TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LOJA VIRTUAL DE PRODUTOS ARTESANAIS

Por:   •  25/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  20.274 Palavras (82 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 82

[pic 1]

FACULDADE PITÁGORAS DE UBERLÂNDIA

BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

LOJA VIRTUAL DE PRODUTOS ARTESANAIS

BRUNO HENRIQUE VINHADEL SILVA

JULIANO GARCIA DE ALMEIDA

MARCUS VINÍCIUS MOTA

Uberlândia

2010

BRUNO HENRIQUE VINHADEL SILVA

JULIANO GARCIA DE ALMEIDA

MARCUS VINÍCIUS MOTA

LOJA VIRTUAL DE PRODUTOS ARTESANAIS

Trabalho de Final de curso submetido à Faculdade Pitágoras de Uberlândia como parte dos requisitos para a obtenção do grau de Bacharel em Sistemas de Informação.

Orientador: Prof.  Ms. Edson Angoti Júnior.

Uberlândia

2010

BRUNO HENRIQUE VINHADEL SILVA

JULIANO GARCIA DE ALMEIDA

MARCUS VINÍCIUS MOTA

LOJA VIRTUAL DE PRODUTOS ARTESANAIS

Trabalho de Final de curso submetido à Faculdade Pitágoras de Uberlândia como parte dos requisitos para a obtenção do grau de Bacharel em Sistemas de Informação.

Orientador: Prof.  Ms. Edson Angoti Júnior.

Uberlândia, 25 de junho de 2010.

Banca Examinadora:

Prof. Ms. Edson Angoti Júnior (Orientador)

Prof. Esp. Carlos Henrique Barros

Prof. Esp. Walteno Martins Parreira Júnior

Uberlândia

2010

DEDICATÓRIA

Dedicamos esse projeto às nossas famílias que sempre nos apoiaram na decisão de nos tornarmos Bacharéis em Sistemas de Informação, que sempre estiveram presentes quando precisávamos, que nos motivaram quando as dificuldades eram mais pesadas do que podíamos suportar, que nos apoiaram até as mais altas horas da madrugada enquanto trabalhávamos nesse projeto, que nunca nos deixaram desistir dos nossos sonhos e finalmente, a todos nossos colegas, parceiros e amigos de grupo que cumpriram perfeitamente com todo o trabalho realizado sempre acreditando que um dia conseguiríamos tudo pelo que batalhamos.        

AGRADECIMENTOS

        Primeiramente a Deus, por nos dar a oportunidade de vivenciar as mais variadas experiências dessa vida. Aos nossos grandes professores do curso de Sistemas de Informação da faculdade PITAGORAS, que sempre demonstraram paciência e dedicação nos ensinando e nos tornando melhores profissionais. Um agradecimento em especial ao professor Edson Angoti, que dedicava seu tempo nos auxiliando com as dificuldades do curso, melhorando nossos aspectos pessoais e profissionais e sempre fornecendo muita atenção para que esse trabalho fosse concluído da melhor maneira possível. Aos nossos amigos que estiveram ao nosso lado nessa jornada de aprendizado e trabalho. As famílias que confiaram em nossas decisões, nos motivando e apoiando no que precisávamos.

RESUMO

Este projeto teve por objetivo a modelagem de uma loja virtual para um grupo de artesãos. Através de algumas reuniões com os membros do grupo, pudemos conhecer mais a fundo o universo que compõe esses trabalhos artesanais e saber as reais necessidades do nosso cliente.   Com o levantamento dos requisitos em mãos, nosso próximo passo seria iniciar a documentação do sistema, aplicando os conhecimentos adquiridos.Foi de extrema importância o uso da UML (Unified Modeling Language), para mostrar de maneira clara e consistente o funcionamento do sistema, através de seus principais diagramas, como o Diagrama de Casos de Uso, o Diagrama de Classes e o Diagrama de Seqüência. O sistema foi batizado de SYSARTS. Foi utilizado o modelo MVC2 (Model-View-Controller) seguindo alguns padrões de desenvolvimento JEE (Java Enterprise Edition), entre eles o FrontController, o Data Access Object e o Business Object, dando ênfase às camadas de apresentação, negócios e integração.  Como se trata de uma aplicação web distribuída, usamos o Framework Struts, o qual implementa o padrão JEE FrontController; o mapeamento objeto relacional foi implementado com o uso do Framework Hibernate.

Palavras Chave: Java, Struts, Hibernate, Framework, MVC, UML, sistema, padrões de projeto, artesãos.

ABSTRACT

This project aimed to model a virtual store for a group of artisans. Through several meetings with group members, we know more deeply the universe that make these crafts and learn the real needs of our customer. With the lifting of the requirements in hand, our next step would be to start the system documentation, applying the knowledge acquired. At that stage it was extremely important to use the UML (Unified Modeling Language), to show a clear and consistent system operation, through its principal diagrams such as Use Case Diagram, Class Diagram and Sequence Diagram. The system was named SYSARTS. We made use of the MVC2 model (Model-View-Controller) following some patterns of development JEE (Java Enterprise Edition), including the FrontController, Data Access Object and Business Object, giving emphasis to the presentation layers, and business integration. As this is a distributed web application, we use the Struts Framework, which implements the standard JEE FrontController, the object relational mapping was implemented using

the Hibernate framework.

 

Keywords: Java, Struts, Hibernate, Framework, MVC, UML, system, design patterns, artisans.

LISTA DE FIGURAS

Figura 1 – Diagrama de Casos de Uso        38

Figura 2 – Diagrama de Classes        54

Figura 3 – Fronteira de Cliente        55

Figura 4 – Fronteira de Artesão        55

Figura 5 – Fronteira de Produto        55

Figura 6 – Fronteira de Categoria        56

Figura 7 – Fronteira de Carrinho        56

Figura 8 – Classe Controladora de Cliente        56

Figura 9 – Classe Controladora de Artesão        57

...

Baixar como (para membros premium)  txt (109.1 Kb)   pdf (1.5 Mb)   docx (737.3 Kb)  
Continuar por mais 81 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com