TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Linguagens Orientadas a Objetos e Suas Características

Por:   •  26/10/2023  •  Trabalho acadêmico  •  953 Palavras (4 Páginas)  •  36 Visualizações

Página 1 de 4

INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA

Linguagens Orientadas a Objetos

Caçador - SC 01/09/2021

1.        INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo apresentar três linguagens de programação orientadas a objetos, exceto Java, detalhando seus respectivos históricos, suas características, classes e códigos.

As linguagens de programação orientadas a objeto tem como principais características a abstração, formada por três pontos que são a identidade, característica e ação. Também temos o encapsulamento, o objetivo dessa característica é esconder as propriedades dos objetos, criando uma espécie de caixa preta.

Já a herança nos dá a possibilidade de reutilizar códigos, otimizando a produção da aplicação em tempo e linhas de código. E por fim o polimorfismo que consiste na alteração do funcionamento interno de um método herdado de um objeto pai.

  1. LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO ORIENTADAS A OBJETOS

  1. Python

O Python é uma linguagem de programação orientada a objetos.Foi oficialmente lançada em 1991 por Guido van Rossum no Stichting Mathematisch Centrum, na Holanda. Atualmente, o desenvolvimento da linguagem é feito pela Python Software Foundation. Ela é uma linguagem com código aberto e disponível para a maioria das plataformas de computação.

É uma linguagem de programação imperativa, interpretada, de alto nível e com tipagem forte e dinâmica.As principais características de Python é a sua forma de escrever e, consequentemente, ler o código.Em Python não existem os tradicionais delimitadores formados por chaves, usados em linguagens como C, C++, C# e Java, por exemplo.O ponto e vírgula, que é usado no final de um comando nessas linguagens, é opcional em Python.

[pic 1]

Alguns exemplos de códigos e classes em Python: classe vazia car[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

  1. Linguagem PHP

O PHP é o sucessor do PHP/FI. Criado em 1994 por Rasmus Lerdof, a primeira “versão” do PHP foi um conjunto de binários Common Gateway Interface (CGI) escrito em C. A última versão do PHP (7.0) Foir muito importante, trazendo uma grande melhora no desempenho e menor uso de memória. Desde então houve diversas atualizações na linguagem.

Sendo um linguagem de script, permite ser processada no momento que é executada, isso faz ela uma boa linguagem para construção em HTML.

Pode utilizar diferentes metodologias de desenvolvimento: a procedural, utilizando funções e métodos, e a orientada a objeto.

Outra característica é o seu desempenho, o que traz uma visível estabilidade ao sistema.

Oferece integração com diversos BD’S, como MySql, MariaDB, Oracle, SQLite, etc. Suporta também, o processamento de um grande volume de dados com pouco consumo  de recursos do servidor.

Tipagem dinâmica, fraca e gradual.

Exemplos de código:[pic 6][pic 7]

  1. Linguagem Ruby

Criada em 24 de fevereiro de 1993 por Yukihiro Matsumoto no Japão para ser utilizada como uma linguagem de script, Ruby é uma linguagem interpretada multiparadigma de tipagem dinâmica e forte, contendo gerenciamento de memória automático e tendo todas as variáveis e tipos primitivos como objetos.Ruby suporta programação funcional, orientada a objetos, imperativa e reflexiva.

Pode ser muito útil, pois serve para criar diversos programas para desktop. Hoje, ela é uma das linguagens mais utilizadas para desenvolvimento de aplicações back-end do mundo, é uma ótima linguagem para desenvolvimento também de lojas virtuais. O Shopify, por exemplo, é construído utilizando o Ruby.

Exemplos de códigos e classes em Ruby:[pic 8]

[pic 9]

  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS

As linguagens de programação Python, PHP e Ruby são únicas em suas respectivas aplicações, porém com semelhanças em alguns casos. Suas características mostram como a programação é versátil e útil para o desenvolvimento em várias áreas de atuação. As mesmas oferecem um grande leque de conceitos de programação, visando obter o melhor que cada linguagem pode oferecer, fortalecendo amplamente o código gerado no final.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (146 Kb)   docx (68.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com