TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Informática E Suas Definições

Resenha: Informática E Suas Definições. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2014  •  Resenha  •  540 Palavras (3 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 3

Hardware

O hardware, circuitaria, material ou ferramental é a parte física do computador, ou seja, é o conjunto de componentes eletrônicos, circuitos integrados e placas, que se comunicam através de barramentos.

Software

Software, logiciário ou suporte lógico é uma seqüência de instruções a serem seguidas e/ou executadas, na manipulação, redirecionamento ou modificação de um dado/informação ou acontecimento. Software também é o nome dado ao comportamento exibido por essa seqüência de instruções quando executada em um computador ou máquina semelhante. Software também é um produto e é desenvolvido pela Engenharia de software, e inclui não só o programa de computador propriamente dito, mas também manuais e especificações. Para fins contábeis e financeiros, o Software é considerado um bem de capital.

Dispositivos de entrada / Saída

Os dispositivos de entrada e saída são também denominados periféricos. Eles permitem a interação do processador com o homem, possibilitando a entrada e/ou a saída de dados.

Os principais dispositivos de entrada de informações são: teclado, mouse, drive de CD / DVD-ROM, pen drive, scanner, microfone, joystick, câmera filmadora, câmera digital, tela sensível ao toque, mesa gráfica e caneta ótica.

Os principais dispositivos de saída de informações são: monitor de vídeo, drive de CD-ROM, caixa de som, impressora, sensores (movimento, temperatura etc) e óculos (para realidade virtual).

Os principais dispositivos tanto de entrada como de saída de informações são: modem, drive de disquete, gravador de CD / DVD e disco rígido.

Sistema operacional características

Podemos dizer sem receio que um computador sem Software não passa de peso para papel. Talvez a prova mais evidente nos dias atuais é o sucesso nos sistemas operacionais da Microsoft Corp. O grande motivo deste sucesso, apesar de muitas pessoas de renome afirmar que os sistemas operacionais da Microsoft não são tecnicamente bons, deve-se à enorme quantidade de software disponível para estes sistemas operacionais. Mas afinal, se é importante para as pessoas a existência de bons softwares que ajudem nos seus trabalhos, como pode o sistema operacional influenciar na qualidade na disponibilidade de tais softwares?

Para responder esta pergunta, precisamos definir o que é um sistema operacional. Ele nada mais é do que um programa de computador, que após o processo de inicialização (boot) da máquina, é o primeiro a ser carregado, e que possui duas tarefas básicas:

•gerenciar os recursos de hardware de forma que sejam utilizados da melhor forma possível, ou seja, “tirar” o máximo proveito da máquina fazendo com que seus componentes estejam à maior parte do tempo ocupado com tarefas existentes; e

•Prover funções básicas para que programas de computador possam ser escritos com maior facilidade, de modo que os programas não precisem conhecer detalhes da máquina para poderem funcionar.

Redes de computadores

São estruturas físicas (equipamentos) e lógicas (programas, protocolos) que permitem que dois ou mais computadores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com