TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução a computadores

Por:   •  13/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.088 Palavras (5 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 5

UFPA - FACULDADE DE COMPUTAÇÃO

Disciplina: Algoritmos                 Período 2/2013                CBCC - TURMA 1 / CBSI - TURMA 1        

5ª lista de Exercícios  

Para os exercícios desta lista, faça os algoritmos e codifique-os na linguagem Pascal.

É indispensável o uso da endentação.

01. Faça um algoritmo que:

  1. leia um conjunto (A) de N elementos reais (no máximo 100);
  2. construa e imprima um outro conjunto (B) formado da seguinte maneira:
  • os elementos de ordem par são os correspondente de A divididos por 2
  • os elementos de ordem ímpar são os correspondente de A multiplicados por 3.

02. Faça um algoritmo para corrigir provas de múltipla escolha. Cada prova tem 10 questões, cada questão vale 1 ponto. O primeiro conjunto a ser lido será o gabarito com as 10 respostas para a correção da prova. Os outros dados serão os números de matrícula dos alunos e suas respectivas respostas. A turma tem N alunos. O algoritmo deverá calcular e imprimir:

  1. para cada aluno, o número de matrícula e sua nota;
  2. a porcentagem de aprovação sabendo-se que a nota mínima para aprovação é 6.

03. Dado um vetor A de N elementos inteiros (no máximo 100) e o inteiro K, faça um algoritmo para procurar no vetor se existe um elemento igual a K. Se existir, escreva o índice onde foi encontrado esse elemento; se não existir, escreva “ Número K não encontrado”.

07. Faça um algoritmo que leia os vetores A e B de números inteiros, com M e N elementos, respectivamente. Ao final da leitura, escrever os vetores lidos e a lista dos índices dos elementos com mesmo valor nos dois vetores.

04. O ICEN –UFPA deseja saber se existem alunos cursando simultaneamente as disciplinas Programação de Computadores  (PC) e Cálculo Numérico (CN). Estão disponíveis os números de matrícula dos alunos de PC (no máximo 80) e de CN (no máximo 100). Há N alunos matriculados em PC e M alunos em CN. Faça um algoritmo que escreva os números de matrícula dos alunos que estão cursando estas duas disciplinas simultaneamente.

05. Faça um algoritmo que leia duas variáveis compostas unidimensionais contendo, cada uma, N valores inteiros (no máximo 25); a seguir, intercale os elementos desses dois conjuntos, formando uma nova variável composta unidimensional de 2*N elementos (no máximo 50) e escreva o novo conjunto assim obtido.

06. Faça um algoritmo que:

  1. leia uma matriz quadrada (no máximo10x10) de  valores reais;
  2. altere a matriz dividindo cada valor de uma linha pelo valor da diagonal principal dessa linha; antes de dividir, verificar se o valor da diagonal é diferente de zero.
  3. escreva a matriz assim modificada.

08. Dada uma matriz M(4x5) de valores reais, faça um algoritmo para somar os elementos de cada linha da matriz gerando o vetor SOMA. Em seguida, somar os elementos do vetor SOMA na variável TOTAL. Escrever os dados lidos, o vetor SOMA e o TOTAL.

09. Um centro de pesquisa tem 10 projetos numerados de 1 a 10. Faça um algoritmo que leia os dados dos funcionários desse Centro (código do projeto, matrícula e salário) e mostre o total de salários de cada projeto. O final dos dados é indicado pelo código de projeto igual a zero.


Utilizando variáveis indexadas (conjuntos)

1) Declaração de conjuntos

Declaração de conjunto de uma dimensão: vetores

var :vetor[inicio..fim] de

onde inicio.. fim é o intervalo de variação do índice, ou seja, os valores inicial e final do índice.

Declaração de conjunto de duas dimensões: matrizes

var :vetor[inicio1..fim1, inicio2..fim2] de

A matriz possui dois intervalos de índices. Dessa forma, inicio1..fim1 é o intervalo de variação do primeiro índice, e inicio2..fim2 é o intervalo de variação do segundo índice.

2) Acesso aos elementos de um conjunto

Para acessar elementos de variáveis indexadas, tanto para armazenar (por leitura ou atribuição) como para consultar dados armazenados, deve-se referenciar o nome da variável seguido do(s) índice(s) do elemento colocado(s) entre colchetes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (123.5 Kb)   docx (574.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com