TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INFRAESTRUTURA DE TI: REDES DE COMPUTADORES

Por:   •  3/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  345 Palavras (2 Páginas)  •  470 Visualizações

Página 1 de 2

5 INFRAESTRUTURA DE TI: REDES DE COMPUTADORES

5.1 As telecomunicações e a reinvenção do fluxo da informação

5.1.1 Impacto das redes de computadores na sociedade

Apesar de a indústria de informática ainda ser jovem em comparação a outros setores industriais, foi simplesmente espetacular o progresso que os computadores conheceram em um curto período de tempo. Durante as duas primeiras décadas de sua existência, os sistemas computacionais eram altamente centralizados, em geral instalados em uma grande sala com paredes de vidro, através das quais os visitantes podiam contemplar embevecidos aquela maravilha eletrônica. Um empresa de médio porte ou uma universidade contava apenas com um ou dois computadores, enquanto as grandes instituições tinham, no máximo, algumas dezenas. Era pura ficção científica a ideia de que, em apenas 20 anos, haveria milhões de computadores igualmente avançados do tamanho de um selo postal. A fusão dos computadores e das comunicações teve uma profunda influência na forma como os sistemas computacionais eram organizados. O conceito de “centro de computação” como uma sala com um grande computador ao qual os usuários levam seu trabalho para processamento agora está completamente obsoleto. O velho modelo de um único computador atendendo a todas as necessidades computacionais da organização foi substituído pelas chamadas redes de computadores, nas quais os trabalhos são realizados por um grande número de computadores separados, mas interconectados (TANENBAUM, 2011, p. 1).

Sem qualquer dúvida, as redes de computadores e as telecomunicações revolucionaram nas últimas duas décadas o uso da Tecnologia da Informação nas corporações. Desde o surgimento da internet, os processos de negócios não são mais os mesmos.

As redes criaram uma nova comunidade global, aproximando pessoas até então tão distantes. É possível, graças aos recursos que funcionam suportados pelas redes, manter amizades e relacionamentos com pessoas do outro lado do mundo, sem qualquer delay .

As telecomunicações impactaram muito na maneira como se prestam serviços. Um bom caso a ser citado é o modo como os bancos comerciais operam. Não há mais tanta necessidade de ter a prestação de serviço bancário presencial (a não ser fazer saques em dinheiro), porque por meio da internet é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (40.1 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com