TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Implantação de Sistemas Para Saude

Por:   •  17/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.452 Palavras (10 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 5][pic 6][pic 7][pic 8][pic 9]


     SUMÁRIO

  • Introdução................................................. 2
  • A) Contexto................................................ 3
  • B) Captura e Atualização............................ 5
  • C) Serviço.................................................. 10
  • D) Público alvo.......................................... 11
  • E) Apresentação do Serviço...................... 11
  • F) Extra...................................................... 12          


Otimização da distribuição de informações.

 Upas, Hospitais Públicos e postos de saúde[pic 10]

O conceito de redes de atenção à saúde

“As redes de atenção à saúde são organizações de conjuntos de serviços de saúde, vinculados entre si, por objetivos comuns e por uma ação cooperativa e interdependente, que permitem ofertar uma atenção contínua e integral a determinada população, coordenada pela atenção primária à saúde. Prestada no tempo certo, no lugar certo, com o custo certo, com a qualidade certa e de forma humanizada, e com responsabilidades sanitárias e econômicas por esta população.”¹

Dessa definição, emergem os conteúdos básicos das redes de atenção à saúde: apresentam missão e objetivos comuns; intercambiam constantemente seus recursos; implicam um contínuo de atenção nos níveis primário, secundário e terciário; convocam uma atenção integral com intervenções promocionais, preventivas, curativas, cuidadoras, reabilitadoras e paliativas; funcionam sob coordenação da atenção primária à saúde; prestam atenção oportuna, em tempos e lugares certos, de forma eficiente e ofertando serviços seguros e efetivos, em consonância com as evidências disponíveis; focam-se no ciclo completo de atenção a uma condição de saúde; têm responsabilidades sanitárias e econômicas inequívocas por sua população; e geram valor para a sua população.¹

Analisando todos os conceitos acima destacados, podemos observar a importância desses métodos para a manutenção da saúde dos cidadãos.  No viés público, é fundamental que além desse processo ser rigidamente cumprido, a população tenha o conhecimento de como usufruir de seus direitos de saúde, defendidos pelo governo. Baseado nesse ideal, trazemos meios de colher essa informação e repassar aos que necessitam.

Atenção Primária, Secundária e Terciária

  1. CONTEXTO:        

Primeiramente, o desafio é encontrar quais são os pontos chaves do tipo de atendimento da atenção primária; quais informações são relevantes para serem trabalhadas. Como dito acima, no texto lateral, o principal foco da atenção primária é a realização de procedimentos básicos (exames, vacinação, curativos, consultas). Percebendo isso, informações que são importantes de ser obtidas são: o horário de funcionamento, o endereço, quais tipos de atendimento o posto oferece, os dias em que os médicos de determinada área trabalham, quais exames podem ser feitos no próprio posto sem precisar de encaminhamento.

 Por quê essas informações são importantes?

        Porque com essas informações, a pessoa que necessita de atendimento, pode excluir as opções que não oferecem o que de fato ela precisa. Exemplo: A pessoa precisa fazer um hemograma, porém o médico que prescreve o exame e indica para uma clínica que faça o mesmo, não se encontra naquele horário que o paciente foi.  Logo o paciente perdeu tempo de locomoção e talvez até tenha tido custos. Então faz-se necessário que o usuário com urgência de informação exata, obtenha a mesma.

        Para a atenção secundária, assim como na primária, é importante termos informações do tipo: horário de funcionamento, endereço, as especialidades disponíveis, os plantões dos médicos, saber se a emergência está em pleno funcionamento, saber a lotação do hospital, entre tantas outras informações.

Por quê essas informações são importantes?

        Porque baseado nessas informações, o possível paciente, pode selecionar o hospital/Upa mais próximo, que tenha disponível no dia, o médico que necessita, sabendo em média quanto tempo terá que esperar pelo atendimento. Isso tudo é tempo ganho, para o paciente e para o hospital. Imagine, uma pessoa vai ao hospital, necessitando de atendimento relacionado à emergência e o hospital não está com essa ala disponível. Olha o constrangimento para ambos os lados, o paciente fica sem atendimento, perde um dia de trabalho, perde tempo e tem que ir procurar outro hospital; O hospital perde tempo na recepção desse paciente que vai acabar não sendo atendido, vai passar pelo constrangimento de não poder ajudar o paciente e ainda vai precisar entrar em contato com outros hospitais para pode encaminhar a pessoa. Tudo isso aconteceu por que? Porque não houve trafego de informações para que o paciente ficasse ciente de onde ir e saber com que rapidez ele seria atendido. Por conta desses motivos, é importante que tenhamos essas informações disponíveis ao público.

                                                                           [pic 11]

Sem informação é isso que acontece.

             

Já no terceiro nível de atenção, estão os hospitais de grande porte (Instituto Nacional de Câncer (INCA), Hospital de clínicas de Porto Alegre (HCPA-RS)), e sendo de grande porte têm uma tecnologia mais avançada, e mais médicos com habilidades específicas. Nesse caso, o importante para se ter noção sobre esses hospitais e seus atendimentos são, além dos conteúdos já abordados nos outros dois níveis, quais médicos especialistas eles têm, quais dias eles estão lá para atendimento, como marcar uma cirurgia ou consulta, como funciona em geral o hospital.

Hospital de Clínicas de Porto Alegre.[pic 12]

(HCPA – RS)

[pic 13]

Instituto Nacional de Câncer  

(INCA - RJ)

  1. COMO CAPTURAR E ATUALIZAR ESSAS INFORMAÇÕES

Queremos então extrair diariamente as informações relevantes para colocar num documento local. Vamos analisar de quais mídias informativas vamos retirar os conteúdos de importância para o leitor.

A primeira ideia é buscar nos sites das prefeituras de cada município informações sobre os postos de saúde, upas e hospitais. Nele retiramos informações como: endereço, horário de funcionamento e o telefone. Pesquisando um pouco mais profundamente, percebemos que a prefeitura de poucos municípios tem um site onde fornecem informações do posto mais próximo e qual rota o cidadão deve fazer para chegar mais rápido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)   pdf (932.6 Kb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com