TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA TELECOMUNICAÇÃO

Por:   •  27/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.862 Palavras (8 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA

TELECOMUNICAÇÃO

Acionamento de luz remoto para PcD

BRASÍLIA, DEZEMBRO 2019

DÉRICK LEMOS

GUILHERME PIMENTA RODRIGUES PEREIRA MATHEUS SENA

RAQUEL MAGALHÃES DE ARAÚJO

TELECOMUNICAÇÃO

Acionamento de luz remoto para PcD

Acionamento de luz remoto para PcD - trabalho apresentado como exigência para a aprovação na disciplina Telecomunicação, do 2º semestre letivo de 2019 referente ao curso de Ciência da Computação apresentado à Universidade Paulista - UNIP.

Orientadora: Elizete Costa

BRASÍLIA, DEZEMBRO 2019

RESUMO

A internet das coisas é um tema pautado pelas empresas de inovações. Embora tenha certa resistência por parte da população temer automação e robôs, desperta grande curiosidade por influenciar na rotina das pessoas.

Este Trabalho visa analisar e implementar um auxílio ao acionar luzes por meio remoto e como isso afeta na vida de pessoas com deficiência.

Palavras-chave: Luz, internet, deficiência, remoto.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 1

1.1 OBJETIVO GERAL 2

1.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 2

2 DESENVOLVIMENTO 2

2.1 VISÃO GERAL DO PROJETO 2

2.2 SOFTWARES UTILIZADOS3

2.3 LISTA DE MATERIAIS 6

2.4 PROCEDIMENTO GERAL DE MONTAGEM DO HARDWARE 12

2.4.1 Esquema Elétrico 12

2.5 PROCEDIMENTOS PARA DESENVOLVER APLICAÇÃO WEB 13

2.6 CRONOGRAMA 14

3 METODOLOGIA 14

CÓDIGO FONTE 15

REFERÊNCIAS 17

GLOSSÁRIO 19

1. INTRODUÇÃO

As tecnologias IoT estão transformando o cotidiano das pessoas e provocando uma verdadeira revolução na área da computação e da comunicação. [Atzori et al. 2010, Domingo 2012] Capaz de reunir e de transmitir dados a internet é uma extensão atual que possibilita que objetos do dia-a-dia, quaisquer que sejam, tenham a capacidade computacional e de se comunicar, se conectar à internet. A agência Research Company Gartner estima que 20,4 bilhões de dispositivos conectados estarão em uso em todo o mundo até 2020, um aumento de 31% em relação a 2016 [Gartner 2017].

Segundo OMS estima-se que mais de um bilhão de pessoas, cerca de 15% da população mundial, vivem com deficiências [World Health Organization 2018]. No Brasil, de acordo com os dados do Censo Demográfico de 2010, realizado pelo IBGE, 45,6 milhões de brasileiros declararam possuir pelo menos uma das deficiências investigadas (cognitiva, motora, visual ou auditiva), correspondendo a 23,9% da população [IBGE 2012].

Durante anos, o ritmo do avanço rápido da tecnologia muitas vezes deixou para trás pessoas com deficiência. Felizmente isso está mudando devido ao surgimento das novas tecnologias. Existem novos desenvolvimentos que melhorarão milhões de vidas. Além disso, o advento da IoT está na vanguarda desses avanços que prometem melhorar a acessibilidade para quem mais precisa.

O foco deste projeto é mostrar como a Internet das coisas pode afetar a vida dos brasileiros, um equipamento simples e considerado barato para facilitar a vida das pessoas, é o acionamento de luzes por controle remoto, utilizando transmissão de dados para poder controlar as lâmpadas, e por este motivo, optou-se por fazer um dispositivo autômato voltado para pessoas com deficiência, visto que, são meios de facilitação com o maior nível de atenção exclusiva.

1.1 OBJETIVO GERAL

Produzir um software em C++ utilizando a ferramenta Arduino IDE para o material NodeMCU (ESP8266) relacionado ao acionamento remoto de luzes. Objetivando auxiliar na rotina de pessoas com deficiência.

1.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

▪ Elaborar e definir escopo do projeto

▪ Elaborar esquema elétrico

▪ Desenvolver software

▪ Realizar Test Driven Development e Quality Code

▪ Implementar a solução

2. Desenvolvimeto

2.1 VISÃO GERAL DO PROJETO

O sistema foi desenvolvido para a placa ESP8266 NodeMCU, que permite uma conexão do usuário utilizando Wi-Fi, direto com a placa, enviando os dados dos pinos utilizados e das ações a serem tomadas após enviado o comando.

Para a interface entre o usuário e a placa, utilizou-se o software MQTT como biblioteca para possibilitar essa integração, nele configurou-se uma página em HTML/CSS, para orientar os eventos ao pressionar os botões indicados na mesma.

Logo foi realizado o projeto a partir do ponto em que se viu uma necessidade de atender a um público que possui dificuldades, limitações até mesmo nas coisas mais simples de sua rotina, como alcançar o interruptor do quarto para acender a luz.

2.2 SOFTWARES UTILIZADOS: Arduino IDE

Figura 1 – Representação do Arduíno IDE

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (65 Kb)   docx (19.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com