TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IDENTIFICAÇÃO DE ELEMENTOS DE INTERAÇÃO USUÁRIO-SISTEMA PRESENTES NOS SISTEMAS USADOS NO DIA A DIA

Por:   •  5/4/2019  •  Abstract  •  2.489 Palavras (10 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 10

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE

MOISÉS COSTA LINS

IDENTIFICAÇÃO DE ELEMENTOS DE INTERAÇÃO USUÁRIO-SISTEMA PRESENTES NOS SISTEMAS USADOS NO DIA A DIA

NOVA CRUZ-RN

2018

MOISÉS COSTA LINS

IDENTIFICAÇÃO DE ELEMENTOS DE INTERAÇÃO USUÁRIO-SISTEMA PRESENTES NOS SISTEMAS USADOS NO DIA A DIA

Síntese referente ao conteúdo de interações usuário-sistema apresentado ao Curso Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, a fim da obtenção de nota na disciplina Interface Humano-Computador.

                                                

Nova Cruz-RN

2018


RESUMO

O presente relatório descreve os tipos de interação, affordance e critérios de qualidade dos sistemas comumente usados em nosso dia a dia por diferentes tipos de usuários, a fim de mostrar pontos fortes e fracos dos mesmos.

A disciplina Interface Humano-Computador tem objetivo de mostrar as características que podem ser encontradas nos mais variados tipos de sistemas existentes e aplicar esses conceitos a fim de desenvolvermos sistemas, cada vez mais modernos e adequados, seguindo critérios vistos na disciplina.

Affodance. Perspectiva de interação. Critérios de Qualidade 


Sumário

1.1        Perspectivas de interação        8

1.2        AFFORDANCE        8

1.3        CRITÉRIOS DE QUALIDADE        8

1.4        PSICOLOGIA EXPERIMENTAL        9

2        CONCEITOS DE INTERAÇÃO        10

2.1PERSPECTIVAS DE INTERAÇÃO ENCONTRADAS EM ALGUMS SISTEMAS CONHECIDOS        10

2.3 IDENTIFICAÇÃO DE CRITÉRIOS DE QUALIDADES PRESENTES EM SISTEMAS COMUMENTE USADOS        17

2.4 PSICOLOGIA EXPERIMENTAL        19

3        CONSIDERAÇÕES FINAIS        22

3.1        Trabalhos futuros [RECOMENDADO para Pesquisa, OPCIONAL para extensão]        22

REFERÊNCIAS        23


INTRODUÇÃO[pic 1][pic 2]

  1. Perspectivas de interação

As interações ocorrem quando uma pessoa e um sistema se unem a fim de realizar tarefas. As perspectivas de interação podem ocorrer de várias maneiras. Quando o usuário se comporta como um sistema operacional ocorre uma perspectiva de sistema; quando o sistema interage simulando o ser humano temos uma perspectiva de Parceiro de Discurso, onde a interação passa a ser percebida como uma conversa. Quando o sistema vira um instrumento que auxilia o usuário a realizar tarefas, temos uma perspectiva de ferramenta. Quando há comunicação entre uma ou mais pessoas temos uma perspectiva de mídia.

  1. AFFORDANCE

Características que mostram a alguém o que pode ser feito com um objeto e quais maneiras de utilizar o mesmo são conhecidas como affordance. Existem os seguintes tipos de affordance:

  • Perceptível;
  • Falsa;
  • Oculta;
  • Metafórica
  1. CRITÉRIOS DE QUALIDADE

Deve-se elaborar maneiras de fazer com que o usuário possa usufruir o máximo possível das características de um dado sistema. Para isso Existem critétios que devem ser levados em conta.

Critérios de qualidade:

  • Usabilidade
  • Experiência do Usuário
  • Acessibilidade
  • Comunicabilidade

Estes critérios fazem com que a maioria do público use das principais características do sistema.

  1. PSICOLOGIA EXPERIMENTAL

Existem maneiras de avaliar a interface de um dado sistema e calcular o tempo estimado para que um usuário tome determinada decisão, as leis de Hick-Hyman e Fitts são exemplos.


  1. CONCEITOS DE INTERAÇÃO

  1. PERSPECTIVAS DE INTERAÇÃO ENCONTRADAS EM ALGUMS SISTEMAS CONHECIDOS

As perspectivas de interação que podemos encontrar nos diferentes sistemas computacionais que usamos são:

  • Perspectiva de sistema;
  • Perspectiva de parceiro de discurso;
  • Perspectiva de mídia;
  • Perspectiva de ferramentas.

Alguns sistemas que usamos diariamente fazem o uso dessas perspectivas individualmente ou não. Vejamos exemplos.

  1. Prompt de comando: Vemos aí a perspectiva de sistema, pois utilizamos de comandos específicos para realizarmos tarefas, também utilizamos a perspectiva de ferramenta, pois trata-se de uma ferramenta para configuração do sistema Windows.
  2. Bloco de notas: perspectiva de ferramenta e perspectiva de sistema. Trata-se de um editor de texto simples, porém, a partir de conhecimentos e comandos específicos é possível programar, ou mesmo criar legendas.
  3. NetBeens: perspectiva de ferramenta e perspectiva de sistema. Também se trata de uma ferramenta de desenvolvimento, porém, mais interativa que o bloco de notas. Consideramos um ambiente de desenvolvimento. Outros programas semelhantes também utilizam as mesmas perspectivas de interação, por exemplo: Eclipse, devC++, Notepad++, entre outros.
  4. Tradutor: Perspectiva de discurso. A versão web pode traduzir frases e lera-las para os usuários, existem também, aplicativos mais interativos que conseguem ouvir a voz do usuário e traduzir instantaneamente o que foi dito. Nesse contexto também funciona como ferramenta, assim, temos também a perspectiva de ferramenta.
  5. Cartola FC: Perspectiva de mídia. Trata-se um fantasy game, onde os usuários são os técnicos que escalam seus times a partir de jogadores reais. O desempenho de cada jogador resulta em uma pontuação específica. É possível a criação de ligas que fazem com que cada time interaja entre si.
  6. CorelDraw: Perspectiva de ferramenta e sistema. Um robusto pacote de ferramentas usado para artes gráficas em geral.
  7. Afinador: Perspectiva de discurso e ferramenta. O programa consegue identificar a frequência tocada pelo instrumento e associa a mesma a um acorde, retornando para o usuário uma escala do nível de afinação do acorde.
  8. Pesquisa de voz: Perspectiva de discurso. Um aplicativo capaz de associar a voz do usuário e pesquisar por algo referente ao que foi dito.
  9. Edmodo: perspectiva de mídia. Uma rede social voltada para alunos e professores, onde os professores criam grupos, lançam atividades e interagem com os alunos.
  10. Deezer: perspectiva de ferramenta e perspectiva de mídia. Ferramenta onde criamos um perfil e podemos ouvir músicas, criar play lists.
  11. Youtube: perspectiva de mídia. Uma rede social de compartilhamento de vídeos, mas já se pode compartilhar outros conteúdos e criar enquetes pela mesma.

2.2 IDENTIFICAÇÃO DE AFOORDANCE EM SISTEMAS UTILIZADOS NO DIA A DIA

Affordance é um conjunto de características capazes de revelar o que pode ser feito com um objeto e quais maneiras de utilizá-lo. Os tipos de affordance existentes são:

  • Falsa affordance;
  • Affordance perceptível;
  • Affordance oculta;
  • Affordance metafórica.

Alguns sistemas que usamos diariamente e os tipos de affordance presentes nos mesmos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)   pdf (780.7 Kb)   docx (1.8 Mb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com