TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LABORATÓRIO VIRTUAL DE FÍSICA: Simulações interativas para o auxílio no processo de ensino e aprendizado

Por:   •  13/11/2018  •  Monografia  •  9.962 Palavras (40 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 40

CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

 

 

 

 

WALDEMIR AGUIAR DE SOUSA

 

 

 

 

LABORATÓRIO VIRTUAL DE FÍSICA: Simulações interativas para o

auxílio no processo de ensino e aprendizado.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CARACARAÍ – RR 2017

Copyright © 2017 by Waldemir Aguiar de Sousa 

 

Todos os direitos reservados. Está autorizada a reprodução total ou parcial deste trabalho, desde que seja informada a fonte. 

 

 

 

 

Universidade Estadual de Roraima – UERR

Coordenação do Sistema de Bibliotecas

Multiteca Central

Rua Sete de Setembro, 231 Bloco – F Bairro Canarinho

CEP: 69.306-530 Boa Vista - RR

Telefone: (95) 2121.0946 E-mail: biblioteca@uerr.edu.br

 

 

 

 

 

 

 

 

               Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) 

 

 

S725l      SOUSA, Waldemir Aguiar de. 

Laboratório virtual de física: simulações interativas para o auxílio no processo de ensino e aprendizagem. / Waldemir Aguiar de Sousa. – Caracaraí (RR): UERR, 2017. 

67f. il. Color. 30 cm.  

 

Orientador: Profº. Me. Wender Antônio da Silva.

Monografia (Graduação)

Universidade Estadual de Roraima – UERR. Curso de Bacharelado em Ciência da Computação.

 

1. Ensino de Física 2. Educação 3. Laboratório Virtual I. Silva, Wender

Antônio da (orient.)  II. Título 

 

UERR.Tcc.Mon.Gra.Cien.Comp.2018.01      CDD – 530.712 (19. ed.) 

 

Ficha catalográfica elaborada pela Bibliotecária Sônia Raimunda de Freitas Gaspar – CRB-11/273 – RR

 

 

 

 

 

RESUMO

 

SOUSA, Waldemir Aguiar de. Laboratório Virtual de Física: Simulações Interativas para o Auxílio no Processo de Ensino e Aprendizado, Universidade Estadual de Roraima - UERR, Caracaraí - RR, 2017.

 

Esta pesquisa tem como tema LABORATÓRIO VIRTUAL DE FÍSICA: Simulações interativas para o auxílio no processo de ensino e aprendizado, essa proposta surgiu mediante as dificuldades dos alunos do Ensino Médio para abstrair os fenômenos abordados pela disciplina de Física, onde o objetivo principal e descrever as contribuições que um Laboratório Virtual de Física - LVF pode a vir acrescentar para o desenvolvimento do ensino e aprendizado dos alunos do Ensino Médio de uma escola pública do município de Iracema – RR. Desta forma, para alcançar o objetivo geral desta pesquisa foram necessários atingir as seguintes metas definidas: Desenvolver junto com o educador de Física uma sequência didática para aplicação do Laboratório Virtual de Física; Avaliar a sequência didática junto aos especialistas, para obtenção de avaliação da aplicação educacional; e Descrever de acordo com a literatura e com os especialistas as potencialidades de um laboratório virtual de física baseado em realidade virtual. Para o desenvolvimento deste trabalho foi necessário a elaboração de uma Sequência Didática e um questionário avaliativo sobre os preceitos do método Delphi, onde pudessem descrever alguns temas que poderiam ser abordados pelas funcionalidades do LVF, foram aplicados algumas sequencias de questionários aos especialistas. Não apresentando alterações os dados foram para tabulação e descrição dos resultados. Na certeza de termos mais comodidade no ensino e aprendizagem e manter intacto o nível de qualidade da educação, que está referida pesquisa objetivou-se, afim, de buscar métodos que venham a auxiliar o educador e o educando, aprimorando as ferramentas já existentes, para a praticidade de assimilar os ensinos da Física na contextualização da sala de aula. Observou-se que os especialistas demostraram o interesse de contribuir para o desenvolvimento da proposta, após a análise dos questionários obtivemos resultados significativos para referendar esta pesquisa, e assim, contribuir ainda mais para o aprimoramento dos métodos educacionais já utilizados, e que possam facilitar o ensino e aprendizagem dos educandos e melhorar a praticidades do educador.  Palavras-chave: Ensino de Física, Educação, Laboratório Virtual.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

LISTA DE PUBLICAÇÕES  

 

 

 

SOUSA, Waldemir Aguiar de; SILVA, Wender Antônio da. Laboratório Virtual de

Física: Simulações Interativas para o Auxílio no Processo de Ensino e

Aprendizado. Full Paper apresentado no VII Encontro de Iniciação Científica - Estácio Amazônia (EICEA 2015), Centro Universitário Estácio da Amazônia, Boa Vista – RR, 2015.

 

SOUSA, Waldemir Aguiar de; SILVA, Wender Antônio da. Laboratório Virtual de Física: Simulações Interativas para o Auxílio no Processo de Ensino e Aprendizado da Disciplina de Física: Uma Revisão da Literatura. Artigo apresentado no I Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da UERR – “I - EEPE/UERR” GT4: Fábrica de Software, Boa Vista - RR, 2016.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64.4 Kb)   pdf (421.8 Kb)   docx (271.6 Kb)  
Continuar por mais 39 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com