TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNIVERSIDADE PAULISTA INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA

Por:   •  1/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.535 Palavras (7 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE PAULISTA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA

ENGENHARIA CIVIL

ANA LUIZA DE OLIVEIRA SILVA

VISITA TÉCNICA MARCAÇÃO DE OBRA- GABARITO

        

ASSIS/SP

 2019

ANA LUIZA DE OLIVEIRA SILVA RA: B645DD-5

VISITA TÉCNICA MARCAÇÃO DE OBRA- GABARITO

Relatório de atividades complementares – trabalho apresentado como exigência para a aprovação na disciplina de Atividades Complementares, do segundo semestre letivo de 2019, do curso de Engenharia Civil, da Universidade Paulista, sob orientação do Coordenador do curso.

ASSIS/SP

2019

LISTA DE FIGURAS

Figura 1: Fachada da Edificação        11

Figura 2: Modelagem 3D        11

LISTA DE IMAGENS

Imagem 1: Gabarito        9

Imagem 2: Marcação da obra com piquetes        12

Imagem 3: Bora fora de terra        13

Imagem 4: Disposição do terreno e marcação da obra                 14

Imagem 5: Perfuração da estaca tipo broca        15

Imagem 6: Broca executada        16

Imagem 7: Ferragem para montagem da viga baldrame        17

Imagem 8: Aluna na Visita Técnica        18

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        6

1.1. OBJETIVO GERAL        7

1.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS        7

1.3. JUSTIFICATIVA        7

1.4. METODOLOGIA        7

2. INFRAESTRUTURA        8

3. MARCAÇÃO DE OBRA        9

3. VISITA TÉCNICA        10

4. CONCLUSÃO        19

5. BIBLIOGRAFIA        20

1. INTRODUÇÃO

Para dar inicio a uma construção, inicialmente é necessária que seja feito um estudo e após serviços de sondagens e determinado o tipo de solo, é dimensionada a fundação para este mesmo solo. Com os resultados das sondagens, de grandeza e natureza das cargas estruturais e conhecendo as condições de estabilidade, fundações, das construções vizinhas, o engenheiro habilitado, pode proceder a escolha do tipo de fundação mais adequada, técnica e economicamente. O estudo é conduzido inicialmente, pela verificação da possibilidade do emprego de fundações diretas. Mesmo sendo viável a adoção das fundações diretas é aconselhável comparar o seu custo com o de uma fundação indireta. E finalmente, verificando a impossibilidade da execução das fundações diretas, estuda-se o tipo de fundação profunda mais adequada.

A execução dos serviços de fundações deve ser feita por empresas legalmente habilitadas com profissional (da área da construção civil), responsável, legalmente habilitado.

Com base nos estudos e definições técnicas, seguidas da locação da obra e aferição, os serviços de fundações podem ser iniciados. Assim, a locação da obra e estacas fazem parte da infraestrutura, processo essencial para a construção da superestrutura.

1.1. OBJETIVO GERAL

Relatar o conhecimento adquirido na visita técnica sobre marcação de obra e fundação profunda no inicio de uma construção residencial.

1.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Descrever as técnicas utilizadas pela empresa que foi feita a visita, o tipo de fundação em execução, processos em aspectos gerais como cumprimento das normas estabelecidas e dos equipamentos e processos construtivos utilizados.

1.3. JUSTIFICATIVA

O motivo do trabalho foi explicar os métodos utilizados para marcação de uma obra do tipo residencial, a escolha da infraestrutura e como é feita a fundação profunda.

1.4. METODOLOGIA

Descrever como é feita a infraestrutura de uma obra com base na visita técnica durante as primeiras etapas de construção de uma residência unifamiliar, o conceito e na prática a marcação da obra.

2. INFRAESTRUTURA

Infraestrutura de uma obra pode ser definida como um conjunto de elementos estruturais que enquadram e suportam toda uma estrutura. O termo possui diversas acepções em diferentes campos, mas o mais comum é o referente aos sistemas construção de uma cidade ou região.

A primeira e fundamental fase para uma boa execução de qualquer obra é a infraestrutura. Para executar corretamente a infraestrutura deve contar com um Engenheiro Civil para elaboração do projeto e com profissionais competentes e com uma equipe especializada e treinada para executar o trabalho de maneira rápida e eficiente para proporcionar ao cliente segurança, qualidade e o melhor custo benefício na implantação da infraestrutura de seu projeto.

Existem dois tipos de fundações que são utilizadas na infraestrutura: Fundação direta e indireta. A fundação direta é assentada nas primeiras camadas do solo (em média até 2 m), e a fundação profunda nas camadas mais profundas do solo, em virtude da resistência só ser alcançada em camadas de 10 m ou mais.

Um dos elementos da fundação profunda mais importante são as estacas,

na qual são executadas inteiramente por equipamentos ou ferramentas, sem que, em qualquer fase de sua execução, haja descida de operário. Os materiais empregados podem ser: madeira, aço, concreto pré-moldado, concreto moldado in situ ou mistos.

As estacas recebem esforços axiais de compressão. Esses esforços são

resistidos pela reação exercida pelo terreno sobre sua ponta e pelo atrito entre as paredes laterais da estaca e o terreno. Nas estacas prancha além dos esforços axiais temos o empuxo lateral (esforços horizontais).

Para receber a fundação resumem-se em limpeza do terreno, ou seja, a retirada completa do material orgânico para que não faça parte da sub-base da obra e o aterro compactado onde todo o aterro foi executado seguindo normas técnicas especificas, todos os serviços de terraplanagem foram executados mecanicamente, será executado muro de arrimo em três divisas do terreno, em alvenaria estrutural.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (1.5 Mb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com