TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Linguagem c

Por:   •  1/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.429 Palavras (6 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 6

Etapa 1- Passo 2

Algoritmos

Algoritmo é uma sequência lógica de informações que definem ações simples para executar uma tarefa e se obter um resultado.

Para criar um algoritmo basta fazer uma sequência lógica de comandos que torne a tarefa bem estruturada. Seguindo uma sequência lógica coerente, podem ser usados comandos de comparação e decisão para se alcançar o resultado.

Pseudo Linguagem

É uma técnica que utiliza linguagem humana tradicional simples para determinar comandos, facilitando assim a compreensão dos processos listados.

Estrutura de um Programa

A estrutura de um programa consiste nas definições das ações que devem ser executadas, bem como cálculo de variáveis e entrada e saídas executadas.

Tipos Primitivos para a representação de uma variável

Os tipos primitivos de dados são aqueles sem nenhum entendimento complexo, de tal forma que não é possível sua decomposição para algo mais simples.

  • Inteiro - Conhecidos como int ou integer, usado para variáveis inteiras, sem casas decimais.
  • Real - Conhecido como float, usado para números com casas decimais.
  • Caractere - Conhecido como char ou string, usado para utilização de caracteres alfanuméricos.
  • Lógico - Conhecidos como booleanos e são usados para expressar valores lógicos como 0 e 1, true e false etc.

Operadores Aritméticos, Lógicos e Relacionais.

1. Operadores Aritméticos

São ferramentas utilizadas na realização de cálculos e expressões matemáticas utilizando qualquer variável numérica do tipo inteiro ou real. Sendo eles soma, subtração, multiplicação, divisão, módulo (resto de uma divisão) e exponenciação ou potenciação.

2. Operadores Lógicos

São usados principalmente para trabalhar com valores lógicos como (AND) ou (&&).

3. Operadores Relacionais

São usados para estabelecer uma relação entre operador e operando tal como usar true para uma relação verdadeira e false para uma relação falsa.

Características do ambiente de desenvolvimento em C

A linguagem C tem características notáveis e serviram de base para a evolução de novas linguagens.

A programação deve ser estruturada executando uma tarefa por vez, realizando tudo de forma simples, organizada e eficaz.

A linguagem C exige que antes de se trabalhar com uma variável, ela seja declarada.

A linguagem C é externamente simples e ideal para desenvolver programas de base

 

Acesso de baixo nível.

Com a linguagem C é possível ter acesso a memória e executar tarefas de baixo nível, tornando possível a utilização para desenvolvimento de programas de base.

Etapa 3- passo 2

Definição de vetores e a sua utilização na solução de problemas  de armazenamento de valores do mesmo tipo.

Um vetor é uma sequência de vários valores do mesmo tipo, armazenados sequencialmente na memória, e fazendo uso de um mesmo nome de variável para acessar esses valores. Um vetor também pode ser entendido logicamente como uma lista de elementos de um mesmo tipo.

Cada elemento desta sequência pode ser acessado individualmente através de um índice dado por um número inteiro. Os elementos são indexados de 0 até n-1, onde n é a quantidade de elementos do vetor. O valor de n também é chamado de dimensão ou tamanho do vetor. O vetor tem tamanho fixo durante a execução do programa, definido na declaração. Durante a execução não é possível aumentar ou diminuir o tamanho do vetor.

Note que a numeração começa em zero, e não em um. Essa é uma fonte comum de erros.

A Figura 1 ilustra um vetor com 10 elementos, denominados v0, v1, …, v9, todos eles de tipo int.

[pic 1]

É importante saber que os elementos do vetor são armazenados sequencialmente na memória do computador. Assim, na figura, se cada valor de tipo int ocupar 4 bytes de memória, teremos 40 bytes consecutivos reservados na memória do computador para armazenar todos os valores do vetor. No entanto, por ora, não faremos uso explícito dessa informação, uma vez que o compilador se encarregará de endereçar cada elemento do vetor automaticamente, conforme as necessidades do programador, como veremos.

 Para a representação geométrica das grandezas vetoriais criou-se um ente geométrico chamado vetor que é representado por um segmento de reta cujo comprimento seja proporcional à intensidade da grandeza representada, que tenha a mesma direção e mesmo sentido da grandeza.

Ex: força e velocidade. Quando um vetor de tamanho é declarado, uma área da memória, suficiente para armazenar todos os elementos do vetor, é reservada. Essa área recebe o nome do vetor, e seus elementos podem ser acessados através de um índice entre colchetes.

Implementação de vetores e matrizes em linguagem C

Uma matriz é uma série de variáveis do mesmo tipo referenciadas por um único identificador (nome), onde cada variável é diferenciada através de um número chamado “índice” que fica entre colchetes no fim do nome da variável (sem espaços). Um vetor nada mais é do que uma matriz unidimensional 11 (que contém apenas uma dimensão). Por exemplo, uma string em C, é um vetor (ou uma matriz unidimensional). Quando fazemos a declaração de uma string estamos na verdade declarando um vetor.

Vantagens e limitações da utilização de Vetores e Matrizes

Vantagens e Limitações da utilização de Vetores e Matrizes

Os arrays podem ser considerados como as estruturas de dados mais simples. Têm a vantagem de que os seus elementos são acessíveis de forma rápida mas têm uma notável limitação: são de tamanho fixo, mas podem ser incrementados ou diminuídos com determinados algoritmos, geralmente envolvendo a cópia de elementos de um array para outro e reiniciar o original com a nova dimensão.

Estas estruturas de dados são ajeitadas nas situações em que o acesso aos dados seja realizado de forma aleatória e imprevisível. Porém, se os elementos podem estar ordenados e vai-se empregar um acesso sequencial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (322 Kb)   docx (69.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com