TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Linguagem C

Por:   •  18/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  16.069 Palavras (65 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 65

LINGUAGEM C


No caso de C, existe uma função em que são colocadas todas as instruções que queremos que sejam executadas. Essa função chama-se main(), e todo o código a executar é colocado entre {}. Ao conjunto de código existente entre chaves

chama-se Bloco.

Para indicar que se trata de uma função, a palavra main é seguida com parênteses-main()-, pois em C qualquer função tem ser seguida por parênteses.

Os parênteses sem mais nada após o nome da função indicam que a função recebe qualquer informação do mundo exterior.

"Todas as instruções de C são escritas com letras minúsculas, e se deve utilizar letras maiúsculas quando desejamos utilizar variáveis, mensagens ou funções escritas por nós".

 O MEU PRIMEIRO PROGRAMA

prog0102.c

#inclue

main()

{

   printf("Hello World\n");

}


Uma das funções que permite a escrita na tela È a função print(). Dentro de parênteses é feita a comunicação com a função.

Nesse caso a string (conjuntos de caracteres) que queremos que seja escrita.

Em C, cada instrução deve ser terminada em ponto-e-vírgula(;).

A linha #include não é C, mas sim uma diretiva que indica ao compilador (mais propriamente ao pré-processador) que dever adicionar ao processo de compilação um arquivo existente em alguma parte do disco do seu computador, chamado stdio.h, de forma que o compilador tenha acesso a um conjunto de informações sobre as funções que vir a utilizar.

Esses arquivos têm sempre extensão .h pois não tem código, mas apenas os cabeçalhos (headers) das funÁıes que representam.

Tradicionalmente, a mudança de linha È denominada New Line, e em C È representada pelo símbolo \n.

prog0103.c

#inclue

main()

{

   printf("Hello World\n")

}

O Caractere Especial\

O símbolo \ È utilizado para retirar o significado especial que um caractere. No caso do caractere apresenta.No caso

do caractere aspas ("), retira-lhe o significado de delimitador, passando a ser considerado simplesmente como o caractere

aspas.

prog0105.c

#include

main()

{

  prinf("Hoje est· um \"LINDO" dia !!!\n");

}


/* Comentários */

Os comentários não se destinam a ser interpretados pelo compilador ou por qualquer componente do processo de desenvolvimento. São simplesmente ignorados pelo compilador, e o programa executável não terá qualquer sinais deles.

Um comentário em C é qualquer conjunto de caracteres compreendido entre os sinais de /* e */.

Uma vez que os comentários não têm qualquer interferência num programa, servem apenas para documentação de código. O seu objetivo é facilitar a vida do programador que tem que olhar para um determinado projeto em C, evitando que este tem que perceber todo o código para saber o que determinado conjunto de instruções faz.

Os compiladores não permitem, em geral, a existência de comentários dentro de comentários.


prog0106.c

#inclue

main()

{

  printf(“1 -\tClientes\n”); /* \t para colocar uma tubulação */

  printf(“2 -\tFornecedores\n“);

  printf(“3 -\tFaturas\n\n”); /* Mais uma linha em Branco */

  printf(“4 -\tSair\n“);

}

Variáveis

Sempre  que desejarmos guardar um valor que, por qualquer razão, não seja fixo, devemos fazê-lo utilizando variáriaveis.

Nota:

Uma variável é nada mais que um nome que damos uma determinada posição de memória para conter um valor de um determinado tipo. 

A declaração de variáveis tem que ser sempre realizada antes de sua utilização e antes de qualquer instrução.

main( )

{

Declaração de variáriaveis

Instrução1;

Instrução2;

}

Nomes de Variáveis

O nome que se vai atribuir a variáveis em C implica observar um número de regras:

  • O nome de uma variável pode ser constituído por letras de alfabeto (minúsculas ou maiúsculas), dígitos (0...9) e ainda pelo caractere underscore( _ ).
  • O primeiro caractere não pode ser um dígito. Terá que ser uma  letra ou o caractere underscore. No entanto, é desaconselhável a utilização deste útimo como letra identificadora de uma variável.
  • Maiúscula e minúscula representam caractere diferentes, logo variáveis distintas.
  • Uma variável não pode ter por nome uma palavra reservada da própria Liguagem C. Assim, não podemos ter uma variável denominada float, if ou for, uma vez que essas palavras são instruções ou tipos da própria linguagem.

  Não é aconselhável a utilização de caracteres acentuados (ã,õ,á,é, etc.) nome das variáveis, pois a grande maioria dos compiladores não os aceita como caracteres admissíveis.

O caractere underscore ( _) é habitualmente utilizado para fazer a separação entre palavras que representam uma única variável. Ex. Num_Cliente, Id_Fatura, Vou,Continuar etc.

O números de caracteres que o nome de uma variável pode depender do compilidor, mas é normal que sejam permitidos nomes de variáveis de 32 caracteres (ou mais).

Atribuição

Sempre que a variável é definida, um conjunto de bytes fica associado a ela. Ora, esses bytes têm bits com valor 1 e outros bits com 0, constituindo um número qualquer, Dessa forma, quando uma variável é criada automaticamente com um valor que não é 0 nem 1, nem qualquer aleatório que resulta da disposição dos bits que se encontram nos bites reservados para representação dessa variável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (83.4 Kb)   pdf (691.1 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 64 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com