TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TIC E Ensino

Artigo: TIC E Ensino. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  301 Palavras (2 Páginas)  •  444 Visualizações

Página 1 de 2

As TIC no ensino Os jogos são utilizados como recurso educativo desde a Antiguidade, porém somente na metade do século XX despertou o interesse pela possibilidade de introduzi-los no ambiente escolar. E desde então, não se deixou de discutir e estudar o planejamento mais apropriado para sua utilização pedagógica; é o que Roberto Sánchez Gómez e Victor Peres Samaniego relatam em Murcia (2005) apud. E Manoel O.de Moura reafirma em Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a Educação (1999, p. 75) apud, Leonardo Milioli Mangili.

Os jogos podem se tornarem grandes aliados no aprendizado do aluno. Pois o mesmo proporciona a motivação o que possibilita uma prática eficaz e produtiva no que se está aprendendo. Pois “até o mais simples dos jogos proporcionam certa habilidades de conhecimentos e competências para executa-lo”.

Os jogos matemáticos, sendo uma metodologia bastante usual nas escolas publicas hoje em dia, fruto de muitas pesquisas que apoiam essa ideia.

A utilização dos jogos como metodologia para o ensino e aprendizagem na sala de aula, vem acontecendo de forma lenta, pois os alunos precisam de tempo para se acostumar às novas metodologias. Torna-se necessário que o professor seja um mediador da construção da aprendizagem quando utilizá-los, pois deve ser criado um ambiente onde os alunos devem criar, ousar, desafiar e comprovar. Segundo Grando (2000, p.28):

“O professor de Matemática se apresenta como um dos grandes responsáveis pelas atividades a serem desenvolvidas em sala de aula”. Portanto qualquer mudança necessária a ser realizada no processo ensino-aprendizagem da matemática estará sempre vinculada à ação transformadora do professor

O objetivo deste estudo é identificar as formas de inserção dos jogos como recurso para aprendizagem em matemática. O estudo bibliográfico será sendo baseado nas contribuições teóricas de vários autores, em artigos, dissertações e teses, sobre as formas de utilização dos jogos matemáticos em sala de aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com