TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA PARA BIBLIOTECA COMUNITÁRIA

Por:   •  4/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.528 Palavras (11 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 11

Universidade Paulista

Cursos Superiores de Tecnologia

IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA PARA BIBLIOTECA COMUNITÁRIA

PIM III PROJETO MULTIDISCIPLINAR

Curso: REDES DE COMPUTADORES

Semestre: 2º SEMESTRE

Unip Interativa Cosmópolis

2018

Universidade Paulista

Cursos Superiores de Tecnologia

IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA PARA BIBLIOTECA COMUNITÁRIA

PIM III PROJETO MULTIDISCIPLINAR

PROJETO MULTIDISCIPLINAR III

 para obtenção de nota no curso:

REDES DE COMPUTADORES

Semestre: 2º SEMESTRE

2018

RESUMO

Com base no conteúdo das disciplinas de Metodologia Científica, Administração de banco de dados, Ética e Legislação profissional e Linguagem de programação aplicada, apresentamos este projeto que implementa um sistema de controle e gerenciamento de materiais didáticos (livros) de uma biblioteca comunitário.

Partindo do princípio da moral, ética e bons costumes, será desenvolvido uma aplicação de acesso de usuários e administradores para controle de empréstimos, doações, armazenamento e fluxo diversos de todas as obras, bem como um banco de dados para armazenamento dos mesmos e sistemática administrativa para controle do material.

Palavras chave: Metodologia Científica, Administração de banco de dados, Ética e Legislação profissional e Linguagem de programação aplicada.

ABSTRACT


           Based on the contents of the disciplines of Scientific Methodology, Database Administration, Ethics and Professional Legislation and Applied Programming Language, we present this project that implements a control system and management of didactic materials (books) of a community library.

           Based on the principle of morality, ethics and good manners, an application will be developed for users and administrators to control loans, donations, storage and flow of all works, as well as a database for storing them and systematic administrative to control the material.

           Keywords: Scientific Methodology, Database Administration, Ethics and Professional Legislation, and Applied Programming Language.

SUMÁRIO

Sumário

        15

ÉTICA E LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E EMPRESARIAL        15

REGIMES CLT E ESTATUTÁRIO        15

REGIME ESTATUTÁRIO        15

REGIME CELETISTA        16

PRÁTICAS ORGANIZACIONAIS RELACIONADAS À ÉTICA, DIREITO E MORAL        16

INTRODUÇÃO

O Projeto Integrado Multidisciplinar tem por objetivo relatar o processo de implementação de aplicação própria desenvolvida para biblioteca comunitária, bem como todo o sistema de apoio e suporte no que se refere a programação do software, banco de dados, metodologias de controle e administração, ética e legislações vigentes ao bom desempenho da ação. No desenvolvimento desta obra serão conceituados os pontos relatados acima bem como as respectivas exemplificações e ações projetadas para todas as etapas pertinentes ao bom resultado.



INTERFACE

A tela inicial (interface) do programa apresenta menus onde os usuários/administradores podem acessar diversas funcionalidades após o cadastro, onde serão fornecidas várias opções conforme abaixo:

        Trata-se, portanto de uma tela inicial que permite aos indivíduos acessarem com autonomia e segurança o sistema de empréstimo da biblioteca comunitária. Será de responsabilidade do usuário preservar em sigilo seu login e senha de acesso, pois será por meio deste a validação para retirada no empréstimo de livros, caso seja feita por outrem em seu cadastro, o mesmo será o responsabilizado. Cada usuário irá personalizar seu perfil com dados pessoais, endereço comercial e observações dentre outras opções. Figura 1

No espaço dedicado ao cadastro dos livros o administrador realizará o preenchimento de todas as informações relacionadas às obras: título, autor, ano de publicação, editora, tipo de literatura, data de inclusão da obra no sistema, bem como outras informações inerentes à obra. A partir do cadastro o sistema irá gerar um código que identificará a obra conforme se verifica na janela de cadastro de materiais. Figura 2

No espaço de pesquisa o usuário poderá verificar quais são as obras do acervo, bem como a disponibilidade de livros, utilizando até mesmo filtros para facilitar o acesso, podendo a consulta ser feita a partir do autor, título do livro, editora, tema, palavras-chaves e localidade no ambiente físico. Figura 3

Relatórios é o espaço onde ficarão registradas todas as movimentações do usuário, como por exemplo, os livros emprestados e devolvidos, as datas de retirada e entrega das obras, os livros digitais arquivados, os empréstimos pendentes entre outros. Figura 4

Figura 1 – Cadastro de usuário

Fonte: Criação própria

Figura 2 – Cadastro de Materiais (livros)

Fonte: Criação própria

Figura 3 - Pesquisa

Fonte: Criação própria

Figura 4 – Relatório de materiais

Fonte: criação própria

BANCO DE DADOS

Um repositório estabelecido como uma coleção de dados organizada em estrutura para armazenagem de informações e com propriedades determinadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)   pdf (133.3 Kb)   docx (26.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com