TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução a html

Por:   •  1/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  821 Palavras (4 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução à HTML / PHP

A linguagem de formatação HTML (hyper-text markup language – linguagem de marcação de hipertexto) foi desenvolvida no inicio dos anos 90 com o intuito de fornecer uma forma simples e prática para a criação de páginas para a internet. A expansão desta linguagem se deu na mesma velocidade da internet e por isso mesmo é, hoje, a linguagem mais usada mundialmente para a criação de páginas para a web (world wide web – rede de alcance mundial).

Devido à tamanha popularidade, as páginas de internet hoje em dia são comumente chamadas de HTML. Uma página HTML é um arquivo de texto comum que contem textos, imagens, vídeos e hyperlinks. Além disso, uma página HTML contém comandos especiais chamadas tags, que indicam ao navegador como deve ser feita a exibição de um determinado elemento na janela do usuário.

Concorrentemente ao avanço da linguagem de formatação HTML, surgiram várias outras linguagens também voltadas para a internet. O fator crucial para o aparecimento dessas novas linguagens foi o caracter estático das páginas HTML. O crescimento da internet exigiu dos sites um dinamismo maior do conteúdo oferecido por eles. O PHP (hyper-text processor – processador de hypertexto) é hoje uma das mais usadas linguagens de programação para a criação de páginas dinâmicas para a internet. Uma característica importante, inerente a todas as linguagens que implementam páginas dinâmicas , é o fato de sempre funcionarem paralelamente à linguagem HTML. Dessa forma, tanto o PHP como as outras linguagens dinâmicas utilizam códigos HTML em seus próprios códigos, uma vez que o HTML se torna uma ferramenta poderosa para a criação de sites quando o assunto é formatação e padronização de conteúdo. Portanto, as linguagens dinâmicas dependem de HTML para terem suas saídas exibidas no browser.

A criação de páginas HTML e PHP pode ser feita através de editores de texto comuns, como, por exemplo, o Bloco de Notas do Windows ou o VI do Linux. O carregamento e execução de páginas HTML é responsabilidade do navegador, que mediante uma solicitação do usuário, busca e interpreta os comandos, formatando e ajustando os elementos na tela. Já o código PHP inserido em um documento da internet, tem seu processamento centralizado no servidor web. Isso significa que quando queremos acessar uma página da internet que contenha código PHP, o servidor irá processar esse código e o substituirá por código HTML puro. Dessa forma, a página que o usuário recebe não contem código PHP, pois este código foi processado no servidor, que por sua vez, envia somente o resultado de seu trabalho em código HTML.

É importante observar que se uma página apresentar apenas código HTML em sua estrutura, o arquivo deverá ser armazenado com a extensão htm ou HTML. Entretanto, se tiver qualquer código PHP, a extensão será php. Esta diferenciação deverá ser feita para que o servidor processe o conteúdo dinâmico da página, antes de enviá-la ao usuário.

Os comando (ou tags) HTML normalmente são especificados aos pares, inicio e fim, delimitando assim, o(s) elemento(s) que receberá(ão) esta formatação. Sua sintaxe básica é:

<comando> .... </comando> e são conhecidos como abre-fecha ou comandos do tipo contêiner. Existem também comandos do tipo <comando> que, por não delimitarem elementos, são apresentados sozinhos. Alguns exemplos de comandos são:

<b> .... </b> o texto que estiver delimitado por esse comando deverá ser mostrado em negrito

<br>

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (46.9 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com