TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVALIAÇÃO DA USABILIDADE EM SISTEMAS DE GERENCIAMENTO DE BIBLIOTECA: Software SIGA E Software SophiA

Casos: AVALIAÇÃO DA USABILIDADE EM SISTEMAS DE GERENCIAMENTO DE BIBLIOTECA: Software SIGA E Software SophiA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  8.677 Palavras (35 Páginas)  •  1.031 Visualizações

Página 1 de 35

AVALIAÇÃO DA USABILIDADE EM SISTEMAS DE GERENCIAMENTO DE BIBLIOTECA:

Software SIGA e Software SophiA

URUTAÍ - GO

2011

Aparecida de Fátima Vaz

Maria Abadia Pires

AVALIAÇÃO DA USABILIDADE EM SISTEMAS DE GERENCIAMENTO DE BIBLIOTECA:

Software SIGA e Software SophiA

Trabalho de conclusão de Curso apresentado para obtenção do grau de Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação ao Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí.

Orientador(a): Professora Renata Vaz Duarte

URUTAÍ - GO

2011

Aparecida de Fátima Vaz

Maria Abadia Pires

AVALIAÇÃO DA USABILIDADE EM SISTEMAS DE GERENCIAMENTO DE BIBLIOTECA:

Software SIGA e Software SophiA

COMISSÃO EXAMINADORA

_________________________________________

Professora Esp. Renata Vaz Duarte (Orientadora)

_________________________________________

Professora Msc. Cristiane de Fátima dos Santos

_________________________________________

Professora Esp. Rachel Lopes Carcute

Urutaí, ____ de ___________de 2011

Dedico à meus pais , Abadio Vaz e Sebastiana Aparecida Vaz pelo amor, carinho e incentivo a seguir meu caminho.

AGRADECIMENTOS

À Deus, pela sua presença constante em minha vida, por me conduzir pelo bom caminho me proporcionando mais esta vitória.

À minha grande família, pelo amor e apoio de sempre. Meu avô Calixto, minha mãe Marineia, minhas irmãs Daniela e Leliane e sobrinhas Ana Clara e Maria Eduarda que são minha razão de viver. Ao meu tio Roberto que é minha inspiração e exemplo de vida.

Aos meus amigos de trabalho Joseliana e Geraldo pelo apoio, compreensão em todos os momentos desta jornada. A um grande amigo em especial, que sempre me apoiou e me fez acreditar que nada é impossível.

À minha filha Cindy Gabriele Vaz Peixoto, pela alegria, pelo amor, inocência e única razão de seguir em frente e lutar por um futuro melhor.

Ao professor Doutor Nei Peixoto, Ermi de Carvalho Peixoto (in memorian) e Fabrício de Carvalho Peixoto que sempre me ajudaram e incentivaram durante meu estudo.

À minha irmã Sônia e meu sobrinho Kauã pela alegria, amor e confiança.

Ao Instituto Federal Goiano campus – Urutaí pela a oportunidade de realização deste curso.

À nossa orientadora Renata Vaz Duarte, por todo o apoio e dedicação e por ter nos ajudado desde o início. A você todo o nosso carinho e gratidão!

À professora Cristiane pela disponibilidade dispensada em todas as situações e pelas suas sugestões que foram preciosas para o complemento deste trabalho, e a professora Rachel pela disponibilização de material.

Nossos agradecimentos muito especiais a todas as pessoas que com muita boa vontade e simpatia contribuíram para a realização deste trabalho. A todos os funcionários do Instituto: Almira, Daniel, Tatiane, Nilva, Roselene, Fernando Estrela, Daniel Bernades e aos alunos que se disponibilizaram para a realização dos testes.

À todos os que não estão aqui mencionados, mas que de alguma forma apoiaram e contribuíram para a realização deste trabalho.

“Sempre que houver uma interface, [...] um ponto de contato entre um ser humano e um objeto físico[...] ou abstrato[...], podemos observar a usabilidade que esse objeto oferece.” Márcio Oliverio

RESUMO

O uso de softwares no desempenho de atividades diárias sejam em empresas, escolas, universidades, repartições públicas ou mesmo em domicílios tornaram-se fundamental para uma boa usabilidade. Para o trabalho em questão é feita uma revisão bibliográfica com diversos autores e suas obras em relação aos inúmeros quesitos específicos a usabilidade e interação com usuário em dois sistemas de gerenciamento e controle de biblioteca, sendo que, um é proprietário e o outro livre. Tais softwares terão destacadas suas funcionalidades e interação com o usuário. Os testes de usabilidade contemplam usuários experientes, intermediários e básicos e consistem basicamente da realização de tarefas e aplicação de questionários com o intuito de fazer um comparativo entre os softwares e verificar se as metas de usabilidade estão sendo cumpridas.

Palavras-chave: Interação; Metas de Usabilidade; Software.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 17

2 REFERENCIAL TEÓRICO 19

2.1

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 34 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com