TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Interatividade Fórum Geração Net

Por:   •  16/9/2023  •  Seminário  •  792 Palavras (4 Páginas)  •  47 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

CLARETIANO CENTRO UNIVERSITÁRIO / EAD

GRADUAÇÃO COMPUTAÇÃO, LICENCIATURA

Lucimere Aparecida Alves

INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO:

Interatividade Fórum Ciclo 05

BELO HORIZONTE

2022

OBJETIVOS

Compreender a importância da pesquisa para a aprendizagem dos alunos no Ensino Fundamental.
Pesquisar meios de comunicação que podem ser utilizados durante a realização de uma pesquisa escolar.
Identificar alguns meios de comunicação favoráveis à pesquisa em grupo. Conhecer a geração Net.

DESCRIÇÃO DA INTERATIVIDADE

Para participar desta interatividade, além da realização das leituras propostas, você deverá fazer uma pesquisa sobre os recursos tecnológicos que podem ser utilizados na educação para se trabalhar em grupos. De acordo com Nonato (2017, p. 01) "Com a ampliação das Tecnologias da Informação a sociedade está cada vez mais "plugada" na grande rede. E diante dessa nova realidade, uma geração têm-se destacado por sua conectividade à Web, a Geração Y. Esta geração é composta por aqueles jovens nascidos nos meados dos anos 80 até o ano de 1996, e é também conhecida como a Geração Net.O autor considera esta geração como os donos da Web. Discuta no Fórum com seus colegas de turma as questões a seguir:

A). Como podemos desenvolver o hábito da pesquisa nos alunos da geração Net?

Através da pesquisa, os alunos têm a capacidade de descobrir outro mundo, coisas novas, coisas curiosas. Dessa forma, os professores são responsáveis ​​por gerenciar e orientar seus alunos na busca de informações, cuja função é fornecer referências bibliográficas, que melhor facilitem o desenvolvimento da pesquisa. Além de orientar a construção de textos a partir de materiais de pesquisa, o professor deve ensinar a extrair as partes mais importantes do conteúdo da pesquisa. Outro ponto importante que os educadores devem abordar é a percepção de que uma pesquisa não é uma simples cópia, mas uma síntese de um conjunto de informações.

B). Quais meios de comunicação e informação podem ser utilizados na realização de uma pesquisa escolar?

Através de hipertexto ou hipermídia, fornecendo sites obrigatórios para pesquisa, o educador tem intenção de direcionar a navegação do educando e, de certa forma, garantir a homogeneidade dos recursos de pesquisa, utilizando o computador e a internet mais como um “livro eletrônico”, em que todos os educandos devem percorrer o mesmo caminho.

C). Como os alunos podem desenvolver trabalhos em grupo a distância? Cite dois meios de comunicação a distância que podem ser utilizados por um grupo durante uma pesquisa e comente quais as vantagens de sua utilização?

É importante que um canal de comunicação seja definido em conjunto; Explicar sobre tudo que precisa ser feito e peça para as pessoas aderirem às tarefas; Definir prazos para cada tarefa; Realizar chamadas em vídeo para conversar sobre o andamento das tarefas; Não deixar nada para última hora.

Chats e Fóruns - Com ferramentas de chat e fóruns de discussão, os alunos podem esclarecer suas dúvidas diretamente com um professor ou tutor, ou promover discussão em grupo. Essas conversas geralmente são arquivadas e disponibilizadas para os alunos acessarem o histórico sempre que quiserem.

A utilização destas tecnologias traz uma série de vantagens, como por exemplo:

- Os alunos têm a oportunidade de encontrar informações por conta própria, desenvolvendo a autonomia.

- Os métodos de ensino utilizados na Educação á distancias permitem a troca de experiências entre os alunos, professores e tutores.

- As aulas ficam disponíveis para qualquer aluno que desejar acessá-las novamente, e, com isso, aqueles que perderam alguma aula ou não entenderam algum conteúdo poderão revisá-los quando necessário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (114.9 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com