TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Linguagens de programação

Tese: Linguagens de programação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2014  •  Tese  •  1.110 Palavras (5 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 5

1. O que são linguagens de programação?

Permite a um programador desenvolver os conjuntos de instruções ou códigos que constituem um programa de computador.

2. Quais as principais linguagens de programação existentes e quais são suas aplicações?

Dentre as diversas linguagens de programação existentes, podemos destacar as seguintes:

•C++ - É uma linguagem de programação estruturada de alto nível, surgida a partir da linguagem C, que foi elaborada por volta dos anos de 1970 nos laboratórios da Bell, empresa de telefonia norte-americana. O C++ é uma das linguagens mais utilizadas por aqueles que desenvolvem aplicações e baseia-se no conceito de orientação a objetos, o que lhe confere poder e robustez.

•Delphi – Desenvolvida pela empresa norte-americana Borland Software Corporation, é uma das linguagens de programação visual mais usadas pelo mercado, indicada para desenvolvimento de aplicações visuais baseadas na interface Windows. As versões mais atuais também suportam tecnologias como .NET e Linux.

•Visual Basic – Desenvolvida pela Microsoft, é uma linguagem visual indicada para o desenvolvimento de aplicações gráficas. Possui integração total com a plataforma .NET e é amplamente utilizada na implementação de sistemas de informações.

•ASP – É a sigla de Active Server Pages, ou páginas ativas de servidor. Consiste em uma linguagem desenvolvida para ambiente web elaborada pela Microsoft. Permite a criação de páginas e aplicações web dinâmicas, o que confere maior interação com o usuário. A linguagem ASP também é bastante empregada em aplicações web que necessitam utilizar e manipular banco de dados.

•Java – Foi desenvolvida pela empresa norte-americana Sun Microsystems no início dos anos de 1990. Tem sua origem na implementação de programas para a automatização de aparelhos eletrodomésticos. O nome Java é uma homenagem à ilha de Java, local que produz um tipo de café que é consumido pela equipe de desenvolvedores da Sun. O propósito inicial do uso de Java para eletrodomésticos não vingou por inúmeras causas; porém, com o surgimento da web, a Sun viu nela um mercado promissor e passou a desenvolver uma linguagem que permitisse a manipulação de dados na web. A Sun apostou, e hoje os principais browsers, inclusive o Internet Explorer, da Microsoft, utilizam tecnologia Java.

•Javascript – Não é o mesmo que linguagem Java. A empresa criadora dessa linguagem é a Netscape, pioneira do segmento de browsers. Apesar de também ser aplicada em ambiente web, é bem mais simples e prática de se utilizar e tem a vantagem de tornar páginas web mais atraentes e dinâmicas. Comandos JavaScript podem ser inseridos em programas em linguagem HTML, pois praticamente todos os browsers conseguem interpretar tal configuração.

•HTML – Muitos utilizada nos dias de hoje, é considerada uma linguagem de marcação de texto, e não uma linguagem de programação. HTML é a sigla de HyperText Markup Language, ou linguagem de marcação de

hipertexto, que é a estrutura padrão utilizada para a navegação na web. Cada link em uma página web é entendida como sendo um hipertexto. Sua sintaxe é formada por tags, comandos que informam as características de formatação de um documento. É uma linguagem bastante simples e fácil de ser utilizada mesmo para usuários inexperientes.

3. Defina os seguintes termos: software livre; freeware; shareware; software proprietário.

•Software livre – Disponibiliza seu código-fonte ao público, ou seja, qualquer pessoa que necessitar do software pode alterá-lo e adequá-lo às suas necessidades sem custo. Um exemplo desse tipo de software é o sistema operacional Linux.

•Software gratuito, ou freeware – Nesse caso, a utilização do software é gratuita, porém seu código-fonte não é aberto. Logo, não é possível realizar adaptações em um freeware, mas simplesmente usufruir de seus benefícios.

•Shareware – É uma modalidade de distribuição de software na qual o usuário utiliza o produto por um período determinado de tempo. Pode ser considerada uma estratégia de marketing, pois, esgotado o tempo de uso designado pelo fabricante, o usuário deve optar por sua aquisição ou não, como se realizasse um test drive do software.

4. Apresente as principais vantagens do SO Windows em relação ao Linux.

•Apresenta custo de manutenção menor;

• Existe mão-de-obra especializada;

• Compatível com inúmeros softwares e hardwares;

• Possui interface mais amigável.

5.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com