TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias

Por:   •  7/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  809 Palavras (4 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE IMES MERCOSUR

GESTÃO COMERCIAL

MANOEL GOMES SORES

PROJETO INTEGRADOR I

1° PERÍODO

POTÉ-MG

2020

FACULDADE IMES MERCOSUR

GESTÃO COMERCIAL

MANOEL GOMES SORES

PROJETO INTEGRADOR I

                       1° PERÍODO

                                                                                                                                    Trabalho apresentado à Faculdade IMES MERCOSUR como parte das exigências,  Trabalho final  de conclusão do 1° período do curso de Gestão Comercial à distância -EAD. 

POTÉ-MG

2020

  1. Afinal, o que aconteceu e está acontecendo com a empresa?

Aconteceu que a empresa começou a passar por crises financeiras, o pai o Senhor Ricardo no início era um comerciante experiente e bem sucedido, administrava com inteligência mas, continuava com ideias de um comerciante tradicional, começou a competir com o mercado que cada dia está mais inovado e atualizado. Ele não estava preparado para acompanhar a modernidade da era digital mas, os filhos chegaram com novas ideias e teorias de administração de uma forma mais organizada mais planejada, para dirigir e controlar a empresa. Estava tendo uma grande divergência entre o pai que possuía prática mas de uma forma mais tradicional e os filhos que possuía ideias mais modernas e tecnológicas. Sabemos que é preciso olhar para o futuro e tomar decisões no presente, é preciso unir a teoria e a prática no mercado de trabalho.

    2-Quem deve liderar a empresa? Justifique sua resposta.

Líder está associado à capacidade de influenciar e orientar outras pessoas, ser líder é uma escolha, não é uma posição, é saber despertar nos colaboradores o entusiasmo, pra fazer o que tem que ser feito. É saber orientar com inteligência, é olhar para o futuro e tomar decisões no presente, é planejar, organizar e controlar uma empresa. É inovar as ideias a cada dia, é atualizar e acompanhar as novas tecnologias no mercado. Assim, a pessoa indicada no momento para liderar, seria os filhos em parceria com o pai que já possui toda prática e experiência ao longo dos anos.

     3-Quais e como as mudanças impactaram a realidade da empresa?

Com a era da globalização e da revolução digital e, com a chegada das grandes empresas multinacionais de material esportivo, a competição tornou-se extremamente acirrada. Com grande poder de compra e fornecedores de baixo custo, agressivas na oferta de patrocínios para as equipes esportivas e extremamente preocupadas com a competitividade, essas empresas passaram a moldar o mercado segundo seus interesses. Esse movimento coincidiu com a evolução da tecnologia nas fibras para tecelagem, que a empresa de Ricardo comprava de fornecedores multinacionais. Em adição, as vendas online também foram crescendo com o maior acesso à internet e diminuição do receio dos consumidores em realizar suas compras de forma virtual, o que a empresa acabou negligenciando e entendendo como um modismo passageiro. Assim, Ricardo foi obrigado a fazer grandes inovações em seu parque industrial para acompanhar a evolução da tecnologia e os novos padrões criados pela abertura do mercado. Exigindo grandes investimentos, essas inovações obrigaram-no a procurar financiamento, o que deixou a empresa em situação financeira delicada. No final da última década, grande parte da receita estava comprometida com o pagamento de juros. A recente crise econômica e a alta do dólar contribuíram para tornar a situação ainda mais difícil no mercado interno, embora tivesse facilitado a exportação, que a empresa fazia em pequena escala. Em paralelo, havia grande indecisão, quanto ao rumo a ser adotado em relação aos pontos comerciais e em como lidar com o crescimento do comércio eletrônico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (88.2 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com