TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTERAÇÃO POSITIVA: NATUREZA E TECNOLOGIA

Por:   •  14/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  6.039 Palavras (25 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 25

UNIVERSIDADE PAULISTA EaD

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia

INTERAÇÃO POSITIVA: NATUREZA E TECNOLOGIA

IPORÁ-GO

2020

UNIVERSIDADE PAULISTA EaD

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia

INTERAÇÃO POSITIVA: NATUREZA E TECNOLOGIA

Nome(s) completo(s) do(s) aluno(s): HINGRIDY MIRKAYLLA SANTOS SILVA

RA(s): 2040722

Curso: ANÁLISE EM DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

Semestre: 1º SEMESTRE

Orientador: Antônio Palmeira

        

IPORÁ-GO

2020

RESUMO

A dissertação a seguir trata-se de uma pesquisa que busca investigar as formas de apropriação estabelecidas nos parques urbanos – Parque Ibirapuera – pelas práticas de lazer e turismo coligadas ao uso da tecnologia sustentável. Os parques urbanos são espaços públicos bastante representativos na socialização da cidade, por oferecer diversas atividades – esportivas, culturais, artísticas, educativas e ambientais - capazes de estabelecer relações sociais entre os citadinos e representam espaços com presença da natureza que propiciam a contemplação/fruição no meio urbano. E quando relacionamos tudo isso com a tecnologia consciente – que não interfere na paz buscada na natureza e o mais importante não interfere nos “bons cuidados” para com a mesma – poderemos ter mais conhecimento do que buscamos nesses locais e também maior aproveitamento do local. Por conseguinte, a discussão da dissertação tem o objetivo de apresentar os parques urbanos como espaços que se transformam em lugares de natureza para aqueles que os frequentam, inscrevendo/intensificando na cidade a presença da natureza e a (re)significação dessa experiência junto a tecnologia, mediante as práticas de lazer e turismo, transformando a relação do habitante com a cidade e com a vida que a anima.

 

Palavras-chave: Parque urbano. Natureza. Lazer. Paisagem. Tecnologia sustentável.

Abstract


The following dissertation is a research that seeks to investigate the forms of appropriation established in urban parks - Parque Ibirapuera - for leisure and citizen tourism practices linked to the use of sustainable technology. Urban parks are very representative public spaces in the socialization of the city, as they offer various activities - sports, cultural, artistic, educational and environmental - capable of establishing social relationships between city dwellers and representing spaces with the presence of nature that provide contemplation / enjoyment in the city. urban environment. And when we relate all of this to conscious technology - which does not interfere with the peace sought in nature and most importantly does not interfere with “good care” for it - we may have more knowledge of what we seek in these places and also greater use of the place. Therefore, the discussion of the dissertation aims to present urban parks as spaces that become places of nature for those who frequent them, inscribing / intensifying in the city the presence of nature and the (re) significance of this experience with technology , through leisure and citizen tourism practices, transforming the inhabitant's relationship with the city and the life that animates it.  

 Keywords: Urban park. Nature. Recreation. Landscape. Sustainable technology.

Sumário

1. INTRODUÇÃO -----------------------------------------------------------------------------------6

2. PARQUES URBANOS BRASILEIROS -----------------------------------------------------8

  2.1. A ORIGEM DOS PARQUES URBANOS--------------------------------------------------8

  2.1.1. Distribuição dos Parques Urbanos no Brasil----------------------------------------------10

  2.2. VISITAÇÕES------------------------------------------------------------------------------------11

  2.3. RELAÇÃO ENTRE OS PARQUES URBANOS/NATUREZA E O HOMEM--------11

  2.4. PARQUES URBANOS/NATUREZA X SAÚDE------------------------------------------12

  2.5. VOCÊ SABIA?----------------------------------------------------------------------------------13

3. TECNOLOGIA X SUSTENTABILIDADE--------------------------------------------------15

3.1. “PARQUE IBIRAPUERA 2.0”: A INOVAÇÃO TECNOLOGICA NO LAZER-------16

4. PARQUE IBIRAPUERA: ESPAÇO DE NATUREZA, PRÁTICAS DE LAZER E TURISMO----------------------------------------------------------------------------------------------17

5. CONCLUSÃO--------------------------------------------------------------------------------------19

6. REFERÊNCIAS------------------------------------------------------------------------------------20

Introdução

        A presente dissertação trata das práticas de lazer e turismo nos Parques Urbanos de forma sustentável e com suportes tecnológicos, abordando o seguinte tema: Parques urbanos, a natureza na cidade e a tecnologia na natureza: práticas de lazer e turismo.

        Desse modo, ao estudar os parques urbanos, nota-se que as cidades (metrópole ou interior) contam com espaços de lazer que quebram com a barreira do cotidiano, tornando-se fonte de equilíbrio para a qualidade de vida de seus moradores. Além das práticas de lazer, os parques urbanos são representativos no meio urbano, devido à presença da natureza que ajuda na mitigação da poluição do ar, dos efeitos de impermeabilização do solo e regulam o microclima, além de abrigar espécies da fauna e da flora no meio urbano.

         Dentre todos existentes escolheremos um para representar o todo, um parque bem conhecido devido sua proporção e catálogo de atividades disponíveis, Parque Ibirapuera, a escolha desse parque se deu pelo fato de estar localizado em uma região bem desenvolvida do País. Ressalta, ainda, que o parque urbano Ibirapuera é um espaço importante para São Paulo, tanto por ser espaço público representativos para o lazer da população quanto por representarem a presença da natureza na cidade. São Paulo possui um total de 113 parques – sendo 106 parques de área verde mantido pela prefeitura e nove unidades mantidos pelo governo -, os parques urbanos propiciam práticas sócio espaciais que transformam a relação dos habitantes com a cidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.6 Kb)   pdf (1.2 Mb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com