TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Interface Humano Computador

Trabalho Universitário: Interface Humano Computador. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2013  •  468 Palavras (2 Páginas)  •  614 Visualizações

Página 1 de 2

A história da IHC e a dos computadores podem ser divididas em três fases.

A primeira delas pode ser considerada como a fase que não existia interface, pois qualquer interação era feita de forma pouco amigável e as alterações eram feitas diretamente no hardware. Os computadores dessa época eram utilizados basicamente para a realização de cálculos e a interação era feita por meio de cabos e chaves. Devido a grande dificuldade de manuseio, apenas os inventores eram quem utilizavam as maquinas. Um exemplo é o ENIAC, onde as respostas eram feitas através de luzes e cartões perfurados, pesava 30 toneladas, media 5,50m de altura, possuía 25m de comprimento e ocupava 180m².

A segunda fase é marcada pelo surgimento dos primeiros monitores no mercado, que eram monocromáticos, ocorreu também nessa fase o surgimento do teclado. A interação era feita através de um prompt de comando, utilizava um vocabulário especializado. Nessa fase surgiram também os sistemas operacionais, como por exemplo, o DOS (Disk Operating System, ou Sistema Operacional em Disco).

Foi apenas na terceira fase que o computador se popularizou, pois as pessoas puderam comprar o seu computador pessoal. Essa fase também é conhecida como “a fase do computador pessoal”. Nessa fase surgiram as interfaces WIMP GUI (Window, Icons, Menus, Pointing, Devices-Graphical), ou seja, Interfaces Gráficas com janelas, ícones, menus, etc. uma interface semelhante a que temos hoje. Nessa fase também surgiram os monitores coloridos e o mouse.

As interfaces avançadas permitem ao usuário interagir com o computador de uma maneira diferente, sem o uso do mouse, do teclado e outros dispositivos.

Um exemplo é a Realidade Virtual (RV), que pretende fazer com que as pessoas interajam com o computador utilizando todos os seus sentidos, através de equipamentos como capacete, luva, óculos estereoscópicos, mouses 3DS, etc. o usuário é “transportado” para dentro da aplicação. Um dos principais problemas para a popularização da Realidade Virtual é o auto custo dos Equipamentos para a sua utilização.

Outro exemplo são as interfaces tangíveis, que tem como objetivo dar forma física a informação digital, ou seja, permitir que o usuário manipule a informação digital com suas mãos e que ela seja perceptível aos seus sentidos. Um exemplo de interfaces tangíveis é o filme de ficção cientifica Minority Report de Steven Sipelberg.

Um outro exemplo de interfaces avançadas é a Wearabel Computing, que é uma tecnologia “usável”, nesse caso uma pessoa pode vestir a tecnologia por meio de uma roupa ou óculos e utiliza-la da melhor forma.

Dentre todas as interfaces avançadas, há uma que se destacou pela inovação e forma de interação, por isso é considerada a quarta fase da historia do computador. Essa interface é inspirada por milhões de formas orgânicas observadas na natureza. Esta interface pode ser exibida em qualquer superfície, flexível ou não, como por exemplo, em uma lata de refrigerante ou em uma folha de papel.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com