TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPLEMENTAÇÃO DE UMA REDE LOCAL QUE SUPORTARÁ NO MÍNIMO 55 HOSTS

Por:   •  15/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.000 Palavras (4 Páginas)  •  1.009 Visualizações

Página 1 de 4

Resumo

O objetivo do nosso projeto será a implementação de uma rede local que suportará no mínimo 55 hosts. Também será utilizada na rede um servidor de banco de dados (MySQL), e um servidor de aplicação (ERP).

A rede contara com a topologia de modelo estrela que ira fazer o processo de conexão de cada sala ao switch, que passará os dados a um hub, que vai estar conectado aos servidores de onde vira o acesso a internet. Os Acess Point estarão conectados ao hub, e também vão estar localizados em pontos estratégicos, dando acesso em todos os setores.

O gateway terá o serviço de DHCP, que também fara o serviço de atribuir IP aos hosts automaticamente.

Será implementado um padrão de cabeação utilizando as normas EIA/TIA 568A-568B.

Com o objetivo de distribuir os endereços de maneira hierárquica dentro da topologia, e tentando evitar a fragmentação, vamos utilizar o TCP/IP v4 que também terá o serviço DHCP.

   

Introdução

Visto que a  empresa Pesquisa Certa necessita de um novo projeto físico/logico de redes, teremos o objetivo de montar uma rede local em seis salas com as mesmas medidas, e usar alguns equipamentos específicos para isso.

Será preciso comprar vários componentes para que a rede funcione corretamente, também serão necessários dois armários para os servidores. E alguns dos componentes como: switches,  Acess Point, Roteadores, as tomadas de rede, os cabos par trançado UTP, conectores RJ45 e etc.

Após a compra dos matérias iremos fazer a montagem da rede, e configurar todos equipamentos necessários, desde os dispositivos conectados a rede até aos servidores.

A  empresa Pesquisa Certa é formada por 6 salas, cada uma com um setor específico.

Cinco salas contendo 10 hosts e uma contendo 5, cada host da sala estará conectado a um switch ( terá um switch para cada sala, tendo um total de seis switches), desses switches  será conectado a um Hub que passara o sinal aos dois servidores que ficarão em uma sala separada. Dos servidores estará conectado ao acesso a internet, e nos hubs serão ligados os Acess Point.

O objetivo do nosso projeto é implementar uma rede local de par trançado UTP com conectores RJ-45(VANTAGEM: utiliza um envoltório de folha metálica entre e em torno dos pares de fio e, internamente, entre as torções dos pares ”que é um ótimo isolamento para proteger os dados contra interferências, fazendo o STP suportar taxas de transmissões maiores,  ao longo de distancias maiores”.) 

  Utilizando o tipo de topologia ESTRELA

 Possui algumas vantagens como:

- Como o crescimento de hosts tem previsões de aumentar 20% em 4 anos, a topologia em estrela oferece maior facilidadade para implementação de dispositivos.

 - O gerenciamento é centralizado

 - A falha no cabo de conexão de um dispositivo não afetará a rede inteira.

FUNCIONAMENTO: Como a implementação envolverá 6 salas, 5 delas com 10 dispositivos e uma sala com 5 dispositivos, cada um deles será conectada a um switch, que esta ligado a um hub ligado no servidor. Um modem fica ligado ao servidor mantendo o acesso a internet, e os acess point(roteadores) ficam ligado ao hub que esta ligado no servidor.

Normatização de cabeamento estruturado EIA/TIA 568A-568B

Servidor de Aplicação : ERP

FUNCIONAMENTO:

servidores ERP são usadas para integrar aplicações diferentes e gestão de sistemas de agilizar negócios. Muitas áreas da atividade empresarial , como gerenciamento da cadeia de fabricação, fornecimento , recursos humanos, apoio à decisão e de distribuição, podem ser amarrados juntos com ERP . Um servidor de ERP conecta os sistemas existentes e os apresenta através de clientes em estações de trabalho , laptops e dispositivos móveis em toda a empresa .

VANTAGENS:

Um ERP servidor melhora a produtividade e desempenho , reunindo as aplicações de um aplicativos de negócios em uma única interface em tempo real. Todos os usuários serão capazes de trabalhar com os dados do sistema em tempo real , com um look- and-feel para todas as aplicações . Este processo reduz drasticamente a formação de sistemas e suporte . Um servidor de ERP consolida as ferramentas de gerenciamento de sistemas como o monitoramento e administração . ERP deve capacitar uma empresa em suas decisões estratégicas e táticas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (185.2 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com