TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Interface Háptica

Por:   •  14/3/2017  •  Resenha  •  252 Palavras (2 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 2

Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Formiga

Interface Humano Computador

Aluno: Fellipe Eduardo Peixoto da Rocha

Resenha descritiva sobre controladores hápticos. Os controladores hápticos permitem ao usuário sentir, tocar e manipular objetos virtuais.

A palavra háptica é usada para definir uma interface tátil em que um sistema fornece respostas ao usuário em forma de realimentação física.
[1]

A tecnologia háptica dos controladores de realidade virtual está mudando a forma como humano e computador se relacionam. Um bom exemplo disso são as luvas e sistemas controladores hápticos.

Com o Avatar VR² é possível posicionar-se e movimentar-se no ambiente virtual.[pic 1]

Esses sistemas funcionam tanto para captar como para reproduzir. Por um lado gestos são captados e interpretados como ações predispostas pelo usuário, como acontece na Avatar VR². Nesse tipo de sistema existem zonas condutoras na luva que permitem aos utilizadores desencadear ações específicas dentro de qualquer cenário escolhido. Este recurso tem latência zero, pois é baseado em circuitos e não depende da interpretação de gestos específicos.[2] 

Já por outro lado, sensações podem ser reproduzidos na Avatar VR². Vibrações sutis simulam a sensação de toque. Uma matriz precisa de atuação vibra em frequências compatíveis com o tato humano, interpretada pelo cérebro como uma sensação de toque real.²

Mas essa tecnologia é muita mais abrangente do que a interação com ambientes virtuais e está auxiliando até mesmo cegos se posicionarem no ambiente em que estão.

Existem luvas hápticas com um sistema de sonar que traduzem a distância de objetos em vibrações no pulso do usuário.[3]
































Trabalho feito por Fellipe Eduardo.
[pic 2]


...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (96.1 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com