TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lei do Software Brasileiro

Por:   •  20/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  428 Palavras (2 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Segurança em Redes de Computadores

José de Sousa Junior

Segurança em Sistemas Propriétarios

Fortaleza – 2016

[pic 2]

Segurança em Redes de Computadores

José de Sousa Junior

Segurança em Sistemas Proprietários

Trabalho de conclusão da disciplina de Segurança

em   Sistemas  Proprietários,      coordenado   pelo professor Alexandel Cavalcante

Fortaleza – 2016

sobre a Lei do Software Brasileiro

A Lei do Software Brasileiro, diz que o programa de computador é um conjunto de instruções em uma linguagem codificada, dentro de um módulo físico de qualquer natureza, instalados máquinas automáticas, dispositivos, instrumentos ou equipamentos periféricos digitais ou analógicos, para fazê-los funcionar para determinados fins

Para proteger os direitos do autor a Lei tem diversas formas, nas quais:

Fica assegurada a tutela dos direitos relativos a programa de computador pelo prazo de cinquenta anos, contados a partir de 1º de janeiro do ano posterior da sua publicação ou, na ausência desta, da sua criação.

A Lei diz que os direitos ficam assegurados aos estrangeiros residentes em outros países, sendo que o país de origem do software der, aos brasileiros e estrangeiros residentes no Brasil, direitos semelhantes.

O dono do software pode registra-los em órgãos, a ser indicado por ato do Poder Executivo, por iniciativa do Ministério responsável pela política de ciência e tecnologia, contendo informações como dados referentes ao autor do software, uma descrição de como o software funciona, e outras informações como parte do código, para que possa comprovar sua originalidade.

Fala também a Lei, que todos os direitos relativos ao software registrado, e sua negociação econômica, pertencem à pessoa autorizada estipulada em contrato.

Poderá ter somente ter somente uma cópia do mesmo, desde que seja apenas para backup, para que se tenha original como segurança.  

A Comercialização do software fica obrigatório, a prestação de suporte técnico por prazo de validade, para um funcionamento adequado do mesmo e caso o software seja retirado comercialmente de circulação, será indenizado os prejuízos causados a terceiros

Em relação às infrações, posso dizer que ficaram duras as penalidades, sejam elas:

  • Violar os direitos do autor, com pena de seis meses a dois anos de detenção, o multa.
  • Reproduzir sem autorização expressa do autor, quatro anos de detenção ou multa.
  • Venda, receptação, ou tem algum deposito para comercialização cópia ou original do software, mediante violação de direito autoras, tem a mesma pena anterior.

Na ação penal em uma empresa indicada, poderá ser feitas fiscalizações e diligências de busca e apreensões, nos casos afirmativos de violação de direitos do autor, e se comprovado cópias ilegais dos softwares, o juiz poderá ordenar a apreensão dos mesmo, e estabelecendo as penalidades de acordo com a Lei.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (96.9 Kb)   docx (69.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com