TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inteligencia Artificial

Por:   •  28/4/2015  •  Exam  •  417 Palavras (2 Páginas)  •  622 Visualizações

Página 1 de 2

Curso: Sistemas de Informação
Disciplina: Inteligência Artificial
Aluno: Luiz Paulo L. B. Frederico
         Luiz Fellype

Questão 1. Dada seguinte informação:

“Um Fiat é um tipo de automóvel. César possui dois automóveis. César estaciona seu automóvel em casa. A casa dele é no Acre, que é um estado. Rio branco é a capital do Acre. Automóveis circulam em rodovias, tais como a BR-364 e AC-040.”


a) Converta essa informação para representação por meio de uma rede semântica.

[pic 1]



b) Faça o mesmo com uma representação baseada em quadros.

[pic 2]



Questão 2. Escreva algumas linhas, baseado no que foi visto em aula, sobre as fronteiras (limites) da IA (expectativas erradas, sensacionalismo, inteligência racional x emocional, etc.).

Primeiramente precisamos entender o que é a IA e para que ela serve. De uma forma resumida, a IA é uma ciência que visa representar a inteligência humana através de símbolos (programação) e conseguir utilizar isso para auxiliar os seres humanos.

Quando falamos de IA para uma pessoa leiga no assunto, logo ela pensa em robôs humanoides e seus riscos para a humanidade, um pensamento extremo que até seria possível, porém quase impossível, pois quem não conhece acredita que é muito fácil fazer com que algo consiga gerar conhecimento por si próprio e através dele, tomar decisões sozinhas de forma livre. E assim, quando a IA chegar (se chegar) nesse nível de aplicação, considero que seria o “Limite da IA”.

Questão 3. Discuta a afirmativa “Um sistema computacional inteligente é diferente de um ser humano inteligente.”

A inteligência do ser humano é superior a de um computador. Primeiramente, nós inserimos a inteligência na maquina, ou seja, ela sempre será inferior. A nossa forma de adquirir conhecimento é diferente e melhor, onde conseguimos aprender algo de diversas maneiras, por exemplo, aprendemos observando, já as maquinas, não tem essa capacidade de gerar inteligência observando um fato.

Por fim, a inteligência humana é formada um grande conjunto de atributos, que não podem ser produzidos artificialmente.



Questão 4. Quais as propriedades de sistemas de representação do conhecimento: Discuta-os.

Boa consistência (não armazenar dados conflitantes); Completude (não apresentar lacunas entre o conhecimento); Coerência (sem partes isoladas) e ser Redundante (sem informações duplicadas).



Questão 5. Quais os tipos de inferências que podem ser feitas na forma de representação de Redes Semânticas e Quadros.

Inferências nas Redes Semânticas: Busca e Casamento de padrões que podem ser a partir de um nó para frente ou para trás Podem ser usadas para explicações, herança e consultar informações de um nó.

Inferências em Quadros: Por meio de herança e restrições.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (126 Kb)   docx (440.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com