TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância da integração das TIC na educação

Artigo: Importância da integração das TIC na educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2014  •  Artigo  •  595 Palavras (3 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 3

Curso: LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO

Disciplina: INFORMÁTICA NA EDUCÇÃO

Tutora: RA: 1138311

Aluno (a): Turma: DGLC1401GERD

Unidade: CICLO DE ESTUDO 2 - 3ª SEMANA

Baseado em varias pesquisas, ainda há uma grande deficiência na capacitação na formação das professoras entrevistadas estão diretamente ligadas ao não uso ou ao pouco uso das TICs na educação principalmente nas cidades pequenas ou de interior que as TICs são implantadas. Podemos identificar que durante a graduação os professores, não tiveram nenhuma disciplina que as ensinasse a utilizar as TICs e a associá-las aos diferentes conteúdos ou que pelo menos as incentivasse a usá-las dentro das salas de aula hoje em dia.

O Ministério da Educação vem apresentando propostas para mais a inclusão digital na rede pública de ensino com alguns programas como Proinfo, ( Programa Nacional de Informática na Educação) UCA ( Um computador por Aluno) etc. Visando proporcionar uma formação continuada ou até mesmo para incentivar os professores a fazer usos da tecnologia dentro de sala de aula a mídia vem apoiando os professores por meios de canais como TV Escola um canal do MEC que capacita , aperfeiçoa e atualiza educadores da rede publica e particular a integrar as TICs no ensino dentro do âmbito escolar.

O gestor das escolas publica e particulares apontam grande importância da inserção das novas TICs na educação e destacam alguns pontos fundamentais, como: “sensibilizar os agentes escolares, preparar o professor, equipar a escola tanto na infraestrutura ambiente como infraestrutura material, ajustar o funcionamento das atividades escolares”.

A utilização devidamente planejada e adequada pode viabilizar e favorecer o desenvolvimento e aprendizado do aluno com necessidade educacional especial, e ainda pode contribuir no seu processo de inclusão no contexto da escola regular.

Os professores precisam dotar as sala de aula e os demais espaços pedagógicos de recursos variados, propiciando atividades flexíveis, abrangentes em seus objetivos e conteúdos, nas quais os alunos se encaixam, ou seja, as TICs são recursos altamente atrativos, instigantes e estimulantes para que o aprendizado dos alunos inclusos consiga inserir-se sem traumas nas escolas regulares, inclusive favorecendo a cooperatividade.

O computador significa para o deficiente físico um caderno eletrônico; para o deficiente auditivo, a ponte entre o concreto e o abstrato; para o deficiente visual, o integrador de conhecimentos; para o autista, o mediador da interação com a realidade; e, para o deficiente mental, um objeto desafiador de suas capacidades intelectuais, mas hoje não só o computador, mas as diversas mídias existem para poder promover situações de aprendizagem que favoreçam a construção do conhecimento de forma mais atrativa significativa, participativa e colaborativa tanto para os alunos regulares como para aqueles com necessidades educacionais especiais. Ao meio escolar as tecnologias para deficientes educacionais são vista mais nas grandes cidades, hoje são as grandes cidades que tem condições o suficiente para adequar uma escola de ensino regular para quaisquer tipos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com