TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução e Organização de Computadores

Por:   •  10/3/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.994 Palavras (8 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 8

Faculdade Anhanguera de Piracicaba

Ciência da Computação – 1° Semestre

Atividade em Grupo – Introdução e Organização de Computadores

Alunos / RA

Paulo Henrique Alves / 4252062141

Felipe Seigi Aoyagui  / 4252061911

Luiz Felipe Magalhães / 4476873443

Eduardo Felix Bezerra / 4836917437

Adão Rogério Nabas / 4486878599

 

                                 

     Trabalho apresentado para avaliação

                                      na disciplina de Introdução e Organização

                                     de Computadores (IOC), do curso de

                                    Ciência da Computação do 1° Semestre

                                    noturno, da Universidade Anhanguera

                                   de Piracicaba, ministrado pelo professor

                                   Luís Roberto Osis.

Piracicaba – Abril/2012

1

Índice …..................................................................................................... 1

O que são ................................................................................................... 2

Quais os tipos ............................................................................................ 2

Quais os tipos de aplicação no sistema ….......................................... 2 . 3

Como são feitas as escritas e a leitura …........................................... 3 . 4

Como se calcula a capacidade …........................................................ 4 . 5

Operações realizadas com a memória …................................................ 5

Referências …............................................................................................ 5

2

O que são

 O termo memória, é empregado quando se trata de gravação de dados temporários ou permanentes. É um componente do sistema de computação, que tem como

objetivo único, armazenar dados (escrita) para serem processados pelo sistema ou pelo aplicativo. A memória é usada constantemente para processos que estão em uso, e também os que "foram" utilizados anteriormente ou gravados em disco, funcionando, como um log de trabalho, facilitando a busca de processos da próxima vez que precisar ser utilizado (processo recuperado pela memória - Leitura).

 Os processos de "escrita e leitura" são efetuados pelos "Dispositivos de Entrada e Saída". Os mesmos (Dispositivos E/S), são interligados por conexões que podem ser chamadas de "barramentos". Barramento, é um LINK de comunicação compartilhado entre os diversos subsistemas existentes no hardware (por meio de fios e cabos).

 A memória trabalha com um limite de processos que pode ser armazenado, sendo assim, cada processo em si, terá um custo de armazenamento. Juntamente com o processador (UCP), o processo é trabalhado, e então especificado seu custo. É importante ressaltar que o processado é extremamente mais rápido do que a memória, gerando tempo ocioso para si, enquanto a memória processa os dados exigidos.

Quais os tipos

 Existem diversos tipos de memória atuantes dentro do computador, cada uma delas com uma atribuição, velocidade, capacidade e custo diferentes, porém todas trabalhando em conjunto para o funcionamento do computador, essa junção das memórias são chamadas de “subsistemas de memória”.

 A hierarquia de memória e denominada por alguns fatores mais importantes que outros, como por exemplo, a velocidade com que um tipo de memória consegue levar suas informações para a base de dados após ter sido endereçados, este recurso, a deixaria no topo da pirâmide. Esse recurso (velocidade) pode ser chamado também de “tempo de acesso”.

 Os tipos existentes hoje são: Memória Principal (RAM, ROM, Cache), e Memória Secundária (HD, CD-ROM, chamados de Dispositivos E/S). Essa também é a ordem hierárquica da pirâmide, mas, esclarecendo:

  • Custo alto, velocidade alta e baixa capacidade – Registradores “UCP”
  • Custo médio, velocidade média e média capacidade – Memória Cache
  • Custo médio, velocidade média e média capacidade – Memória Principal “MP”
  • Custo baixo, velocidade baixa e alta capacidade – Memória Secundária “HD, CD-Rom”

 É importante ressaltar que os valores apresentados acima, podem ser relativos e alterados devido a tecnologia de construção do Hardware.

Quais os tipos de aplicação no sistema

A memória é um dispositivo de armazenamento, existem várias aplicações para a memória,  cada tipo de memória tem sua função em um sistema informatizado de computação.

3

As memórias mais comuns em um sistema de computação são: cache, registradores, MP (RAM),

Disco rígido, ROM, CMOS. Suas aplicações são:

  • Registradores: elemento superior na pirâmide de memória, é a mais rápida, tem o tempo de acesso que varia de 1 a 5 nano segundos, são memórias auxiliares ao processador, e armazenam informações por muito pouco tempo, este necessário para sua utilização pela unidade aritmética e lógica.
  • Cache: segunda na pirâmide em memória, sua função é acelerar a velocidade da informação que sai da memória principal até processador, e diminuir assim o tempo ocioso do processador.
  • Memória Principal (RAM): com desempenho inferior e preço mais acessível que a memória cache, a memória principal tem como função armazenar os programas e seus dados que estão sendo executados pelo usuário do computador de maneira em que a UCP busque informações para serem executadas.
  • Disco rígido: os discos rígidos são disco giratórios com uma superfície magnética onde por meio de uma cabeça de leitura/escrita o acesso à toda informação do disco realizado, assim toda vez que o sistema precisa acessar uma informação ele busca no disco rígido e a põe na MP para ser em seguida processada pela UCP.
  • Memórias do tipo ROM: memória onde estão armazenadas as informações importantes necessárias para operar o sistema, como por exemplo, o programa para dar carga inicial ao computador, são memórias não voláteis e sempre retém os seus dados.
  • CMOS :  memória onde ficam guardadas informações sobre os periféricos instalados e a configuração inicial do computador, além do relógio e calendário. Alimentada apenas por uma bateria de lítio de 3v, a memória CMOS pode durar vários anos.

Como são feitas as escritas e a leitura

 Na escrita e a leitura, o aluno adquire a habilidade para escrever e ler, é na alfabetização que a pessoa aprenderá o código, a mecânica, como segurar no lápis, escrever da esquerda para a direita, escrever em uma linha horizontal e sem subir ou descer. Portanto, é analfabeto quem não conhece a tecnologia da escrita.

 A internet possibilitou que a prática de escrita e a leitura sejam realizadas de forma mais interativa e atraente. Isto é a alfabetização podem caminhar de mãos dadas, mas é praticamente impossível estabelecer uma ordem ou sequência, já que todo indivíduo possui um grau de letramento, mesmo que mínimo. O auxílio dos meios de comunicação tradicionais (rádio, TV, jornais, revistas etc.) e agora modernos (Internet, CDs, DVDs etc.), ajuda a consolidar a cultura da escrita. Portanto, o letramento não é uma prática adquirida apenas na escola, à prática social de leitura e escrita pode ser exercitada de diversas formas e utilizando diversos meios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (433.9 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com