TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Linux de 32 bits

Abstract: Linux de 32 bits. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  Abstract  •  510 Palavras (3 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 3

Linux em 32 bits

Na arquitetura x86 de 32 bits, o Linux pode endereçar até 4 GiB de memória virtual (também chamado de espaço de endereçamento linear).11 Este espaço é dividido em dois: o espaço do núcleo (kernel space) e o espaço do usuário (user space). O primeiro é único e protegido das aplicações comuns, e armazena, além do próprio código do núcleo, uma estrutura que descreve toda a memória física; este espaço é limitado a um gibibyte (1024 MiB). Cada aplicação recebe um espaço de endereçamento de até 3 GiB para armazenar o código e os dados do programa.

Caso a memória física seja menor do que a necessária para conter todas as aplicações, o Linux pode alocar espaço em meios de armazenamento diversos (disco rígido, dispositivo de rede e outros). Este espaço é tradicionalmente conhecido como espaço de troca (swap space), embora o mecanismo adotado seja a paginação.

Windows em 32 bits

Analogamente ao Linux, as versões atuais do Windows de 32 bits usam um espaço de endereçamento de 4 GiB divididos em duas partes. Por padrão, o Windows reserva 2 GiB para o núcleo e permite que cada aplicação use até 2 GiB. Entretanto, é possível alterar essa configuração, e permitir que uma aplicação use até 3 GiB. Neste caso, obviamente, o espaço do núcleo será reduzido para um gibibyte.

Diferentemente do Linux, o Windows usa apenas arquivos para paginação (paging files). Pode usar até 16 desses arquivos, e cada um pode ocupar até 4095 MiB de espaço em disco.

A memória virtual ou arquivo de paginação do Windows, é um aplicativo que permite ao sistema operacional obter mais memória RAM do que o computador possui, ou seja, se o computador possui pouca memória, o sistema utiliza um arquivo chamado Arquivo de Paginação que é um pequeno arquivo, alocado no HD, utilizado como memória RAM. Este processo, evita que em horários de pico, o sistema trave ou fique extremamente lento. Porém, como o arquivo fica alocado no HD, o sistema não vai ficar tão rápido quanto utilizando a memória real do computador, já que a leitura do HD é muito mais lenta do que a leitura da memória RAM. Assim se o computador fica por muito tempo neste estado (utilizando o arquivo de paginação) é recomendável aumentar a memória RAM.

No Linux, a memória virtual também existe, mas ela é dimensionada quanto ao seu tamanho na instalação e somente poderá ser mudada se o disco rígido for reparticionado para utilizar uma partição maior de swap (que é assim chamado a memória virtual do Linux), e assim, deixando a swap maior.

É recomendado utilizar como memória virtual de 2x a 3x a quantidade que o computador tiver de memória RAM. [Erro de citação: Código <ref> inválido; refs sem conteúdo devem ter um parâmetro de nome]

A memória virtual deixou os programadores despreocupados com quanto de memória seu programa irá precisar para rodar no computador e se o respectivo programa poderia rodar com outros sem travar, podendo o programador se preocupar mais com a tarefa de programação do que com quanto o programa irá gastar de memória.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com