de energia limpa e renovável. E entre outras iniciativas mais abrangentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (792.6 Kb)   docx (957.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com