TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Instalação e Manutenção de computadores

Por:   •  22/3/2017  •  Projeto de pesquisa  •  813 Palavras (4 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Instalação e manutenção de computadores

Noções de segurança, instalação elétrica e aterramento

Matheus Henrique C. da Silva

Professor: Leandro

 

1ºIT

São Paulo

Março/2017

[pic 2]

Matheus Henrique C. da Silva

Noções de segurança, instalação elétrica e aterramento

                                                                Trabalho de IMC, apresentado no curso técnico de informática.

 

Professor: Leandro

São Paulo

Março/2017

Sumário

Introdução...............................................................................................01

Desenvolvimento....................................................................................02

Referências bibliográficas.....................................................................05

Introdução

A instalação elétrica é uma das etapas mais importantes da construção de um local. Uma instalação elétrica malfeita pode acabar gerando despesas futuras e até acidentes. A eletricidade quando mal empregada, traz alguns perigos como choques, e ás vezes fatais, e os circuitos, causadores de tantos incêndios.

Infra-Estrutura

  1. Sempre que possível, a trajetória dos cabos deverá seguir a estrutura lógica das edificações assim todas as transposições por paredes devem estar protegidas por tubulação;
  2. Todas as manobras dos dutos deverão ser feitas em ângulos de 90B;
  3. A taxa de ocupação dos tubos ou dutos deve estar na faixa de 30~40% em área;
  4. Respeite os raios mínimos de curvatura dos cabos;
  5. Não utilizar duto de diâmetro menor que ¾" de bitola comercial;
  6. Instale as tomadas a um mínimo de 30 cm de altura com relação ao contrapiso;
  7. Se possível, aterre a infra-estrutura da rede elétrica no caso desta ser metálica;
  8. Para casos onde se tenha que desviar o caminho de um duto devido a existência de colunas, por exemplo, não fazê-lo por meio de curvas tipo "S" no duto mas sim utilizando caixas de passagem ou conduletes do mesmo material da infra-estrutura – preferencialmente metálica. Evite ter mais de duas curvas entre duas caixas de passagem. 

Cabeação elétrica

  1. Utilize um aterramento adequado (max.:5 ohms);
  2. No caso de haver variações de tensão superior a 5% da nominal, utilize um estabilizador de fabricante idôneo, que mantenha o esquema de Fase-Neutro-Terra da figura acima e que preferencialmente seja do tipo isolador para melhor proteção;
  3. No caso de necessidade do uso de no-break, certifique-se que além das recomendações do item 2 acima, o mesmo forneça uma forma de onda senoidal e preferencialmente seja do tipo on-line. Verifique se as baterias são do tipo seladas para evitar acúmulo de gases no local e corroção de placas e componentes eletrônicos.
  4. Para locais sujeitos a média e alta incidência de raios ou descargas elétricas, utilizar um filtro de linha apropriado (profissional) aumentará a confiabilidade da rede e protegerá o estabilizador e no-break se for o caso;
  5. Para os circuitos dos equipamentos da rede, procure dividi-los de modo que a carga máxima de cada circuito independente seja de no máximo 2kva;
  6. Identifique e padronize as cores dos cabos de alimentação conforme o uso – Neutro, Fase ou Terra.
  7. Procure não utilizar tomadas do tipo 2P+T universal, utilize somente 2P (chato)+T(redondo) para inibir o uso destas para outros aparelhos.
  8. A tensão Neutro-Terra não deve ultrapassar 1% (um por cento) da tensão nominal da rede (no caso de 127 V, o máximo é de 1,27 V e para 220 V, o máximo de 2,2 V);
  9. Nunca inverter as posições Neutro e Fase (seguir sempre o esquema acima);
  10. Nunca misturar tensões na rede. Padronize uma tensão, seja 127 v ou 220 v e use-a para todos os equipamentos que compõe a rede como microcomputadores, servidores, hubs, monitores, impressoras, servidores de terminais, terminais, modens, etc.
  11. O terra deve ser único para toda a rede (Se houver várias hastes ou vários blocos de aterramento, estes devem estar interligados de modo a fornecer um valor único para todos os equipamentos da rede).
  12. Utilize circuitos de alimentação independentes para os equipamentos da rede e outros equipamentos tais como ventiladores, rádios, máquinas de escrever, de calcular, retro-projetores, etc.

 

Proteção:

  1. Os equipamentos deverão estar protegidos por disjuntor com valor adequado de corrente.O disjuntor deverá estar instalado em quadro elétrico ou caixa apropriada, que deverá ser firmemente fixado à parede ou divisória (existem caixas que possuem espaço próprio para 1 disjuntor e 1 tomada tripolar).

Tomadas:

  1. É recomendado o uso de tomadas do tipo tripolar (2 Pólos/chato + Terra/redondo). É vedado qualquer tipo de adaptação para tomadas que não possuam pino terra.As tomadas deverão, sempre, estar instaladas em caixas apropriadas que não permitam que os seus pólos (da tomada) fiquem expostos.As caixas poderão ser do tipo sobreposta ou de embutir, sendo que as caixas sobrepostas deverão estar firmemente fixadas à parede, piso ou divisória.

Fiação:

  1. A fiação deverá ser de, no mínimo, bitola 1,5mm2.Toda a fiação deverá ser conduzida por canaletas ou eletrodutos firmemente fixados às paredes, divisórias ou piso.

Aterramento:

Todas as tomadas deverão estar conectadas ao aterramento. O valor da resistência de aterramento, obtido com o uso do "Terrômetro", deverá ser menor ou igual a 5 ohms.

Referências bibliográficas

http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAb9EAF/instalacao-manutencao-eletrica

http://www.ebah.com.br/content/ABAAABAqoAB/aterramento-instalacoes-eletricas-equipamentos-informatica

http://www.ufjf.br/flavio_gomes/files/2011/03/Material_Curso_Instalacoes_I.pdf

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (169.3 Kb)   docx (86.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com