TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Liderança e Desenvolvimento de Equipes

Por:   •  11/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  895 Palavras (4 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 4

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

  1. Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: Liderança e Desenvolvimento de Equipes

Curso: Gestão de Tecnologia da Informação

Professor:

Nome do aluno: Mario Moragas da Costa

Data: 24/02/2015

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

As organizações são feitas de pessoas: parceiros, colaboradores, clientes, gestores, proprietários, sócios, entre outras. Em alguma medida, todas têm uma ou mais pessoas que exercem o papel de líder. Com o intuito de integrar as teorias estudadas e a vivência prática, leia atentamente as instruções abaixo e realize as questões.

  1. Visite uma Empresa (pode ser a que você trabalha, por exemplo) e apresente-a, segundo os critérios a seguir: (2,0 pontos)
  1. Nome. (Alog Datacenters)
  2. Endereço. (Rua Voluntários da Pátria, 360 Botafogo - RJ)
  3. Ramo de atuação. (serviços de  datacenter e gerenciamento de TI)
  4. Principais produtos e/ou serviços prestados. (Aluguel de espaço e energia, hosting de equipamentos e gerenciamento de ambientes de TI)
  5. Endereço. (Rua Voluntários da Pátria, 360 Botafogo - RJ)
  6. Missão, Visão e Valores. (Missão - Conectar, proteger e fortalecer a economia digital)

(Visão – ser reconhecido como a plataforma mais conectada e segura do mundo)

(Valores – Franqueza,  Voz – Todos devem ser ouvidos,  Sem fronteiras entre os departamentos,  Comprometimento, Crescimento Profissional e Velocidade.)

  1. Apresente-se como aluno de Liderança e Desenvolvimento de Equipes e realize a entrevista com um dos Líderes da Organização. (3,0 pontos)
  1. Nome. Rafael Carvalho
  2. Cargo. Gerente de Arquitetura de soluções
  3. Há quanto tempo está nesta Empresa? 8 anos.
  4. Há quanto tempo exerce a função de líder? 10 anos.
  5. Em seu cotidiano, quais são os maiores desafios a serem enfrentados? Manter o time motivado e focado em desenvolver as melhores soluções técnicas para os diversos tipos de ambientes que nos são solicitados, dentro do menor prazo possível, buscando sempre entregar excelência e qualidade.
  6. Para gerenciar esses desafios, quais características pessoais e profissionais você considera que são fundamentais? Caráter, para poder ser admirado e respeitado. Determinação, para gerar confiança e influencia. Relacionamento, para saber interagir com as pessoas e lidar com as situações do dia a dia sem perder o controle. E o principal para o nosso mercado, Criatividade, para agregar outras formas de pensamento.
  7. Atualmente, você percebe que gerenciar pessoas tem alguma diferença do que gerenciar há tempos atrás? Se sim, há quanto tempo e quais são as características de se gerenciar pessoas na atualidade, que diferem de anteriormente? Não sou líder a tanto tempo assim, mas no passado, o Gestão era feita na base do controle dos colaboradores, gestão na base da obediência. Atualmente a gestão é feita na base da confiança, no relacionamento e no compromisso sincero entre o Líder e os liderados.
  8. Para você, o que é ser líder? É a figura dentro da equipe responsável por inspirar os demais a desenvolver o seu melhor potencial. O líder não se coloca acima da equipe em todos os momentos, na maior parte das vezes ele se coloca ao lado da equipe, para poder demonstrar a confiança no trabalho individual
  9. O que é imprescindível ser / saber/ ter para ser um líder eficaz? Respondi na quarta questão.
  10. Como se influencia pessoas para que façam o que deve ser feito?

Demonstrado o valor do trabalho delas dentro da organização, inspirando e delegando responsabilidades que sejam desafiadoras.

  1. Em seu entendimento, o que mais tem motivado as pessoas para o trabalho? Ambiente de trabalho, desafios e desenvolvimento profissional.

  1. Após realizar a entrevista, analise o perfil do entrevistado à luz das teorias de liderança estudadas. Use os princípios, conceitos abordados em nossos estudos e aplique-os na análise do líder, em seguida, produza um texto dissertativo-analítico com, no mínimo 20 linhas, apresentando essa análise. (5,0 pontos).

Analisando as respostas do Gestor Rafael Carvalho chegamos a conclusão que ele exerce, ou diz exercer , uma liderança com traços de uma personalidade com integridade, onde seu comportamento é compatível com os seus valores, autoconfiança, sendo persistente e focado nos objtivos e maturidade emocional, agindo menos a defensiva. Essas características ficam mais explicitadas na resposta da questão F.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (383.6 Kb)   docx (76.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com