TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução à Organização de Computadores

Por:   •  1/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.962 Palavras (20 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 20

FACULDADE        ANHANGUERA DE CAMPINAS.[pic 1]

CURSO DE CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO.

                         ATPS

INTRODUÇÃO À ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES

Alunos: Adriano de Oliveira                                        RA: 8404113232

            Demétrius Felipe Rosa                                RA: 8094889437

            Felipe O. Eliotério                                        RA: 8489207563

    Paulo Henrique Aguiar da Rocha                    RA: 8565980322

    Yuri Fontoura                                        RA: 8208964819

              Série: 1ª.

CAMPINAS

2014


1ª etapa

Evolução e características dos Computadores pessoais e equipamentos portáteis.

Para começar a falar sobre as características dos computadores pessoais, que foi onde tudo começou ate chegarmos aos equipamentos portáteis, temos de dar inicio onde eles começaram a fazer sua historia a partir da década de 70, onde naquela época não era nada fácil se adquirir um computador pessoal.

O primeiro microchip foi lançado pela Intel em 1971, com a nomenclatura 4004, ele era bastante primitivo processava instruções de 8 bits, através de um barramento rudimentar, onde transferia apenas 4 bits por ciclo, e operava a menos de 740 khz. Ele era tão lento que demorava 10 ciclos para processar cada instrução, isso quer dizer que ele processava 74 mil instruções por segundo, mesmo assim ele era 15 vezes mais rápido que o ENIAC. Nos dias atuais esses números são considerados baixos, mas o 4004 permitiu o desenvolvimento das primeiras calculadoras portáteis.

Em pouco tempo a Intel lançou o microchip 8080, que fez sucesso durante muitos anos, pois já era um processador de 8 bits e operava a 2 Mhz, endereçava ate 64 kb de memoria e era muito rápido. Em 1974 foi lançado o Altair 8800 que é considerado por muitos o primeiro computador pessoal da historia. O Altair era baseado no 8080 da Intel e tinha apenas 256 bytes de memoria, era bem pouca, para os padrões da época, ele tinha disponível expansão para 4 kb, na teoria seria possível instalar ate 64 kb, mais esse upgrade se tornava inviável devido ao seu custo.

O modelo básico do Altair custava 439 dólares, ele vinha como um kit, e era necessário soldar todos os componentes, hoje em dia isso equivaleria a 4000 dólares, mas naquela época foi considerada uma pechincha, tanto que foram vendidas 4.000 unidades em três meses.

Esse modelo consistia nas placas, luzes, chips, gabinete, chaves e a fonte de alimentação, e mais um manual que ensinava a monta-lo, que era cobrado 182 dólares a mais na época. O Altair em sua versão básica, não tinha muita utilidade pratica, a não ser servir como fonte de aprendizado de eletrônica e de programação, em pouco tempo depois começou a surgir vários acessórios para o Altair: teclado para substituir o conjunto de chaves que serviam para programa-lo, um terminal de vídeo, (pois antes os resultados eram vistos em forma de luzes), driver de disquete de 8 polegadas, placas de expansão de memorias e ate um modelo de impressora. O Bill Gates teve uma participação desenvolvendo uma versão do Basic para o Altair.  Para você ter um computador moderno, capaz de editar textos, criar planilhas rudimentares, você tinha de ter muito dinheiro, algumas empresas na época viram a oportunidade de começaram a comercializar versões completas do Altair, para o uso em empresas.

        Na mesma época surgiu a Apple com os dois Steve (Jobs e Wozniac), que se dedicaram a projetos de computação pessoal facilitando para usuários leigos. Surgindo assim a Apple I, este projeto foi apresentado primeiramente para HP, logo em seguida foi sucedido pelo Apple II, após uma injeção de 250 mil dólares pela Intel.

        Os computadores possuíam uma versão modificada do BASIC criado também pela Microsoft. O avanço da versão modificada do BASIC era a utilização de interface gráfica para alguns softwares. Sendo possível utilizar processadores de textos, planilhas eletrônicas e banco de dados. A Apple foi responsável pela inauguração dos mouses na computação pessoal, juntamente com sistemas operacionais gráficos, como famoso Macintosh, log em seguida a Microsoft lançou a versão do Windows, muito parecida com o sistema rival.

        Esse computares da segunda geração trabalhava com ciclos ao invés de clocks, clocks começaram a partir da terceira geração dos computadores. Os ciclos eram medidos da seguinte maneira, media-se o numero de ações em curtos períodos de tempo para que fosse possível saber qual a fração de segundo utilizada para elas. Com os microprocessadores, não era viável medir as capacidades dessa forma. Assim surgiram as medidas por Clocks onde ela calcula o numero de ciclos de processamentos que podem ser realizados em apenas um segundo. Exemplo 1 mhz significa que em apenas 1 segundo e possível que o chip realize 1 milhão de ciclos.

A maior parte dos computadores produzidos nessa época utilizavam processadores Intel, a mesma Intel que hoje possui alguns dos chips mais potentes como o Intel Core I7.

Na quarta geração dos computadores podemos considerar o progresso da informática como inversamente proporcional ao tamanho dos componentes, com a redução desses componentes não seria estranho que ao longo os computadores transformassem-se em peças portáteis como o Notebook, ele surgiram como objetos de luxo sendo caros e de pouca abrangência comercial.

Há alguns tempos atrás tínhamos os Notebooks, os Netbooks, que são de maneira similar porém possuem dimensões e configurações menos atraentes, ganhavam pontos pela extrema portabilidade e duração das baterias utilizadas aonde certamente vai um degrau na evolução dos computadores. Porem hoje em dia os Netbooks foram substituídos pelos Ultrabooks, onde são mais leves, mais compactos e com configurações superiores aos Notebook, temos também os Tablets, que estão ganhando força no mercado, pois já podemos encontrar tablets com sistemas operacionais baseados em Linux, com o próprio Windows, tendo a vantagem de serem mais compactos que um Ultrabook, e já possuir periféricos como teclados que podem ser acoplados os tornando-os similares a um Ultrabook.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.6 Kb)   pdf (275.9 Kb)   docx (140.5 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com