TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução a IEEE 830-1998

Por:   •  19/9/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.035 Palavras (5 Páginas)  •  675 Visualizações

Página 1 de 5

Goiânia, 24 de Agosto de 2016.

Faculdade Senai Fatesg - Wellington Caetano

Introdução a IEEE 830-1998

O uso da engenharia de requisitos dispõe de técnicas e normas para assegurar que os requisitos dos sistemas sejam completos, consistentes e relevantes. Segundo o IEEE [5], engenharia de requisitos é o processo de aquisição, refinamento e verificação das necessidades do usuário sendo essa a primeira etapa dentro de todo o processo da engenharia de software.

De maneira geral, as normas técnicas possuem a característica de adequar-se a cenários diversos e por essa razão, não identificam especificamente métodos, nomenclaturas ou ferramentas específicas para a preparação do Documento de Requisitos do Sistema. Dessa forma, é possível afirmar que a norma especifica “o que deve ser feito” ao invés de especificar detalhes sobre “como as coisas devem ser feitas”. Isso dá liberdade àqueles que a utilizam para definir seus processos ou metodologias.

         

Visão geral

IEEE [1] define requisito como:

  1.    Condição ou capacidade necessitada por um usuário para resolver um problema ou alcançar um objetivo.
  2.  Uma condição que deve ser satisfeita por um sistema, satisfazer um contrato ou especificação.
  3. Uma representação documentada de uma condição ou capacidade necessitada por um usuário, contrato ou sistema.

Podem ser divididos em requisitos funcionais e não funcionais:

Os Requisitos Funcionais são o conjunto de funcionalidade que o software ou seus componentes devem executar. Os requisitos não funcionais - (Requisitos de qualidade) incluem limitações no produto: (desempenho, confiabilidade e segurança) e também limitações no processo de desenvolvimento: (custos, métodos utilizados no desenvolvimento e componentes a serem reutilizados).

  1.  Fases da Engenharia de Requisitos

As etapas são: elicitação, análise, especificação, verificação e gerenciamento.

Elicitação: processo de entrevista com usuários para levantar os requisitos do software. Análise: é o processo de analise das necessidades dos usuários para definir requisitos.

Especificação: é o processo de criação de um documento no qual estão definidos os requisitos previamente analisados.

Verificação: é o processo que busca assegurar que a especificação de requisitos de software está de acordo com os requisitos eliciados.

Gerenciamento: planejamento e controle das atividades de elicitação, especificação, análise e verificação dos requisitos.

  1.  A Elicitação de Requisitos

Tem o objetivo de obter o entendimento necessário sobre um problema. O engenheiro de requisitos deve primeiramente identificar as fontes de requisitos, (usuários com seus conhecimentos e experiências). Além disso, o engenheiro de requisitos precisa identificar o contexto onde as informações estão situadas.

 

Etapas da elicitação de requisito:

  1. Coletar a “lista de desejos” de cada parte relevante. Essa lista de desejos originalmente irá conter registros inesquecíveis, ambiguidades e inconsistências.
  2. Documentar e refinar a “lista de desejos” de cada parte relevante. Essa lista inclui todos os dados e atividades importantes que durante esse estágio são repetidamente analisados até que se tornem independentemente consistentes.
  3. Integrar a lista de desejos, resolvendo conflitos relacionados aos diferentes pontos de vista. A checagem da consistência de coesão entre as partes é uma atividade importante desse processo.
  4. Determinar os requisitos não funcionais tais como desempenho, questões de segurança e confiabilidade e declará-las no documento de especificação.

  1. IEEE 830-1998

Para clientes, fornecedores, desenvolvedores e outros interessados, uma boa ERS trás diversos benefícios, entre eles:

- Estabelece uma base para entendimento e acordo entre clientes e desenvolvedores do que o sistema deve fazer;

- Reduz o esforço do desenvolvimento, pois todos os requisitos serão validados antes da definição de arquitetura ou do desenvolvimento.

- Provê base estimativa de custos e prazos para o cronograma do desenvolvimento;

- Provê informações para validação e verificação dos produtos a serem gerados;

- Cenários: Técnica que consiste em realizar estudos para construir um cenário estimado do produto final.

- Pode ser utilizada como base para melhorias futuras.

- Os requisitos deverão ser escritos em documentos formais (ERS), para que os desenvolvedores e clientes consigam entendê-los posteriormente sem duvidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (119 Kb)   docx (22.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com