TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hyper V - descritivo

Por:   •  20/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  431 Palavras (2 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 2

5.1.3.1.2.3.2 Microsoft Hyper-v

O Hyper-V é um software virtualizador hypervisor tipo 1. Ele serve para criar e gerenciar um ambiente virtualizado de servidores.

A arquitetura do Hyper-V é a que segue abaixo:

Figura 12 – Arquitetura de virtualização do Microsoft Hyper-V

Fonte: WIKIPEDIA, 2015

A arquitetura Hyper-V vista na figura 12, mostra que da mesma forma que no hypervisor da VMware o software virtualizador é instalado sobre o hardware físico. Desta forma, o hypervisor é o responsável por gerenciar o acesso das máquinas virtuais às versões virtuais do hardware, as quais são criadas pelo hypervisor, ou seja, as máquinas virtuais não tem acesso direto aos recursos físicos de hardware. Assim, por exemplo, interrupções de processador (sinal emitido por hardware ou software que indica que um evento requer atenção imediata por parte do sistema operacional) não são tratadas pelo sistema operacional convidado e sim pelo hypervisor.

O Hyper-V utiliza o conceito de partições. Com isso, trabalha com duas partições: Parent Partition e Child Partition. A parent partition é responsável por acessar os recursos de hardware físico, diretamente, e criar os dispositivos virtuais que são versões virtuais dos recursos físicos, tais como: cpu, memória, disco e rede virtual. A child partition é simplesmente o sistema operacional convidado, ou seja, a máquina virtual em si. Vale ressaltar que a máquina virtual solicita recursos virtuais à partição parente por intermédio do serviço VSC - Virtualization Service Consumer. A partição parente, por sua vez, recebe estas requisições e as gerencia, utilizando o serviço VSP - Virtual Service Provider. A comunicação entre as duas partições é feita através de um canal lógico chamado VMBus que provê intercomunicação entre estas partições. Ressalte-se também que todo esse processo ocorre em nível de kernel, ou Kernel Mode - Ring 0, ou seja, de forma transparente ao sistema operacional convidado.

O Hyper-V é um software pago e que deve ser licenciado junto à microsoft. Note-se que o Windows Serve 2012 R2 oferece o Hyper-V como um recurso nativo do sistema operacional, entretanto, esta abordagem difere da aquitetura anteriormente abordada, pois trata-se de um hypervisor de tipo 2 ou, conforme já foi explicado, Hosted Hypervisor - não instalado diretamente sobre o hardware e sim sobre uma camada de sistema operacional.

A Microsoft também tem a sua Cloud Suite que pode ser aliada ao Hyper-V caso se queira construir uma nuvem baseada em tecnologia Microsoft. Então, qual escolher? Vai depender das características do seu projeto, os recursos que deseja da ferramenta de virtualização e do que será melhor em termos de custo (financeiro e administrativo) X benefício para a sua organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (43.9 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com